LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Carreira em TI – 6 serviços que um profissional Linux pode executar

Está iniciando sua Carreira em TI agora? Quem não gostaria de trabalhar em uma área profissional em que não falta emprego? Será que isso é possível? Sim, principalmente se você seguir na carreira em TI e souber tudo sobre o Linux.

Uma pesquisa do site de tecnologia Dice, dos Estados Unidos, entrevistou 1000 empresas que precisam constantemente contratar profissionais de tecnologia. O resultado apontou que 90% delas enfrentaram grandes dificuldades para encontrar alguém experiente em Linux.

Carreira em TI

Com tanta procura e pouca oferta de profissionais, os salários dos especialistas no sistema operacional do pinguim estão em expansão.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Mas afinal, o que faz um profissional Linux? Por que é tão requisitado? São vários os motivos! Quem mexe com este sistema operacional open source não só tem à disposição várias vagas de trabalho como também pode atuar em diferentes nichos de mercado.

O Linux é utilizado em muitas aplicações e seu uso é recorrente nos diversos campos da tecnologia. Pode ser requisitado, por exemplo, para desenvolver um sistema web, para criar um banco de dados ou construir uma infraestrutura em cloud (nuvem).

Neste post, vamos listar as principais áreas que um profissional de TI pode atuar se tiver conhecimento em Linux. Venha com a gente!

1. Segurança da informação como inicio da Carreira em TI

A questão da segurança está cada dia mais no centro das atenções do mundo da tecnologia e as empresas não param de contratar profissionais nessa área. Quem domina Linux tem uma grande vantagem para conquistar um bom emprego.

Leia também ...   Sistema Linux: Um guia para otimizar a performance

Isso porque muitos softwares de segurança, como os programas de simulação de ataque, de análise de dados ou de servidores web, são construídos com base em Linux.

Ou seja: o profissional especializado tem na área da segurança um campo de atuação em crescimento e muito valorizado. Porém, vale ressaltar que não basta apenas conhecer o Linux para se dar bem nesse nicho.

Como segurança é uma área extremamente complexa, é importante que o profissional adquira outros conhecimentos para se destacar no mercado.

2. Administração de banco de dados

Banco de dados é o centro nervoso de uma empresa, é o coração de qualquer administração moderna. É no banco de dados que estão armazenadas todas (ou quase todas) as informações corporativas. Por isso, precisa ser cuidado por profissionais competentes e capacitados.

Boa parte dos bancos de dados atuais rodam com o sistema Linux. É o caso do PostreSQL e o MySQL. Como esses bancos de dados são muito populares, é comum encontrar empresas em busca de profissionais especializados em Linux para administrá-los da melhor maneira possível.

Um administrador de banco de dados realiza diversas atividades em sua rotina. Entre elas: gerenciar níveis de acesso dos usuários, desenvolver a documentação do sistema, testar e monitorar a performance do banco e analisar o desempenho dos servidores.

3. Atendimento ao cliente como carreira em TI

Com o desenvolvimento e a disseminação da internet, muitos programas de computador atualmente são vendidos na estrutura de cloud computing (nuvem). Dessa forma, as empresas ganham em escala e conquistam muito mais consumidores.

Para dar conta da demanda e prestar um serviço de qualidade, as empresas precisam oferecer um suporte altamente especializado a seus clientes.

Leia também ...   Usar o dpkg para opter informações sobre pacotes .deb no Ubuntu

Isso é bom para os profissionais de Linux. Muitos desses softwares que rodam na nuvem (SaaS) funcionam em servidores de base Linux. Quem conhece o sistema operacional tem muito mais facilidade em atender a demanda dos clientes e solucionar qualquer problema que possa chegar até o suporte

Algo muito valorizado pelas empresas. Se você souber Linux, este é um excelente caminho a seguir.

4. Administração de redes

Instalar e administrar uma rede é algo muito mais complexo do que configurar um roteador, fazer a Wi-Fi funcionar ou “plugar” os cabos entre os computadores.

O administrador de rede tem como função gerenciar a rede local, instalar, configurar e dar manutenção aos sistemas operacionais e os serviços de infraestrutura em tecnologia da informação.

É este profissional que tem a responsabilidade de elaborar e desenvolver projetos em VoIP e até mesmo a integração da PABX. Ou seja: muitas oportunidades para o profissional de Linux.

Isso porque os ambientes de rede costumam ser gerenciados em sistemas operacionais, e o Linux é o preferido nesse campo. Graças à flexibilidade e capacidade de customização, o Linux é o ambiente ideal para administrar uma rede no dia a dia.

Quem sabe Linux tem portas abertas na área de administração de redes.

5. Suporte em data center

Uma das áreas que mais demandam profissionais especializados em Linux são os data centers. Data center, em bom português, quer dizer centro de processamento de dados.

Basicamente, isso equivale a uma infraestrutura física onde estão abrigados vários equipamentos de processamento e armazenamento de dados, além dos servidores e ativos de rede, como roteadores e switches.

Nos data centers, o Linux costuma reinar soberano. Muitos ambientes ao redor do mundo escolheram o Linux para ajudar a integrar todos os dados e equipamentos que ficam ali. E quem toma conta disso tudo? O profissional Linux.

Leia também ...   Cansado do Windows 8 ? Vamos criar um dual boot com Windows 8 e Ubuntu

O trabalho consiste em executar diversas tarefas. Entre elas, identificar e avaliar as necessidades dos clientes e dos colaboradores internos. Além disso, o suporte também analisa e corrige vulnerabilidades detectadas pela área de segurança da informação e se responsabiliza pela atualização dos próprios sistemas operacionais.

6. Consultoria em TI

O Linux é um sistema operacional livre, flexível e extremamente versátil. Quem domina o Linux, em consequência, também se torna um profissional versátil, podendo trabalhar em várias empresas e prestar diversos tipos de serviços.

Isso é fundamental para quem sonha em ter uma carreira de consultor. Em vez de lutar por um emprego fixo por anos na mesma empresa, que tal realizar trabalhos mais curtos em diferentes companhias?

Se você conhece bem o Linux, terá várias oportunidades pela frente. As empresas estão sempre demandando serviços como implementação de e-mails, instalação de VOIP e gerenciamento de VPS.

Para quem quer trabalhar com consultoria, o Linux dá liberdade, flexibilidade e permite que o profissional se adapte rapidamente às demandas de mercado.

Você já deve ter percebido que se dedicar ao Linux é uma excelente opção de mercado. Há bons empregos e vagas abertas, os salários estão aumentando e você poderá trabalhar em várias áreas diferentes. É uma excelente notícia, principalmente em tempos de economia fraca e desemprego no país.

Gostou das dicas sobre carreira em TI? Então, baixe este e-book e aprenda a dominar o Linux de uma vez por todas.

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x