LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Calma, Calma, É só o Linux

Sim, foi isso o que eu respondi a uma colega da faculdade, quando ela me viu trabalhando no KDE.

calma-e-so-o-linux

É impressionante como o Linux cresceu, desde 1997 quando eu comecei a utilizar o pingüim, tudo era mais difícil, instalar e rodar o KDE, era muito complicado para o meu pentium 233 mmx com 32 de ram, mesmo com todo o crescimento, a popularidade ainda tem muito que melhorar. Vamos tomar como parâmetro este exemplo que eu tive na faculdade, como tenho 40 colegas na sala de aula, e podem acreditar, dentre estes, ninguem nunca utilizou o Linux, UBUNTU ? OQUE É ISTO? Ele me responde com uma pergunta.

Está é uma situação realmente bem difícil de mudar, mas, veja bem, eu estou fazendo faculdade de analise de sistemas, e meus colegas, que não são melhores do que eu, não conhecem LINUX, ou tem um conceito que o LINUX é uma droga, sim eu já ouvi isto dentro do laboratório, como todos os computadores são dual boot, volta e meio tem algum PC na tela de login do KDM.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Agora que já reclamei bastante, eu também tenho de registrar que a disseminação no LINUX em pessoas “normais”, é isso mesmo, em humanos, assim como o pessoal do UBUNTU prega, pode ser fácil. Falei sobre o tal UBUNTU para um amigo de sala de aula, e ele me perguntou: oque é isto, bom eu respondi que o tal ubuntu era uma distribuição LINUX, ahhhh, e ele me respondeu que já tinha tentado instalar o KURUMIN, mas deu um erro, e ele jogou fora o CD, bom então eu fiz a gentileza de gravar um DVD para este cara, que me pareceu interessado, com o ubuntu 7.04. Tudo muito bem, no dia seguinte… A primeira coisa que ele me falou foi: “Cara, muito logo aquele tal de ubuntu, roda tudo pelo cd mesmo”.

Leia também ...   3 Recursos do OS X Mavericks que já existem no Linux

Mesmo não tendo instalado o ubuntu no hd, este “protótipo” de usuário já consegui testar o novo sistema operacional, tem muita gente que ainda esta com o penssamento de meados de 1997 onde instalar o Linux não era tarefa para qualquer um, hoje qualquer pessoa que saiba iniciar o computador com um cd/dvd pode testar e até instalar o UBUNTU, ou qualquer outra distribuição, mas a grande pergunta é: Para que? Por quê? “Já que o Windows XP é tão bom”, sim PODE ACREDITAR, tem gente que acha que o Windows XP é o melhor sistema operacional do mundo, que não existe nada melhor, que o Windows ruim era o Windows 98, pois o XP é bem mais moderno, tem gente que acha que o Windows XP sei lá brota dentro do HD do computador. Eu não quero nem discutir sobre qual é o melhor sistema operacional na face da terra, eu só quero dizer que tem muita gente que acha que usar o sistema da M$ é simples, que mesmo pegando vírus e tendo que formatar o computador a cada seis meses é a coisa mais normal do mundo, infelizmente este tipo de usuário de computador, são os mais difíceis de alcançar, mesmo porque eles estão bem deste jeito.

Hoje, dei carona para outro colega da faculdade, que antes de entrar no meu carro, se deparou com a LINUX MAGANIZE no banco dianteiro, adivinha qual foi à primeira pergunta?

Revista sobre Linux, uhh, é melhor que o XP?

Bom, depois de um longo silencio de 3 segundos eu respondi: É, mas… Depende para que. Eu sei, eu poderia ter dito: Sim é muito melhor, mesmo sabendo disto, eu não falei porque o cara nem sabe oque o Linux, ai tudo bem, vai que ele tenta instalar e não consegue, ou pior, vai que ele consegue instalar e percebe o MS OFFICE 2003 não está instalado, sim, sim, tem gente que acha de o MS OFFICE também brota dentro de qualquer computador, tem gente que acha que o único programa que faz planilha eletrônica é o Excel, isto no meu ponto de vista é bem pior. Fiz questão de emprestar a LINUX MAGANIZE para o Alexandre, e claro, esperando que ele me peça o CD do Linux emprestado, indico o UBUNTU novamente.

Leia também ...   Como testar Online o Ubuntu 11.04 - Antes de baixar

Ha., uma curiosidade, a faculdade que eu estudo, tem todos os computadores dos laboratórios de informática com dual boot, com Windows 2000 e veja só, com o CONECTIVA LINUX 9, nossa, nem lembrava mais dele, olha que já dei aula justamente com este cara, isto também mostra que a faculdade não tem ninguém para cuidar da parte do Linux, ou se tem o cara esta muito desatualizado, estou com uma vontade loca de instalar o ubuntu em todos aquelas maquinas, mas infelizmente não é da minha alçada.

Para terminar os casos verídicos: Está foi a melhor, no meu trabalho tenho o UBUNTU com Gnome é claro, agora instalei o compiz,bom certo dia, um programador que trabalha para a empresa que criou o software de gestão que usamos, viu o meu computador cheios de efeitos especiais na tela, cubo, aquelas coisas todas, e na mesma hora me perguntou com muito entusiasmo: Nossa que legal estes efeitos, este aí é o VISTA?.

Eu respondi: Não, este é o Linux, UBUNTU!
E ele novamente perguntou, com o sorriso murcho: Como?

Veja só, se fosse o VISTA, ele não iria responder: Como?, E nem murchar o sorriso, mesmo tendo gostado muito do que viu.

Bom, para quem leu este texto e não sabe o que é o UBUNTU, O LINUX, por favor, me desculpe a franqueza, sei esta situação não é regra para todos os usuários do Windows, e já aproveitando, eu convido a todos, venha conhecer o LINUX com mais detalhes, instale ele no seu computador, instale ele dentro de uma maquina virtual no seu Windows, isso vai te ajudar a conhecer e poder falar melhor ou pior do Linux.

Links de complemento para sua leitura:
http://br-linux.org/linux/faq-linux
http://www.ubuntu-br.org/

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

  • testando a testa

    Postei no meu blog – http://olaubuntu.wordpress.com – um post sobre o Wubi, uma instalação para o Ubuntu dentro do próprio Windows, sem particionar nem nada. Vale a pena usar e recomendar o uso para os iniciantes e curiosos.

    Alex Rodrigues

  • Akihito

    hahahahahahahaha
    gostei deste post, já passei por algumas situações semelhantes.
    Dias atrás estava conversando com uma colega da faculdade sobre Linux (que ela nem conhece).
    Depois da conversa ela acabou chegando a conclusão que boa parte das pessoas usam windows apenas por comodidade.
    E acabei encaixando a frase:
    “-Quer que eu instale pra você?”
    Ela disse que sim que quanto eu tivesse tempo para que eu podia ir instalar.
    Acabei me dando conta de uma coisa, achamos o Linux tão maravilhoso que esquecemos que a maioria dos usuários nem sabe o que é uma partição, então o que adiantaria eu dar um cd de instalação pra ela.
    Claro o meu caso e bem diferente do seu, já que seu curso e de analise de sistema e o pessoal já tem uma noção mais avançada de informática.
    Parabéns pelo post bem humano 🙂

  • Carlos Alberto

    Sou estudante de sistemas de informação, e como o você, sou o único dentro da minha sala que usa linux, mas na minha faculdade, os laboratórios tem fedora 5 instalado, eu sou usuário do openSuse 10.2.

    Já enfrentei muitas batalhas dentro da sala de aula com colegas que não conhecem nada do sistema e querem malhar, eu sempre pergunto, já usou ou tentou usar o linux?

    Os cara respondem sempre a mesma coisa, não, eu respondo então que a opnião deles não serve pra nada, é a mesma coisa que eu querer explicar sobre como pilotar um teco teco e um f5.

    E o pior, os caras são alunos de SI, deveriam pelo menos conhecer.

    As principais dificuldades foram nas aulas de redes de computadores, onde o professor usava windows 2000 e também o linux, mas este só pelo modo texto, os caras ficavam louco, malhavam o sistema sem perceber que isso era uma tremenda vantagem do linux, pois o professor podia escolher configurar o sistema pelo modo texto ou modo gráfico. Tá ai um exemplo de falha do mestre, que nunca explicou para aquela sala, que aquele método, era escolha dele, que se quisesse, podia também usar o ambiente gráfico, como futuro profissional de TI, espero não cair no mesmo erro.

  • Dirceu

    Eu ia justamente sugerir o Wubi, sobre o qual saiu algo no BR-Linux esta semana.

    É um bom motivo pros caras perderem o medo.

  • Vinicius Lobosco

    Eu quando tento falar do Linux, tento sempre mostrar que a importância do Linux ou de outros sistemas abertos, e que eles dão maior liberdade a inovacão, a criacao. A Microsoft matou a Netscape, provavelmente uma das mais importantes firmas para a explosao da internet. Coisa semelhante aconteceu com real player, Novell, icq… O que costumo dizer é a importância de se usar Linux para garantir a inovacao. Precisamos dessa plataforma livre.

  • Vinicius Lobosco

    Aliás uma dica excelente nessa linha é “The Future of Ideas” do Lawrence Lessig.

  • ricardo meio-desligado

    coloquei um link no meu blog, sem ler o seu (sem mentira), falando algo muito parecido com o seu post. qual é o papel dos entusiastas do linux em mostrar o sistema operacional para a “sociedade”.

    http://tectectec.blogspot.com/2007/05/evangelizao-linux.html

    as pessoas ainda tem uma impressão muito ruim do so.

  • Anonymous

    Além de Linux, você deveria também estudar Português, principalmente pontuação e concatenação de idéias.

    Quase perdi o fôlego ao ler seus longuíssimos períodos. Saber onde colocar pontos no lugar de vírgulas é uma arte fácil de aprender. Quando iniciar novos parágrafos, também; isto, para não falar da escolha de palavras corretas para cada situação.

    Abraços. Aceite este post como uma crítica construtiva.

  • Delfino – E-TI

    Olá… anonimo… Concordo claramente com você qdo diz “Além de Linux, você deveria também estudar Português, principalmente pontuação e concatenação de idéias.” AINDA BEM que sou bom em alguma coisa, pq se tivesse que ganhar dinheiro escrevendo estava morto… Prometo melhorar nas próximas

  • Delfino – E-TI

    Blz caro amigo … “testando a testa”

    Estou lincando aqui o post que vc comentou sobre a instalação o ubuntu sobre o windows: http://olaubuntu.wordpress.com/2007/05/11/wubi-ubuntu-no-windows-sem-instalacao/

    voce já estou? funciona bem ?

  • Delfino – E-TI

    Pessoal… Obrigado pelas criticas e elogios…

  • Delfino – E-TI

    blz ricardo … qdo vc colocou o comentário no meu blog resolvi ler o seu post tbm, e achei bem legal, o caso do computador para todos é mais um entre tantos mal planejados que podem surgir. Eu mesmo já formatei um note book da positivo para o meu primo, tinha uma distribuição linux bem mal configurada… Fazer o que ? postei algo sobre tbm no blog Venda de Notebook com Linux, realidade ou mito ?

  • pessotti

    apenas repetindo o post que fiz no br-linux

    Galera, na boa…

    Se a ideologia do Linux é pregar a liberdade de escolha em Sistemas Operacionais, porque existe essa paranóia de que devemos forçar os usuários de Windows a “abrirem os olhos” e adotarem o Linux?

    Qual é o lance da ideologia “LIBERDADE DE ESCOLHA” do Linux se a primeira coisa que pensamos de um usuário Windows é que ele é um “preguiçoso” ou então “cabeça fechada” por não adotar o pinguim como SO??

    Talvez seja por isso que a popularidade do Linux não cresce, pela arrogância de seus membros em achar que usar Linux é primordial e que todos devem um dia abandonar o Windows só porque estes o fizeram.

    E porque achamos ruim quando os outros falam que Linux é uma droga, quando nós mesmos taxamos o Windows de porcaria? Pelo ponto de vista de um usuário de Windows, o Linux não tem nada de atrativo, por isso é uma droga. E pelo nosso ponto de vista, o Windows é uma droga porque não é grátis. Não vou mencionar sobre bugs, pois as árvores testing do Debian, Ubuntu e afins são tão bugadas quanto o Windows. Patrick que o diga.

    obs. somente uma nota de rodapé para explicar a piadinha nerd sobre instabilidade no Linux.

    Para quem não conhece Patrick, é o manda chuva do Slackware. Segundo ele, o kernel 2.6 ainda não é estável o suficiente para ser incluído como oficial na distribuição Slackware.

    No seu último lançamento, Slackware 11, vemos uma lenta adoção da série 2.6 como pacotes extra e testing.

    Vai entender! Tem louco pra tudo…

  • Sr. Fredinho

    Eu sei muito bem como é, e já passei por essa do desktop 3D tb. Uso o Debian há alguns anos já, e recentemente recebi alguém aqui na empresa que pirou quando o viu rodando KDE + Beryl, ficou sem palavras quando eu esclareci que não era Windows Vista e sim GNU/Linux. Publiquei algo assim no meu blog ha alguns meses, gostaria que visitasse quando tiver tempo: http://chmod007.blogspot.com/2007/02/liberdade-fobia.html

    Até mais!

  • paulo

    Não é que as pessoas achem o XP o melhor S.O. do mundo. Eu usei Linux desde 97 até o início desse ano. Sim, usei. Passei a usar o Vista. As pessoas estão interessadas no que elas conseguem fazer no sistema. Se já tem o que precisam no XP não tem porque mudar. Eu mudei pro Vista porque agora preciso de mais facilidade, embora o Linux dê um show de desempenho nele. Sei das facilidades que foram adicionadas ao Linux durante esses anos, mas muitas delas são obrigatórias e já deveriam ter nascido junto com o sistema. A nova máquina que comprei tem um chipset intel e um video GMA X3000. Não estou mais a fim de compilar softwares e resolver N dependências por causa de um driver. Ou ficar 5 horas restaurando um Fedora da vida porque ele parou de funcionar depois de ATUALIZAR. Trocar de distro também não rola. É fácil de dizer mas na prática envolve backup, formatação, instalação e customização. Não tenho nada contra o sistema, só acho que essas coisas não cabem mais no meu dia a dia. No geral, seria bom o pessoal do SL deixar de lado essa neura de não colocar isso ou aquilo porque é proprietário e pensar mais em quem vai USAR o sistema. Esse egoísmo de pensar só na ideologia do SL pode acabar mal. Em breve o buraco entre o XP e o Vista não vai mais existir e essa falsa idéia de que agora é a vez do Linux vai passar.

  • Noob Saibot

    paulo: o que quer dizer com “falsa idéia de que é a vez do Linux”????

    Todos sabemos que o Windows apenas é o sistema dominante pelos mesmos motivos que o Lula é presidente e que o Big Brother Brasil é campeão de audiência… Ignorância e Marketing… Muito Marketing…

    O Linux já é muito mais facil e muito superior ao Ruindows….

    O que prende usuários ainda ao windoze é a ignorância e o marketing…

  • Alex Góes Fuhrmann

    hauhua Ficou engraçado seu texto, mas pena que é tudo verdade. D:

    • admin

      @Alex Góes Fuhrmann, Fala garoto, chega a ser cômico mesmo, quando alguém que nunca viu o Linux no Desktop se depara pela primeira vez. Já me perguntaram uma vez, “É o windows XX ??” que isso ?

  • Klaus

    Seu putinho relaxado! deixa de só querer meter o pau no Windows e vai aprender melhor as coisas! Seu merda!

    • admin

      Ponto de vista é tudo para uma pessoa …

  • Edna

    Lendo o seu texto, isso já aconteceu comigo, amigos olham o Linux e perguntam poxa quero um efeito desse no meu pc!!! ..eu só digo : lamento vc usa windows? poxa cara não dá …isso não funciona no windows..srsrsr , acabo falando do Linux e faço o pessoal mudar de sistema !! rsrs
    Adorei o texto, uso Linux e não troco ele por nada !! bani o Ruindows da minha vida !! rsrsrs
    Adoro meu Pinguim ..
    Parabéns pelo texto realmente é cômico, mas realista!
    Tem coisas que só o Linux faz por você!

  • Anderson

    A única coisa q falta melhorar no Linux, seria um serviço de impressão q fosse compatível com todos o modelos de impressoras, um q não seja o cups ou até mesmo atualizar, pois montei um projeto para melhoria no parque de hardware de uma franquia da empresa em q trabalho, criei AD, enfim criei um server perfeito no Linux, porém não foi aprovado justamente pela questão do serviço de impressão, pois o servidor de impressão pelo cups não tinha nenhum suporte para drivers das impressoras q utilizarmos na empresa.

  • Ed Jesus

    hehehe Conectiva foi a primeira distribuição que instalei em meu, acreditem, 486DX2 Acer Acros (não me lembro da configuração completa de hardware), de tanto fuçar consegui detonar o monitor. De lá pra cá passei pelo Kurumin, vários Ubuntu. Hoje uso o Linux Mint 17.3 nesse note que estou usando agora e o Ubuntu 16.04 no Dell que está com um probleminha, infelizmente.
    Por “N” motivos usei o Windows, inclusive o 10 por muito tempo. Como estou dando uma reviravolta em minha vida profissional, resolvi que não iria usar mais nenhum software pirata. Estou 100% Linux e muito feliz. Fui meio que forçado a usar o Linux Mint nesse note que estou usando agora por ser uma máquina um pouco mais modesta que o Dell, estou gostando muito. Bom, sempre tive boas experiências com as várias distribuições que já usei, mesmo para testes. Adotei o Ubuntu como minha principal distribuição e o Mint como secundária.
    Ótimo post, sucesso.
    Já recomendei seu curso para alguns amigos.

  • Ed Jesus

    hehehe Conectiva foi a primeira distribuição que instalei em meu, acreditem, 486DX2 Acer Acros (não me lembro da configuração completa de hardware), de tanto fuçar consegui detonar o monitor. De lá pra cá passei pelo Kurumin, vários Ubuntu. Hoje uso o Linux Mint 17.3 nesse note que estou usando agora e o Ubuntu 16.04 no Dell que está com um probleminha, infelizmente.
    Por “N” motivos usei o Windows, inclusive o 10 por muito tempo. Como estou dando uma reviravolta em minha vida profissional, resolvi que não iria usar mais nenhum software pirata. Estou 100% Linux e muito feliz. Fui meio que forçado a usar o Linux Mint nesse note que estou usando agora por ser uma máquina um pouco mais modesta que o Dell, estou gostando muito. Bom, sempre tive boas experiências com as várias distribuições que já usei, mesmo para testes. Adotei o Ubuntu como minha principal distribuição e o Mint como secundária.
    Ótimo post, sucesso.
    Já recomendei seu curso para alguns amigos.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.