LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Suporte de TI – 5 Dicas para descomplicar de uma vez por todas esse processo

Suporte de TI em qualquer empresa nos dias de hoje é um processo muito complexo, mesmo parecendo simples para quem está olhando de fora. Essas 5 dicas aqui podem elevar o nível do suporte de TI da sua empresa, e você deve considerar colocar em prática cada um deles.

Atualmente, a Tecnologia da Informação (TI) desempenha um dos papéis mais importantes na operação das empresas. Mesmo quando não é o negócio chave da organização, certamente o suporte de TI mantém tudo funcionando como deveria, deixando as pessoas informadas sobre o que está acontecendo.

Suporte de TI - Como descomplicar de uma vez por todas esse processo? Saiba aqui!

Mas a rotina de suporte não é fácil. A gama de afazeres que costumam recair sobre essa área é enorme, e inclui diversas coisas como:

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...
  • Desenvolver e implantar sistemas informatizados
  • Avaliar requisitos e funcionalidades do sistema
  • Escolher ferramentas de desenvolvimento
  • Especificar programas
  • Codificar aplicativos,
  • Elaborar documentação técnica
  • Coordenar projetos
  • Oferecer soluções em informática
  • Treinar funcionários

E ainda resolver qualquer outro pepino que venha a surgir com os sistemas informatizados da empresa.

Consciente das dificuldades desse setor, eu separei aqui 5 dicas preciosas para aprender a descomplicar o suporte de TI da sua empresa. Confira!

Planeje o crescimento do seu suporte de TI

Planeje os passos que virão. É muito importante ter uma previsão do futuro no ambiente de trabalho. Isso auxilia tanto na justificativa de ações presentes, quanto para responder com clareza os questionamentos sobre o setor de TI.

Planeje o crescimento do seu suporte de TI

Lembre-se, TI é uma faca de dois gumes para a maioria das organizações. Proporciona valor para as empresas, porém, ao mesmo tempo, traz grandes desafios. Para ter uma relação de mais benefícios que desafios, é importante gerenciar e planejar. Esse planejamento estratégico faz da TI uma atividade gerencial, não apenas uma atividade que as equipes técnicas fazem no seu tempo livre.

Leia também ...   Quais as vantagens em ser um profissional de cloud computing?

Alguns dos valores agregados que a TI traz para uma organização são: redução de custos por meio da automação de tarefas, gerenciamento de dados informatizados, transmissão eletrônica de informação e gestão do conhecimento.

Organize o suporte de ti antes que seja tarde

Se você “perde” constantemente e-mails com informações importantes, pode ser sinal da falta de organização no trabalho. Nesse caso, é importante reexaminar sua rotina e se organizar.

Organize o suporte de ti antes que seja tarde

Não existe uma regra universal sobre como ser organizado, mas algumas dicas podem te ajudar. Mantenha sua agenda sempre atualizada, tenha uma lista de tarefas, crie caixas de e-mail com categorias — de forma que você não tenha dúvidas sobre o tipo de informação existe naquele lugar — e elimine tudo que você não precisa. Quanto menos você tiver, menos terá que vasculhar para encontrar algo.

Além disso, algumas ferramentas gratuitas e simples como o Google Keep, ou Evernote, que estão disponíveis tanto na web quanto em formato de aplicativo, podem te ajudar a se organizar.

 Suporte de TI  – Como aumentar a produtividade

Você passa mais tempo fazendo relatórios de atualização de status, enviando e recebendo e-mails idênticos para confirmação de realização de atividades ou realizando tarefas repetitivas do que se dedicando a efetivamente resolver os problemas que aparecem? Se sim, você certamente precisa aumentar a sua produtividade.

 Suporte de TI  - Como aumentar a produtividade

Para seguir em frente é importante otimizar os processos. Atualmente, existem diversas maneiras de eliminar retrabalhos, desperdícios e falhas com o uso de tecnologia. Uma solução simples pode estar na sua frente e você não se deu conta. Você pode configurar e-mails de respostas automáticas a determinadas demandas. Isso é tão simples que até mesmo um leigo em computação é tecnicamente capaz de fazer. Mas, claro, tudo vai depender de cada caso. Pesquise qual é a melhor solução, aquela que mais se adapta aos seus problemas e torne seu trabalho menos maçante e mais ágil.

Leia também ...   Carreira de programação - Por que começar no ambiente Linux?

Estipule metas alcançáveis

Cuidado para não se perder com a imposição de metas irreais. Isso vai te desmotivar e reduzir sua capacidade de trabalho. Essa dica vale para seu trabalho pessoal, mas também para toda a equipe de suporte de TI. Se o gestor não esclarece que a satisfação dos usuários do suporte é essencial para a continuidade da área, fica complicado cobrar os funcionários por isso.

Estipule metas alcancaveis

Outro aspecto que envolve metas para a equipe de TI, diz respeito às exigências e demandas direcionadas aos funcionários do setor. Não dá, por exemplo, para cobrar resolução em 2 horas de um problema complexo que envolve pesquisa e testes. O gestor tem que saber disso e, caso não saiba, o funcionário deve saber como explicar as questões técnicas que envolvem a solução do problema e o tempo necessário para resolvê-lo.

O mesmo vale para o diálogo com o cliente: é importante explicar quanto tempo levará a resolução de um problema. Assim, expectativas erradas não vão ser criadas. Mas lembre-se que é imprescindível ser honesto. Nada de dizer que vai levar mais tempo que o necessário só por salvaguarda. Dê a expectativa real. Isso irá diminuir a ansiedade do cliente e mostrará a sua eficiência.

Tendo em vista suas metas, será possível cumpri-las e impor uma performance eficiente, que agrade a todos.

Suporte de TI com base em softwares livres

Existe no mercado uma corrida atrás de profissionais que investem em Linux. Isso se dá porque, a cada dia, mais e mais empresas procuram utilizar softwares livres, eliminando os gastos com softwares proprietários. Além dessa vantagem óbvia, ter conhecimento em Linux te deixa mais preparado para quaisquer outros sistemas.

Suporte de TI com base em softwares livres

Os conhecimentos em administração de sistemas de softwares livres, em especial o Linux, podem ajudar a melhorar o trabalho, pois te deixam mais capacitado. Isso ocorre porque o Linux não tem suporte oficial. Diferentemente dos softwares proprietários, o suporte em Linux é feito por meio de um grande número de fóruns e sites de ajuda, busca on-line e uma gama de sites dedicados a esse assunto.

Leia também ...   DEVOPS: passo a passo para se tornar um profissional de sucesso

A qualidade do Linux enquanto software está intimamente ligada ao número de pessoas que revisam seu código. Assim, se um programador comente algum erro, certamente outro programador vai descobrir a falha e a corrigi-la. Dessa forma, o software obtém mais qualidade.

É justamente essa cultura colaborativa que torna quem entende de Linux muito mais esperto e eficiente para resolver problemas, mesmo quando está utilizando um software proprietário como Windows ou OS X. Os profissionais de suporte de TI que dominam Linux sabem correr atrás de informações, têm capacidade crítica e, por isso, transmitem muito mais confiança no mercado de trabalho.

Ficou com alguma dúvida? Divida com a gente! E se você tem outras dicas de como descomplicar o suporte de TI, deixe um comentário!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x