LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

5 fortes tendências da TI para ficar de olho

Palco de inovações e evolução constante, o mercado da Tecnologia da Informação é um dos mais efervescentes do mundo, sendo berço de diversas tecnologias que vêm mudando a forma como muitos mercados funcionam. Em um setor onde demanda por profissionais, investimento e faturamento só crescem, a TI parece não saber o que significa crise ou retração.

5 fortes tendências da TI para ficar de olho

Novidades da tecnologia como a Internet das Coisas prometem revolucionar segmentos, assim como o Big Data e a Computação nas Nuvens já vem fazendo. Se você ainda não está familiarizado com estas tendências, este artigo foi feito para você.

Confira neste artigo fortes tendências tecnológicas que você deveria começar a estudar hoje mesmo.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

1) Cloud Computing e uma nova concepção sobre data centers

Vislumbrada por Steve Jobs em 1997 com a frase “Por que carregar um disco rígido a todo momento se você pode acessar os dados remotamente?”, a Cloud Computing figura ente as grandes novidades da tecnologia que prometem aquecer o mercado. Ainda em processo de consolidação, o paradigma já fez a cabeça de vários gestores e a adoção nas empresas, segundo a IDC, deve crescer substancialmente nos próximos anos.

Cloud Computing e uma nova concepção sobre data centers

Com o crescimento da tendência, surgiram diversas empresas no ramo, portando tudo o que conhecemos para as nuvens, como sistemas, servidores, websites e muito mais. As empresas estão aderindo à nuvem e levando seus servidores a ela.

Uma vez que o data center é terceirizado e fica fora da empresa, além de reduzir custos com infraestrutura e manutenção de equipamentos e softwares, a informação fica acessível a todo momento e em qualquer lugar para os colaboradores, agilizando diversos processos e permitindo que os gestores direcionem o tempo e esforço na fomentação de novos negócios.

2) A importância da Segurança da Informação no cenário atual

Frente a uma vasta gama de métodos de ataques e pragas virtuais que vem assolando até mesmo as gigantes da Tecnologia – como Google, IBM e Microsoft -, as empresas estão mais atentas do que nunca à necessidade de investir em segurança da informação para manter seus dados e os de seus clientes seguros.

A importância da Segurança da Informação no cenário atual

As estruturas de segurança nas empresas estão cada vez mais avançadas, e a visão dos CIOs sobre a importância dos dados está bem mais madura, e, assim como os gestores, os cibercriminosos também sabem que a informação vale ouro, afinal, negócios são criados e regidos pelos dados, e sua perda ou vazamento pode resultar em perda de clientes, processos e, em alguns casos, ruína.

Leia também ...   Suporte de TI - 5 Dicas para descomplicar de uma vez por todas esse processo

Criptografia avançada, protocolos de segurança como HTTPS, certificação digital, pesquisa e desenvolvimento e equipes multidisciplinares tem sido os mais eficazes métodos das empresas para combater um crime virtual organizado, que movimenta bilhões mundo afora através de fraudes, sequestro de dados e ataques cibernéticos, causando às empresas danos que vão além dos cifrões.

3) O Big Data e a evolução que as ferramentas analíticas vêm promovendo em todos os mercados

Dentre todas as novidades da tecnologia que têm surgido nos últimos anos, podemos considerar o Big Data como sendo a mais revolucionária, pois mudou para sempre a forma como empresas de todos os setores entendem seus clientes, desenvolvem soluções e criam estratégias de negócio.

O Big Data e a evolução que as ferramentas analíticas vêm promovendo em todos os mercados

O paradigma, que consiste em usar softwares analíticos especialistas para colher e processar grandes quantidades de dados desestruturados de várias fontes, cruza informações e evidencia correlações entre elas.

Padrões de comportamento/preferência de um cliente e época com mais cancelamentos de determinado serviço são fatores cujos ‘porquês’ podem ser entendidos através do cruzamento de dados.

Com informações importantes em mãos, os CIOs e gestores são capazes de resolver os principais problemas focando com precisão em sua real causa, desenvolver produtos personalizados e criar estratégias de negócios com base no que os dados apontam.

4) A Internet das Coisas e a ‘smartização’ de tudo

Juntamente ao Big Data, que já vem mostrando todo o seu potencial dentro das empresas, uma das mais promissoras novidades da tecnologia é a Internet das Coisas. Ainda engatinhando rumo à sua prevista ascensão, a Internet das Coisas tornará tudo inteligente e revolucionará como interagimos com o nosso próprio meio.

A Internet das Coisas e a ‘smartização’ de tudo

Seu carro vai destravar a porta e sua garagem vai abrir automaticamente quando você chegar em casa, sua cama vai auto aquecer quando chegar a hora de dormir, a tampa da sua lixeira vai abrir sozinha quando você chegar perto e a cafeteira vai deixar seu café pronto às 7 da manhã.

Leia também ...   Carreira de programação - Por que começar no ambiente Linux?

Tudo será inteligente, terá processadores, memória, endereço IP e conexão com a internet. Será possível interagir com cada objeto à sua volta naquilo que podemos chamar de a maior geração tecnológica de todos os tempos: a web das coisas, ou web 3.0 como é popularmente conhecida.

5) A representatividade dos sistemas baseados em Linux nos datacenters do mundo todo

Estranho para alguns usuários, amado por outros e cada vez mais usado por empresas de todos os portes do mundo todo, O Linux vem caindo no gosto de muitos gestores de TI quando as questões em pauta são performance, segurança, produtividade, liberdade e, não menos importante, economia.

sistemas baseados em Linux nos datacenters

Diferente de outros sistemas operacionais proprietários – como o famigerado Windows –, o Linux possui dezenas de distribuições desenvolvidas para diferentes ambientes e usuários, como crianças, usuários comuns, desenvolvedores e, para seu mais difundido uso: datacenters de servidores de diversas empresas.

Tendo seu código aberto e livre para quem quiser utilizar ou modificar, o Linux – em especial, o Ubuntu e o CentOS (versão para servidores) – já é adotado por muitas empresas que buscam, acima de tudo, liberdade para instalar e adaptar o sistema às requisições do negócio e, de quebra, ganham produtividade e um sistema comprovadamente mais seguro.

Isso tudo torna a administração de sistemas Linux um processo bastante viável para qualquer empresa, e a demanda por profissionais especializados e com uma formação Linux vem crescendo substancialmente, pois gerir um servidor Linux requer conhecimento e capacitação.

Novidades da tecnologia apresentadas dentro do ecossistema Linux – concebidas na forma de sistemas propriamente ditos, ferramentas, componentes e muito mais – oferecem aos gestores opções para todos os tipos de necessidades, com diversas variações de funcionalidades, visual e possibilidades.

Leia também ...   Confira 11 qualidades de um bom profissional de TI!

Em decorrência da demanda crescente por profissionais com curso de Linux ou experiência/conhecimento no sistema, passaram a ser disponibilizados no mercado diversas capacitações e certificações relativas a sistema, onde contar com uma se torna um grande diferencial na hora de aplicar para alguma vaga no mercado de trabalho.

As novidades da tecnologia fornecem um vislumbre do que está por vir

A tecnologia da informação está caminhando a passos largos para a sua geração mais incrível e conectada de todos os tempos. Com novas ferramentas surgindo a todo momento, o mercado é balançado, novas tendências são criadas e grandes demandas por profissionais e sistemas surgem.

No que se refere às empresas, adaptar-se ao que está por vir significa mais competitividade frente aos concorrentes, garantindo imagem de autoridade e pioneirismo no oferecimento de produtos e soluções.

Para quem está se capacitando, atentar às novas tendências assegura um lugar ao sol em um mercado que estará cada vez mais cheio de possibilidades de crescimento para quem se aventurar.

Quer ficar atualizado com o melhor conteúdo sobre novidades da tecnologia? Baixe nosso e-book “Saiba quais são as tendências para o mercado de tecnologia” e complemente seu conhecimento!

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.