LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Confira 11 qualidades de um bom profissional de TI!

O mercado de TI se mantém aquecido em virtude da grande demanda. A evolução tecnológica, a necessidade das empresas estarem presentes na internet e a implantação de inovações na gestão empresarial têm garantido boas vagas para profissionais da área.

A utilização de novos sistemas de comunicação, como intranets e extranets, e sistemas para gestão, como ERP, BI e CRM, deixou de ser adiável. Por isso, as empresas permanecem na busca por profissionais de TI tanto para o desenvolvimento quanto para a manutenção.

No entanto, o diploma de TI não é o único requisito que os recrutadores buscam em um candidato. Se você ainda não possui todas ou algumas das 11 qualidades de um bom profissional que vamos citar a seguir, tome cuidado: você pode ficar de fora!

qualidades de um bom profissional

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

A maioria são qualidades se aplicam a todas as áreas, mas fazem toda a diferença em um mercado competitivo como o de um profissional da Tecnologia da Informação. Esteja atento a todas essas qualidades e veja, neste post, em quais você está deixando a desejar.

1. Criatividade

Os profissionais atuais precisam ter criatividade para saírem do óbvio, auxiliando em implantações inovadoras de sistemas, além de encontrar, com facilidade, novas soluções.

O TI criativo tem capacidade de encontrar soluções que tornam processos mais práticos, econômicos e rápidos. Criatividade sempre vai garantir novas e melhores inovações para o funcionamento de cada processo da empresa.

2. Empreendedorismo

O profissional que possui a mente empreendedora tem capacidade de entender todo o processo do atendimento, valorizando a perspectiva do cliente e da empresa em que atua.

Leia também ...   Quais as vantagens em ser um profissional de cloud computing?

Além disso, tem capacidade de desenvolver e gerenciar projetos. É interessado no mercado e no que ele pode oferecer de oportunidades na área de Tecnoloogia da Informação.

3. Dinamismo

Essa qualidade permite que o colaborador tenha “jogo de cintura” para lidar com várias demandas sem prejudicar o resultado de nenhuma delas.

O dinamismo também está na forma de pensar. Pessoas com esse comportamento tendem a ser mais práticas para solucionar problemas técnicos e profissionais.

4. Conhecimento do negócio

O colaborador de TI precisa se envolver com o negócio da empresa. Essa é uma das qualidades de um bom profissional que se aplica a todas as áreas. Que seja envolvido nas causas da empresa, para não ser apenas um conhecedor técnico isolado.

A partir do momento que o profissional domina o negócio, ele passa a fazer parte do processo como um todo. Isso é demonstrar interesse e apresentar soluções pertinentes para diversas áreas da empresa.

5. Boa comunicação

Apesar de estarmos falando de um profissional da área de exatas, é preciso que ele se comunique bem. A boa comunicação, além de evitar conflitos, soluciona-os. Sabendo se comunicar, o profissional poderá se relacionar melhor, transitando por todas as áreas da empresa, entendendo a “língua” de cada departamento.

Isso vai ajudá-lo a conhecer melhor o negócio, as pessoas e ser mais assertivo nas suas decisões — além de poder contar com a admiração e o profissionalismo de todos.

6. Conhecimento intrínseco da infraestrutura de redes

Esse assunto é muito importante. Conheça profundamente a infraestrutura de redes da sua empresa. Estude e contribua para que a instituição esteja organizada, funcional e protegida. Ela pode conter praticamente toda a documentação essencial e sigilosa.

Portanto, evolua o processo de gerir esse espaço, transformando-o em um facilitador da gestão e de comunicação para todos os colaboradores. Esse é um diferencial para qualquer profissional de TI.

Leia também ...   Carreira de programação - Por que começar no ambiente Linux?

7. Soluções

O profissional da Tecnologia da Informação precisa ser capaz de identificar o problema e apresentar soluções para tal. É um departamento que está ligado a todos os demais da empresa, como uma área de apoio.

Por isso, se faltar prontidão para que as soluções sejam apresentadas, não haverá justificativas para manter o departamento. Tenha estrutura para solucionar os problemas que ocorrerem.

8. Iniciativa

Assim como é importante a capacidade de solucionar, é necessário ter iniciativa e percepção, para que seja possível identificar problemas que serão desencadeados com a persistência de alguma prática da empresa.

Ter envolvimento no negócio, perfil empreendedor e iniciativa são um excelente diferencial para que situações futuras possam ser previstas e adequações sejam feitas o quanto antes com assertividade. As empresas admiram profissionais completos, com esse perfil.

9. Proatividade

O colaborador que consegue ser proativo, unindo as qualidades que já citamos, terá grandes oportunidades dentro da empresa em que atua. Estar atento às demandas de outros departamentos e oferecer suporte para os setores ou até sugestões para solucionar casos que não necessariamente têm a ver com a área de TI: essas são atitudes de pessoas que demonstram preocupação com o resultado final da produção.

10. Profissionalismo

Procure estar atento à missão, à visão e aos valores da empresa, respeite o código de políticas internas e fique de olho nas metas propostas. Assim, você consegue compreender qual é a expectativa da empresa sobre o seu trabalho. Onde ela espera que você chegue, o que ela espera que você desenvolva, como você poderia atender e superar essas expectativas. Estar atento a isso é importante para quem busca crescimento e estabilidade no local de trabalho.

Leia também ...   Por que você não pode ignorar o que é o código aberto?

11. Gosto pelo que faz

O amor ao trabalho é algo indispensável para a motivação e o sucesso na carreira. Não vá pensando que se trata apenas de uma questão de salário. Gostar de tecnologia, de códigos, de assuntos que estejam relacionados à sua rotina profissional e técnica, tudo isso é questão de se manter vivo no mercado. O profissional que não passa essa impressão ao recrutador dificilmente é selecionado. Ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa infeliz, não é mesmo?

Agora que você já sabe quais são as qualidades de um bom profissional, policie-se para se aperfeiçoar técnica e profissionalmente, desenvolvendo essas características. Os recrutadores valorizam o TI que enxerga além dos códigos e que, além de uma visão exata, possua uma visão humana da empresa e dos negócios.

Gostou deste artigo? Você conhece outras qualidades de um bom profissional de TI que não citamos aqui? Deixe um comentário e contribua para a discussão do assunto!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x