LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Software livre – Por que se tornar um especialista?

O software livre é uma denominação dada para sistemas de código aberto que podem ser modificados, copiados, estudados e distribuídos conforme a necessidade do usuário. Possuem um tipo de especial de licença, a GNU.

É possível encontrar no mercado sistemas distribuídos para os mais diversos fins com esse tipo de licença. Desde softwares para escritório, como sistemas de planilhas e editores de texto, até sistemas complexos para desenvolvimento de tecnologia, processamento e armazenamento de grandes volumes de dados.

por que se tornar um especialista em software livre

Quando uma empresa decide utilizar softwares livres, não o faz apenas pelo baixo custo, mas também pela alta qualidade com que são desenvolvidos e atualizados. É comum que sejam tão eficientes ou mesmo superiores às ferramentas pagas que tenham o mesmo fim, principalmente em aspectos como segurança e performance.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

No post de hoje, discutiremos o uso do software livre em diversas áreas da tecnologia e porque é importante que um profissional ou empreendedor tenha conhecimento dessas ferramentas. Acompanhe!

Distribuição e uso de software livre no mercado

Ao contrário do que o nome dá a entender, o software livre não é necessariamente gratuito, embora a grande maioria seja. Os mantenedores podem ser fundações sem fins lucrativos, como a Apache Foundation, ou empresas privadas, como a Oracle.

Assim, diversos modelos de negócios são criados em torno do software livre. A empresa pode oferecer uma versão gratuita e mais simples do sistema e, paralelamente, vender uma outra versão como um número maior de funcionalidades e uma interface mais elaborada.

Outro modo bastante usado para gerar receita é disponibilizar gratuitamente o software livre para os desenvolvedores e vender serviços relacionados a sua utilização, como suporte técnico, cursos, materiais para aprendizado e até mesmo outros sistemas que complementam a solução gratuita.

Leia também ...   Quais as vantagens em ser um profissional de cloud computing?

A seguir, vamos mostrar as principais áreas em que o software livre é utilizado.

Desenvolvimento de aplicações

É possível encontrar os mais variados tipos de tecnologia disponíveis com licença GNU para todas as camadas da aplicação e etapas do desenvolvimento

Muitas linguagens de programação — inclusive as que estão entre as mais populares, como Java, Python e PHP —, frameworks e IDES para desenvolvimento são softwares livres. O especialista nessas ferramentas pode apresentar um expressivo ganho de produtividade e criar aplicações robustas em tempo curto, ainda que atuando sozinho ou em uma equipe enxuta.

As aplicações web criadas em ambiente Linux podem ter como servidores o Apache, que é o mais utilizado, e o Nginx, reconhecido pela alta performance. O NodeJs também é reconhecido pelo desempenho e escalabilidade.

Existem também sistemas de armazenamento de dados como bancos de dados relacionais — MySQL Postgree etc. — e orientados por documentos como MongoDB e Cassandra, por exemplo.

Há uma grande comunidade de usuários dessas ferramentas e, com certa facilidade, pode-se encontrar tutoriais e vídeos para aprender a usar seus recursos.

Cabe ressaltar que, embora existam versões dessas ferramentas para o Windows, no Linux elas funcionam de maneira muito mais estável. Além disso, instalação e integração entre ferramentas, como por exemplo o Lamp (Linux, Apache, Mysql, PHP) ou mesmo a instalação do ambiente para desenvolver aplicações Android é mais simples, principalmente para quem já tem um conhecimento básico de Linux.

Hospedagem de sistemas em nuvem

A maioria das empresas, ao contratarem data centers para suas aplicações web, utilizam o sistema operacional Linux.

Na nuvem da Amazon, por exemplo, que oferece diversas opções de servidores, o Ubuntu é o mais escolhido. Muitos outros datacenters oferecem apenas distribuições Linux como versões do ubuntu, debian e outras.

Aprender Linux ajuda o profissional de TI a utilizar, de maneira mais eficiente, os recursos que esse sistema operacional oferece ao hospedar um sistema na nuvem. Existem várias formas de aumentar a performance e segurança, além de recursos que podem ajudar a incrementar um software, cujo uso é realizado no modelo SaaS.

Leia também ...   Carreira de programação - Por que começar no ambiente Linux?

Por exemplo, em um servidor Linux, pode-se instalar o Postfix, um servidor de e-mail opensource. Outra opção é o uso da tecnologia Voip, que possibilita a realização de chamadas de voz por meio da web, em vez de linhas telefônicas.

Big data e Internet das coisas

O uso de Big data pelas empresas e instituições públicas é crescente e está associado ao uso de internet das coisas, outro conceito emergente e que já vem transformando a indústria, o setor de serviços e a gestão pública ao redor do mundo.

As principais tecnologias utilizada em Big Data são Haddoop, para o gerenciamento de grandes volumes de dados, e Spark, usado para agilizar a criação de algorítmicos para análise e criação de insights. Ambas são distribuídas pela Apache Foundation.

Essas tecnologias levam as organizações a uma maior compreensão do cenário em que atuam para que possam, a partir de dados, ter uma boa previsão do comportamento de mercados e da sociedade.

Elas possibilitam também propor alterações em processos de produção ou organizacionais. Assim, o conhecimento em software livre valoriza o profissional, que pode atuar nas empresas que estão se preparando para o futuro e inovando ao adotar essas ferramentas.

Sistemas para edição de texto e mídias

Existem diversas alternativas de softwares livres que podem ser utilizadas por empresas de qualquer segmento. Para criação e edição de textos, planilhas e apresentações, o OpenOffice e o LibreOffice são boas opções.

Para edição de imagens, temos o Gimp e o InkScape que não deixam nada a desejar em relação às principais ferramentas pagas e com a mesma finalidade.

Quanto à edição de áudio, o Audacity oferece diversas funções. O Cinelerra, por sua vez, é uma ótima alternativa para edição de vídeo, com ferramentas para captura, edição e composição de vídeos independentemente da resolução.

Leia também ...   Firewall corporativo: todo profissional de TI precisa saber o que é

A demanda por profissionais especializados em software livre

No mundo inteiro, há grande procura por profissionais de TI especializados em software livre, o que torna motivador investir em cursos de especialização em uma ou dessas ferramentas, especialmente Linux.

Em 2016, um estudo da Linux Foundation realizado junto a grandes empresas ao redor do mundo apontou que, embora 86% dos recrutadores apontem que esse tipo de conhecimento é uma forte vantagem competitiva, 58% acham difícil encontrar profissionais com essa qualificação.

Agora, caso o interesse seja iniciar uma startup, o empreendedor que tem um bom conhecimento de software livre tem acesso a diversos sistemas usados para resolver problemas comuns a qualquer empresa. Assim, é possível oferecer serviços baseados em tecnologia, transferindo o elevado gasto com licenças para outras áreas que demandam investimento.

Viu só como o conhecimento em software livre pode valorizar sua carreira profissional e também ajudar a sua empresa? Compartilhe esse post em suas redes sociais e contribua para que seus amigos e contatos profissionais também possam conhecer essas vantagens!

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x