Trabalhar no Linux em modo texto é muito fácil, mas aprender alguns truques é essencial, pois muitos comandos são bastante longos. Neste Curso de Linux com Ubuntu eu quero passar também estas dicas, para facilitar a vida na hora de usar o terminal do Linux.

Depois de aprender a acessar o shell via terminal virtual e também no modo gráfico, e entender um pouco mais sobre como o shell bash inicia o seu ambiente, vamos ver hoje dicas rápidas e valiosas.
A tecla TAB, e o seu poder de auto completar.
Você pode usar a tecla Tab para completar os diferentes tipos de informações na linha de comando. Aqui estão alguns exemplos onde você digita um nome parcial, seguido da tecla Tab, para tentar completar as informações que deseja na linha de comandos do shell.
$ cd /home/pe
Após pressionada a tela
Outro exemplo, que surge o mesmo efeito, é usar o operador “~”
$ cd ~ pe
Vamos acessar novamente o diretório home do usuário pedro, que fica claro em /home/pedro.
O
$ echo $PA
/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games
Vai retornar a variável de ambiente $PATH, lembrando vamos falar de variável de ambiente mais pra frente.
O comando ping, que server para enviar pacotes ICMP pela rede, pode ser utilizado com a tecla
$ ping
e-tinet.example.com @ @ @ pedro.example.com linux.example.com
Conclusão: a tecla
Eu sempre falo: Se voce não quiser usar a tela
Redirecionando saídas do shell
Os comandos do shell são interativos, ou seja, voce digita o comando e obtêm o resultado na mesma hora, ou deveria ser assim.
Por exemplo o comando ls
$ ls /
bin dev initrd.img lost+found opt sbin sys var
boot etc initrd.img.old media proc selinux tmp vmlinuz
cdrom home lib mnt root srv usr vmlinuz.old
Temos dois tipos de saídas, saída de comando normal e saída de erro, no exemplo acima o comando ls / resultou em uma saída de comando normal, mas que o comando resultasse em um erro ?
$ ls /barra
ls: impossível acessar /barra: Arquivo ou diretório inexistente
Sim, o comando acima resultou em um erro, pois o diretório /barra não existe.
Redirecionando a saída normal do shell
Vamos usar o operador “ > ” para redirecionar a saída normal do shell
$ ls / > log.txt
O comando acima não vai retornar nada no shell, pois sua saída foi redirecionada com o operador “ > ” para o arquivo log.txt
Você acabou de criar um arquivo contendo uma lista de diretórios e arquivos da raiz do seu sistema Linux. Se voce esta se perguntando: Mas onde eu utilizo este comando ? Quando estivermos trabalhando com shell script vamos poder usar estes redirecionadores para gerar arquivos de log e outras coisas.
Verifique o arquivo log.txt com o comando cat
$ cat log.txt
O comando cat vai listar o conteúdo do arquivo.
Redirecionando a saída de erro do shell
O fluxo de erro padrão do shell pode ser redirecionado utilizando o “2>” . Aqui estão alguns exemplos:
$ ls /barra 2> erro.txt
Opa ! Agora o comando não listou nenhum erro na tela, sim pois o erro foi redirecionado para o arquivo erro.txt
Use o cat novamente para verificar
$ cat erro.txt
ls: impossível acessar /barra: Arquivo ou diretório inexistente
Agora parece besteira trabalhar com esses redirecionadores, mas pensando que voce pode criar um script para executar vários comando, será bem interessante.
Mas, se pouco importa guardar o erro de um comando, voce pode redirecionar a saida deste comando para /dev/null
$ ls /barra 2> /dev/null
Pronto, assim se o comando retornar um erro ele não será mostrado na tela e não será salvo em nenhum arquivo.
Agora é praticar um pouco no shell, lembrando que alguns comando podem parecer sem utilidade agora, mas com certeza vamos utilizar todos para gerar scripts shell e automatizar tarefas, em fim. As possibilidade são infinitas. Visite sempre a pagina do curso de linux com ubuntu, para conhecer todo o conteúdo já publicado. Até mais, qualquer duvida pode deixar um comentário ou dar uma “twitada” em @pedrodelfino.
