LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

DEVOPS: passo a passo para se tornar um profissional de sucesso

Surgido a partir da necessidade de otimizar a entrega de serviços e aplicações com agilidade e eficiência, o movimento DevOps enfatiza integração, comunicação e colaboração entre profissionais de desenvolvimento de software e operações de Tecnologia da Informação (TI).

Em vez de ver esses dois grupos como departamentos separados que em algum momento interagem, nessa filosofia, eles realmente têm iterações frequentes.

devops-passo-a-passo-para-se-tornar-um-profissional-de-sucesso.jpeg

Você já pensou em se tornar um profissional especializado em DevOps? Saiba que, cada vez mais, essa especialidade é desejada por gestores de TI em todo o mundo. E no Brasil esse movimento vem ganhando muita força.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Nós preparamos, neste artigo, algumas dicas essenciais para que você aprenda a lidar com a filosofia DevOps de uma maneira estratégica e possa ganhar destaque em sua carreira profissional. Continue lendo para entender!

O que é, exatamente, DevOps?

Em seu mais amplo significado, DevOps é uma filosofia operacional que promove uma melhor comunicação entre o desenvolvimento e as operações à medida que mais elementos se tornam programáveis. Na sua interpretação mais estreita, DevOps descreve a parte da tecnologia da informação de uma organização (equipe de TI) que cria e mantém a infraestrutura.

O termo também pode ser usado para descrever uma equipe de engenheiros de software que estrategicamente olha para toda a cadeia de fornecimento de software, supervisionando serviços compartilhados e defendendo o uso de novas ferramentas de desenvolvimento, metodologias ágeis e melhores práticas.

O que importa é que, de uma maneira geral, a abordagem DevOps procura fundir desenvolvimento e implantação de aplicativos em um processo mais simplificado, transferindo parte das responsabilidades da equipe de operação de volta para a equipe de desenvolvimento. Ela facilita desenvolvimento, integração, entrega e processos de monitoramento contínuos.

Leia também ...   Firewall corporativo: todo profissional de TI precisa saber o que é

Também é correto afirma que o DevOps surgiu da necessidade de derrubar os silos tradicionais que existem entre desenvolvimento e operações, e que essa quebra de paradigmas tenha sido acelerada pela necessidade de liberar o código mais rápido e com mais frequência, a fim de ajudar a organização a responder de forma mais ágil às mudanças nos requisitos de negócios.

O nascimento do DevOps

O termo DevOps nasceu em 2008, durante o evento Agile 2008 promovido pela Agile Alliance em Toronto, no Canadá. Ali, muitos profissionais, inspirados no desenvolvimento ágil, discutiram a administração da infraestrutura de TI por meio das metodologias ágeis. Começou, então, a surgir uma movimentação que culminou em 2009, durante a conferência Velocity, da O’Reilly, no que se chamou de movimento DevOps. O termo em si foi cunhado pela primeira vez por John Allspaw e Paul Hammond, que, na ocasião, apresentaram um trabalho chamado 10+ Deploys Per Day: Dev and Ops Cooperation at Flickr. Rapidamente a abordagem ganhou o mundo.

O crescimento do DevOps no mundo e no Brasil

Atualmente, mais e mais empresas privadas e públicas estão adotando DevOps em suas operações de desenvolvimento de softwares. Para se ter uma ideia, no início de 2014, a Puppet Labs, uma empresa global de desenvolvimento de aplicações e consultoria, publicou um relatório no qual testifica que 63% dos CIOs respondentes de uma pesquisa já estão adotando algum aspecto de DevOps em seus negócios.

Um outro estudo, publicado no início de 2016 pela C.A Technologies, mostra que o Brasil já é a quarta maior referência em DevOps em todo o mundo. Cerca de 16% das empresas nacionais já obtiveram sucesso na implementação dessa abordagem, o que nos coloca logo atrás de Estados Unidos e Índia (25%) e da Suíça (23%). E mais: apenas 24% dos executivos consultados disseram que estão atuando em companhias que ainda não estão maduras o suficiente para iniciar um processo de implementação dessa inovadora estratégia.

Leia também ...   Confira 11 qualidades de um bom profissional de TI!

Como se tornar um profissional de DevOps de sucesso?

Dê uma passada de olho nos portais de recrutamento e seleção e veja quantas vagas há em aberto para profissionais com conhecimentos e experiência em DevOps. Sim, há um mundo de oportunidades nessa área. Profissionais qualificados estão vivenciando um salto em suas carreiras.

Se você está interessado nesse movimento, aproveite o passo a passo que segue para se tornar um profissional de sucesso:

Amplie seus conhecimentos técnicos

Busque expandir seus conhecimentos técnicos, especialmente no que se refere a ferramentas, metodologias e práticas de automatização de processos de desenvolvimento e TI em geral.

Estude e busque conseguir boas experiências em testes, integrações, desenvolvimento, configuração e monitoramento de softwares.

Busque se certificar em ferramentas e métodos

Ser certificado em ferramentas e métodos que facilitem o processo de DevOps também lhe fará ser um profissional qualificado e requisitado. Dê atenção especial a certificações em ITIL, softwares de infraestrutura de TI, entre outros. A maioria dos gestores de TI que aplicam DevOps estão em busca de profissionais certificados.

Seja um excelente programador

Quanto maior o número de linguagens de programação que você conhecer, melhor profissional de DevOps você será. Opte por se aprofundar em metodologias ágeis de desenvolvimento e saiba programar soluções web, pois elas estão ganhando cada vez mais mercado em todas as áreas. Os cursos oferecidos pela E-ti Net podem te ajudar. Comece dominando o Linux!

Participe de eventos e amplie seu networking na área

Como tudo relacionado ao mercado de trabalho, é importante se manter atualizado sobre o universo DevOps. Para isso, há um número crescente de eventos presenciais e on-line em torno do assunto. Neles, além de aprender e se atualizar, você poderá conhecer profissionais experientes que poderão te auxiliar para entrar nesse mercado.

Leia também ...   5 fortes tendências da TI para ficar de olho

Esteja sempre aberto para o novo

Por fim, tenha em mente que DevOps representa também “uma ruptura na cultura tradicional de gestão do ciclo de vida das aplicações”. Isso é o que afirma um dos mais respeitados evangelizadores de tecnologias do Brasil e CEO da Litteris Consulting, Cezar Taurion, em artigo publicado no iMasters.

Em outras palavras, coloque-se no mercado como um profissional disposto a quebrar paradigmas e inovar sempre. Esse é o espírito da cultura DevOps!

E então, você está preparado para ser um DevOps de sucesso? Gostou dessas dicas? Talvez você também goste do nosso e-book que te ensina a dominar o Linux de uma vez por todas. Confira!

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.