LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Razões para desenvolver aplicações Android

O Google adquiriu o projeto Android em 2005, isso mesmo a maioria das pessoas não sabem disso, mas o Google não criou o projeto Android. O sistema operacional Android inicial foi criado por uma pequena companhia do Vale do Silício conhecido como o Android, Inc., que foi comprado pelo Google em julho de 2005.

android photo

Os fundadores da Android, Inc., vieram de várias empresas de Internet. O Google continua movimentando e muito o desenvolvimento do Android, que já provou que o crescimento é garantido. Em julho de 2010, 160 mil aparelhos já rodavam o Android, o que é bom, considerando que os celulares estão disponíveis somente desde outubro de 2008. Isso é menos de dois anos, e Android já fez um enorme impacto!

desenvolver-para-android

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Nunca foi tão fácil para um programador ganhar dinheiro por conta própria. Usuários do Android podem não saber quem você é, mas eles sabem que o Google é, e eles confiam no Google. Como seu aplicativo reside no Android Market, que é controlado pelo Google, pronto sua aplicação poderá ser vendida e acessa de forma muito fácil.

Por que desenvolver para o Android ?

por-que-desenvolver-android

Bem, a verdadeira pergunta deveria ser “Por que não?” Você deseja que aplicação esteja disponível para milhões de usuários no mundo inteiro? Você quer publicar aplicativos assim que você terminar de escrever e testá-los? Gosta de desenvolvimento em plataformas abertas? Se você respondeu sim a alguma destas perguntas, eu acho que você tem sua resposta, mas caso você ainda está indeciso, continue lendo, e vou explicar o que quero dizer.

E o mercado para aplicativos Android ?

mercado-de-aplicativos-android

Você tem uma oportunidade para desenvolver aplicativos para um mercado relativamente novo, que está crescendo em uma base diária. Android irá superar muitos outros nos próximos meses. Com tantos usuários, nunca foi tão fácil escrever um aplicativo que pode ser baixado e usado por pessoas reais! O Android Market coloca o seu App nas mãos dos usuários facilmente! Os usuários não têm de ir pesquisar na Internet para encontrar um aplicativo para instalar. Eles simplesmente tem que ir no Android Market, para têm acesso a todos os seus aplicativos. Os usuários normalmente buscam o Android Market para todas as necessidades. Não é difícil ver o número de um aplicativo de downloads subir em poucos dias. Lembrando que muitos aplicativos são grátis, mas disponibilizar aplicativos também tem o seu lado financeiro, vamos falar mais sobre isso.

Leia também ...   O que preciso para desenvolver aplicativos para Android ?

E o tempo para desenvolver aplicativos ?

tempo-do-desenvolvimento-android

Com todas as interfaces de programação de aplicativo (APIs), que vem com o SDK do Android, é fácil desenvolver, com recursos completos em um prazo relativamente curto. Depois de ter se cadastrado no Android Market, basta envia seus aplicativos e publicá-los. “Espere,” você pode dizer: “Você tem certeza?” Ao contrário de outros mercados móveis, o Android Market não tem nenhum processo de aprovação do seu App. Tudo que você precisa fazer é escrever os aplicativos e publicá-los.

Tecnicamente, qualquer um pode publicar qualquer coisa, mas é um bom fazer algo dentro dos termos de serviço do Google Apps. Lembre-se que os usuários do Android vêm de diversas áreas do mundo e em todas as categorias de idade.

Plataforma Open

android-plataforma-open-source

O sistema operacional Android é uma plataforma aberta, o que significa que não é ligada a um fabricante de hardware. Como você pode imaginar, a abertura do Android é que lhe permite ganhar dinheiro rapidamente.

Todos os fabricantes de hardware, celular ou não podem vender aparelhos com Android. O código fonte do Android está disponível em http://source.android.com para você ver e modificar. O código-fonte aberto permite que fabricantes de telefones criem novas interfaces para o usuário, e adicionem recursos internos para alguns dispositivos. Isso também coloca todos os desenvolvedores em um mesmo nivel, todo mundo pode acessar o código fonte do Android e pronto. Bom para quem está acostumado trabalhar com aplicativos na plataforma do Linux, isso não é muita novidade.

Onde podemos rodar o Android ?

rodar-aplicativo-android

Android pode rodar em muitos dispositivos com diferentes tamanhos de tela e resoluções. Google permite que seus aplicativos sejam executados somente em aparelhos compatíveis. Se sua aplicação requer uma câmera frontal, por exemplo, apneas os telefones com uma câmara dianteira será capaz de ver o seu aplicativo na Android Market. Este esquema é conhecido como recurso de detecção.

Leia também ...   Eu quero aprender a desenvolver aplicativos para Android

Veja a página sobre compatibilidade de programa em http://source.android.com/compatibility/overview.html .  Compatibilidade garante que seus aplicativos podem ser executados em todos os dispositivos.

Recurso de Mashup

android-mashup-recursos

Um mashup combina dois ou mais serviços para criar um aplicativo. Você pode criar um mashup usando a câmera e os serviços do Android como por exemplo a localização por GPS, por exemplo, para tirar uma foto com a localização exata exibido na imagem! É fácil fazer uma tonelada de apps, combinando serviços ou bibliotecas de maneiras novas e emocionantes.

Com todas as APIs do Android, é fácil de usar dois ou mais desses recursos para fazer o seu próprio aplicativo. Você pode usar uma API do Google Maps, com a lista de contatos para mostrar todos os seus contatos em um mapa, por exemplo.

Aqui estão alguns mashups para sua imaginação. Todo estes recursos você usar, e é completamente legal e gratuito!

? Geolocalização e redes sociais: As redes sociais são em alta agora. Suponha que você queira escrever um aplicativo que tweets sua localização atual a cada 10 minutos durante todo o dia. Você pode, e é fácil. Utilize os serviços do Android e uma terceira-parte da API do Twitter (como iTwitter), e você pode fazer exatamente isso.

? Geolocalização e jogos: jogos baseados em localização, estão ganhando popularidade. É uma ótima maneira de realmente colocar os usuários dentro do jogo. Um jogo pode executar um serviço em segundo plano para verificar a sua localização atual e compará-lo com a localização dos outros usuários do jogo na mesma área. Se outro usuário estiver dentro de uma determinada distancia, por exemplo, você pode ser notificado, e você pode desafiá-la a uma batalha. Nada disto seria possível sem uma forte plataforma, como o Android na tecnologia GPS.

Leia também ...   O que preciso para desenvolver aplicativos para Android ?

? Contatos e Internet: Com todas estas APIs à sua disposição, é fácil de fazer aplicações com recursos completos, combinando a funcionalidade de dois ou mais APIs. Você pode combinar contatos para criar um aplicativo de cartões, por exemplo. Ou você pode simplesmente adicionar uma forma fácil para os seus usuários, ou permitir que os usuários enviem o aplicativo para seus amigos. Tudo isto é possível com as APIs do Android.

O céu é o limite. Toda esta funcionalidade é legal, está literalmente na palma da sua mão. Se você quiser desenvolver um aplicativo que registra a localização geográfica do dispositivo, você pode com facilidade. Android realmente abre a possibilidade e cabe a você, como desenvolvedor beneficiar os usuários e claro ganhar dinheiro com isso.

Os desenvolvedores podem fazer praticamente qualquer coisa que quiserem com o Android. Use o bom senso na criação e publicação de aplicativos para a massa.

Além disso, manter as leis de privacidade em mente antes de colher as suas informações de contato de usuários para alguma companha de marketing.

Pessoal, esse foi o primeiro post desta série que esta começando hoje: Desenvolver aplicações Android.

E VOCÊ ? Conheçe outras razões para desenvolver em Android ?

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

  • Wesley Oliveira

    Pedro parabens pelo Topico, voce sabe que sou Microsoft :P, mas ando pensando muito em comprar um smartphone com android, mas o windows phone 7 esta ai cheio de novidades, acho que voce deveria criar um assunto sobre ambos os S.O e colocar tambem o Iphone…para sanar algumas duvidas que muitas pessoas tem na hora de comprar seu smartphone…deixar CLARO com o intuito de desenvolvimento.
    Abraços

    • Pedro Delfino

      Legal Wesley … muito bom o seu toque … to pesando em criar um post sobre o iphone sim, para comparar os dois ambientes de desenvolvimento

      Eu ainda me pergunto qual é o mais rentável … Sobre o Windows Phone, será uma opção interessante para desenvolvimento …

  • Zemo

    Que comparação infeliz foi essa amigo ?
    comparar o Android que é um sistema aberto e que está crescendo numa velocidade assustadora pois é muito bom, com o windows 7 que é proprietário e fechado ?

    ANDROID NELES….

    não se assuste daqui a algum tempo até em desktop começarmos a substituir ele com o android e tirar essa “jaca” proprietária da microsoft, que é caro , lento e cheio de bugs de segurança…

    []s
    Zemo

    • Pedro Delfino

      Eu concordo com vc também Zemo … mesmo eu utilizo MAC OS X e Linux … Ou seja, o windows na minha vida só em clientes que não conseguem sair dele ….

  • Rudson de Pádua

    Boa Tarde Pedro, gostaria de uma opinião sua sobre aplicativos para android, estou cursando o 5° Período de SI e ja temos que começar a desenvolver o TCC, e não tenho idéia do que fazer. Se puder me ajudar.
    Aguardo retorno
    Att
    Rudson de Pádua

    • Pedro Delfino

      Olá … procure fazer algo que qualquer pessoa precise usar. Não tente focar em um nicho de mercado pequeno, tente pensar em pessoas normais …

  • laion

    tem algunha coisa que o glooge mesmo desenvolveu? pois tudo que vejo do google foi criado por outra s empressas

    • Pedro Delfino

      O mundo é dos mais espertos, e principalmente se tiver dinheiro …

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.