LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

9 Programas para gravar CD e DVD no Ubuntu que você deveria conhecer

6 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 6 Flares ×

Não há carência de boas ferramentas de CD / DVD para o Ubuntu. Brasero Disc Burner vem como padrão no Ubuntu, e é uma boa ferramenta com quase todas as funcionalidades que você espera de um aplicativo de gravação de CD / DVD. Mas temos alternativas. Aqui está uma lista rápida de aplicações muito interessantes disponível para Linux (sem nenhuma ordem particular).


K3B – Ferramenta KDE Burning


kde-gravacao-dvd-cd-ubuntu-k3b

K3B é a minha ferramenta favorita para queimar CD / DVD, desde que comecei a usar o Ubuntu, faz bastante tempo já! :) . O K3B é um aplicativo baseado em Qt e que pode parecer um pouco fora do padrão do Ubuntu, já que faz parte de KDE, e o Ubuntu hoje utiliza o desktop GNOME. Mas de um ponto de vista da funcionalidade o K3B esta muito à frente de todos os seus concorrentes.


GnomeBaker


gnome-baker-gravar-dvd-cd-ubuntu

GnomeBaker é um CD de software livre para gravação de CD / DVD para Linux. É baseado em ambiente de desktop GNOME. O GnomeBaker vem equipado com funcionalidades como: arrastar e soltar para criar CDs de dados (incluindo arrastar e soltar do gerenciador de arquivos Nautilus), ele pode criar CDs de áudio em WAV, MP3, FLAC, Ogg e etc


Brasero Disc Burner


brasero-gravador-cd.png

Se você é um usuário do Ubuntu, você não precisa de introdução ao Brasero Disc Burner, já que ele vem como uma aplicação padrão no Ubuntu. Suporta recursos como multi-sessão, conversão de playlists de música em todos os formatos suportados pelo GStreamer e assim por diante. Brasero é o segundo programa para gravar CD/DVD que eu mais utilizo no Linux.


Xfburn para Linux


xfburn-gravar-dvd-ubuntu

Xfburn é uma ferramenta para ajudar a gravação de CDs e DVDs. Como o nome indica, é melhor Xfburn integrado com o desktop Xfce, embora possa ser usado em qualquer ambiente de trabalho Linux.


Nero no Linux


nero-no-ubuntu-gravar-dvd

Sim, Nero realmente tem uma versão Linux do seu popular aplicativo de gravação de CD / DVD. O Nero Linux 4 custa U$ 19,99 e há também uma versão demo, disponível para download.


ImgBurn para Windows, no Linux (via Wine)


imgburn-gravar-dvd-cd-ubuntu

Antes de ficar animado, eu vo deixar bem claro. ImgBurn não é um aplicativo de código aberto e não há nenhum pacote oficial para Linux. Mas ImgBurn é um dos poucos aplicativos que funciona perfeitamente no Wine, é por isso que está na lista oficial de aplicações suportadas do Wine.


SimpleBurn para Linux


simple-burn-linux-ubuntu-gravar-dvd

SimpleBurn é uma aplicação minimalista para gravação e extração de CDs e DVDs. SimpleBurn foi projetado para ter dependências mínimas. Ele usa libs GTK2 para a interface para gravação que utiliza cdrtools (cdrecord cdda2wav, mkisofs) ou cdrkit (wodim, icedax genisoimage).

A instalação do Ubuntu é um pouco complicada, pois não há nenhum pacote DEB disponível. Você pode compilar e instalar SimpleBurn vez, boa sorte.


InfraRecorder para Windows via Wine


infra-recorder-gravar-dvd-cd-ubuntu

Embora InfraRecorder não pertence a esta lista, uma vez que não tem uma versão para Linux, ele é uma ótima opção para gravação de CD / DVD disponível para Windows, mas licenciado sob a GNU General Public License. Em 2007, a CNET avaliou o InfraRecorder como a melhor alternativa gratuita para gravação de DVD.


CDRDAO – Ferramenta para linha de comando


CDRDAO-ferramente-gravar-dvd-cd-linha-de-comando

CDRDAO é uma aplicação open source para Windows, Mac e Linux. Ele pode criar CD de audio ou dados em modo “disk-at-once (DAO) baseado em uma descrição textual do conteúdo do CD. A aplicação CDRDAO é executado a partir da linha de comando e não tem interface gráfica.

Espero que tenham gostado da lista.

Você conhece outro aplicativo para gravar CD / DVD que funcione no Linux ? Então deixe um comentário.

6 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 5 Filament.io Made with Flare More Info'> 6 Flares ×
Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Comentários

  1. Poxa, eu só conhecia o wodim.

  2. João Marcos diz:

    A meu ver, K3B e Brasero são os melhores. Só uma dúvida, existe algum alternativo ao AnyDVD/DVDShrink/DVDFab para Linux?

  3. @João Marcos,

    Uma alternativa ao DVDshrink no Linux nós temos o k9copy, xdvshrink, chaplin, vamps, entre outros.

  4. K9Copy, opção para o DVD Shrink ;-)

  5. É TRISTE FALAR ISSO MAS OS GRAVADORES DE MIDIA DO LINUX FORAM JOGADOS NO ESGOTO, O MELHOR NO LIXO VIRTUAL. IMAGINE EU BAIXEI OS LINUXs CAIXA MÁGICA, UBUNTU, KUBUNTU, FEDORA, BIGLINUX, MINT E OUTROS, TODOS ESSES FORAM TESTADOS, ATUALIZADOS, QUESTIONADOS, PEDIDO AJUDA A FORUNS, E NINGUÉM CONSEGUE RESOLVER ALGO QUE NA MÃO DE PROGRAMADORES EU ACHO QUE SERIA FACIL, POR ULTIMO TESTEI O “SILICON EMPIRE” EXCELENTE APLICATIVO, POREM MARQUEI O ITEM MULTISSESSÃO E NADA, FUI NO SITE DO KDE E BAIXEI O MANUAL EXPLICATIVO E NADA, SÓ UMA PEQUENA RESSALVA: DEIXEM DE FALAR MAL DO “WINDOWS” POIS NA HORA QUE SE PRECISA ELE TA SEMPRE A MÃO, POIS MINHA SORTE FOI TER OS DOIS ( LINUX E WINDOWS NA MESMA MAQUINA ) PORTANTO OBSERVEM QUE TANTO O “BAIXAKI” EO SUPERDOWLOADS” TEM UMA GAMA DE PROGRAMA LIVRE QUE PODERIA SER INSTALADO NO LINUX E NÃO SÃO, POIS O LINUX TEM SEUS REPOSITÓRIOS DESATUALIZADOS, FALIDOS, E CHEIOS DE BUGS, QUER UM EXEMPLO O “LINUX DEBIAN” SE LIMITA O MAXIMO E POSSUI POUCOS APLICATIVOS DE FRENTE. BAIXEI O PANDORGA LINUX BASEADO NO DEBIAN E ATÉ O SYNAPTIC FICOU LIMITADO POIS VOCÊ NÃO PODE BUSCAR MAIS NADA A NÃO SER PACOTES QUE DIZEM QUE É TESTADO, E QUANDO BAIXADO NÃO RESPONDE. AÍ VEM OS ENHORES DA LINHA DE COMANDO DIZER: USE O COMANDO “E” “A” “B” OU “C” POIS NEM ESSE PESSOAL DE FORUM TEM CERTEZA, E DIZEM QUE TEM CERTIFICADO LINUX “A” “B” E “C” , E QUANDO QUESTIONADOS. PORTANTO EM VEZ DE CHAMAR O WINDOWS DE RUINDOWS VÃO CRIAR VERGONHA NESSA CARA E FAÇAM UMA DISTRO LINUX A ALTURA DO WINDOWS 7, QUE ATÉ O MOMENTO É O MELHOR SISTEMA OPERACIONAL; OUTRA COISA, ATÉ O LIBRE OFFICE FUNCIONA MELHOR NO WINDOWS. PORTANTO SÓ VOLTO A USAR LINUX DAQUI EM DIANTE QUANDO REALMENTE TIVERMOS UMA DISTRO DE BOA QUALIDADE E COM UM GRAVADOR DE CD/DVD QUE GRAVE SEM FALHA DADOS EM MULTISSESSÃO, POR ENQUANTO VOU USANDO O “BURNAWARE” QUE APESAR DE SER FREE DA DE MIL A ZERO NOS GRAVADORES LINUX QUE FICARAM OBSOLETOS…DESABAFEI…

  6. @slan

    Se vc eh um burro que nao sabe usar o Linux direito, e não sabe configurar as coisas por si proprio, e prefere tudo mastigadinho mas sem opção, continua com seu Windows mesmo. Vc acha que a atualização dos softwares via Central de Programas ou Synaptic ruim porque só vem os softwares testados? Sua mula, porque vc nao configura a central de atualizações para pegar os nao testados tambem? E mais: porque nao adiciona fontes diversas? Deixa de ser animal e vai pro Windows vai… Pra vc nem faz diferença, o seu é pirata mesmo.
    Desabafou? Mmmm…

  7. @slan #chatiado #magoado

  8. Se uma pessoa defende tanto um uindous e acha que ele é a maravilha do software, então por que não paga por ele e compra todos os softwares que ele precisa e deixa de usar copia pirata do sistema e todos os aplicativos for uindous ou for maçã. Estes são uma maravilha, porém se voce pagar por eles, copia pirata é um tiro no próprio pé.
    A única resposta será usar uma versão de GNU/LINUX que tem tudo o que precisamos e mais além, agora se a pessoa é tão burra e imbecil, então melhor pagar a alguém para fazer o serviço com profissionalismo.
    Se um usuário de uindous deseja usar uma versão de GNU/LINIX, a melhor opção seria UBUNTU, LinuxMint ou MetamorphoseLinux, por que nestes ele já encontraria tudo o que precisa para trabalhar, qualquer outra versão como Debian, Fedora, OpenSuse, etc, são boas ótimas, mas para quem entende um pouco ou muito de GNU/LINUX e conhecimento técnico de software. Liberdade é feita com livre escolha e não por imposições capitalistas.

  9. Estou muito satisfeito com o meu Linux, não preciso do windows mais. Viva a liberdade!!!

  10. Bem sobre o tópico, eu gosto muito do K3B, infelizmente minhas experiências com o brasero não foram das melhores, então eu mantenho uma certa distância dele, já usei alguns aplicativos via wine, não lembro os nomes, mas funcionaram perfeitamente.

    Peço aos que estiverem lendo isso que não deem atenção ao @slan, se vc é novo em Linux primeiramente eu gostaria de dar as boas vindas, e dizer que o mundo Linux é tão rápido e fácil de se aprender e ao mesmo tempo tão rico e profundo que irá deixa-los surpresos, aprender Linux melhora os seus conhecimentos de informática, e enriquece o seu currículo.

    Para vc que está iniciando vou dar algumas dicas:

    1- crie uma máquina virtual com o VMWare ou Virtual Box para instalação de uma distribuição, maquinas virtuais são bem flexíveis, e a experiência de aprendizado fica muito + fácil.

    2 – de preferência as distribuições com foco no público iniciante, como Ubuntu e Mint, no mundo Linux existem várias distribuições com foco diferente, das q eu já usei, essas duas tem um foco maior no publico iniciante.

    3 – apostilas, livros, cursos e tutoriais é o que não faltam para o mundo Linux, e muito desse conteúdo é gratuito.

    4 – não se assustem com a linha de comando, mesmo que muitas tarefas possam ser feitas de modo gráfico, o terminal é a forma mais rápida e segura de se fazer muitas coisas, se familiarizar com ele é mais simples do que parece, mas se preferir, há as alternativas “clique e arrasta”.

    5 – emular o Windows no Linux, é mais fácil que fazer o contrário, infelizmente muitos desenvolvedores não criam versões de seus softwares p/ Linux, embora desenvolver para Linux seja muito simples, as softhouses preferem não dedicar tempo em dinheiro em um SO que é usado pela minoria, existem alternativas p/ Linux, mas caso a situação aperte vc pode apelar para o wine, ou para a virtualização (eu particularmente prefiro este último).

    Blz pessoal, espero ter ajudado ^^

    • Pedro Delfino diz:

      Olá Fabio

      Gostaria de agradecer o seu comentário. Vai acrecentar muito ao post e aos leitores

      Valeu pela contribuição …

  11. Também já gravei CD e DVD de dados diretamente do navegador de arquivos Nautilus. É muito fácil e prático

    http://tutorfreebr.blogspot.com/2012/10/como-gravar-cddvd-de-dados-diretamente.html

  12. Sou novato no Linux e uso k3b. No começo apanhei um pouco mas acostumei com o Linux e não quero mais voltar para para o outro S.O.

  13. tem também o dvd styler que na minha opinião é o melhor, ele cria dvds com menu e tudo muito bom !

  14. Boa Tarde!

    Utilizo o LINUX há muito tempo, tenho aprendido bastante, com certeza muitas pessoas não querem é na verdade gastar os neurónios, para pensar por isso utilizam o RUINDOWS, já instalei e testei vários distros, atualmente estou com duas maquinas uma com Ubuntu 13.04 e outra com MINT.14.

    Pois somos livres!

    ATT
    JACKSON SILVA

  15. Tudo bem, acho que temos mais uma usuário da janelinha que esta nervoso com a capacidade do linux, não vale a pena essa discursão com usuário da janelinha, a limitação deste é muito grande para entender o mundo livre.

    abraço a todos

  16. Herculano Souza diz:

    Criei gosto por linhas de comando quando estudei DOS para me tirar de umas frias uma vez e outra no Window$ (tenho pena dos incapacitados que falam mau do Linux), depois fui pra pascal e linguagens para web develpoment por puro hob, tudo na plataforma Micro$oft, até que me libertei depois de muito tempo :/ .. Há dois anos que sou GNU/UNIX, opensource/LIVRE e não preciso mais da Micro$oft pra nada… ops minto, a rede Xbox Live é a melhor :p
    E no que diz respeito ao tópico: na central de programas do ubuntu você faz uma busca e encontra várias opções com comentários dos usuários, surgirão mais opções se você então na configuração de sistemas e liberar a exibição de fontes de terceiros, não testadas. VIVAALIBERDADE. flw, vlw. :)

  17. CARLOS ALBERTO GUGLIELMELLI VIGLIONI diz:

    ACHO LINUX O MELHOR S.O. QUE EXISTE.TUDO QUE APRENDI DE COMPUTADOR,FOI GRAÇAS AO LINUX,POIS TIVE QUE PESQUISAR MUITO E TUDO QUE IMAGINAREM.
    A ÚNICA CRÍTICA QUE FAÇO, É QUANTO AOS CODECS PARA REPRODUÇÕES E PRINCIPALMENTE GRAVAÇÕES DE /CD’s/DVD”s CRIPTOGRAFADOS.OS CODEC’s NA SUA MAIORIA, FICAM ESPALHADOS PELOS DIVERSOS SITES,ONDE AS APRESENTAÇÕES SÃO AS MAIS VARIADAS POSSÍVEIS.COM TUDO ISSO, PERDE-SE UM TEMPO ENORME.
    CONCLUSÃO:
    POUCAS VEZES FUNCIONAM.
    MINHA SUGESTÃO SERIA QUE AS INFORMAÇÕES FOSSEM MAIS CONCENTRADAS E ORDENADAS,COM SITES ESPECÍFICOS NA ÁREA DE REPRODUÇÃO E GRAVAÇÃO DE DVD/CD, TAMBÉM CRIPTOGRAFADA.

  18. CARLOS ALBERTO GUGLIELMELLI VIGLIONI diz:

    CARO PEDRO DELFINO
    GOSTARI DE SUA OPINIÃO SOBRE O MEU COMENTÁRIO,QUANTO AO SITE ESPECÍFICO “CODEC’S PARA MÍDIAS CRIPTOGRAFADAS.
    SUGESTÃO :
    COM O SEU CONHECIMENTO,CRIE UM PORRETA ,BEM COMPLETO.

    ABRAÇOS

Deixe o seu comentário

*