LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Começando com Ubuntu Linux

Quer utilizar o Ubuntu Linux no trabalho todos os dias ? Pois bem, estou iniciando um série de artigos, para demonstrar como o Ubuntu Linux pode ajudar o seu currículo, e valorizar o seu perfil profissional. Vo chamar esta série de “curso de Linux”.

Este curso de linux, é destinado principalmente a usuários e administradores de sistemas. Vai ajudar a melhorar e mostrar rapidamente com encontrar e instalar o software no Ubuntu, assim como como atualizar, manter e controlar a segurança do seu sistema. Vamos mostra as maneiras mais eficientes de utilização de Ubuntu no trabalho, com algumas das ferramentas poderosas que estão ao seu alcance.

O objetivo deste curso de linux, é descrever de forma fácil e rápida conteúdos como:

Comandos

Comandos Linux, trabalhar direto no console, na linha de comando mesmo, demonstrando exemplos inteligentes de forma úteis para navegar pelas vezes assustadoras linha de comando do Linux.

Trabalhar com repositórios de Software

Métodos para fazer download e instalação de software personalizado, que são utilizados por sistema Ubuntu / Debian.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Recursos adicionais

Mostrar como encontrar informações úteis sobre Ubuntu, tais como listas que você pode inscrever-se, e outros recursos.

Como encontrar documentação local no linux

Vo mostrar como usar a ferramentas, e sempre ter ajuda sobre comandos e recursos.

Em fim, vamos ver como administrar um sistema linux, administrando serviços e servidores tudo via linha de comando.

Como a idéia é aprender a administrar servidores linux, neste curso de linux não haverá um grande número de screenshots. O que você vai aprender é um caminho mais rápido para usar o seu sistema Ubuntu Linux, Debian Linux, assim como o Linux em geral.

Ubuntu, Debian e Linux

Ubuntu é um sistema operacional baseado no Debian GNU / Linux (www.debian.org/). Debian início na década de 1990, e devido à sua maturidade, é considerado uma distribuição Linux líder em termos de estabilidade e segurança. O Debian também é conhecida para por sua forte adesão ao software livre (www.debian.org/intro/free). E o Ubuntu foi formado com esta base.

Debian deu origem não só para Ubuntu, mas muitas outras distribuições Linux, as lista completa de distribuição pode ser vista em (www.debian.org/misc/children-distros):

  • Xubuntu – Utiliza o desktop Xfce, sistema baseado no Ubuntu.
  • Kubuntu – Utiliza o desktop KDE, sistema baseado no Ubuntu.
  • Edubuntu – Um derivado Ubuntu para escolas.
  • Knoppix – Com desktop KDE, é um live CD baseada no Debian.
  • Kanotix – É um Debian live CD.
  • Damn Small Linux – Pequeno (50MB) live CD baseado no Knoppix.
  • Mepis – Live CD baseada no Debian e Ubuntu.

Xubuntu, Kubuntu, Edubuntu tem a mesma base da distribuição Ubuntu, a única diferença é o padrão dos desktops, por exemplo o Kubuntu utiliza o KDE Desktop e Adept Package Manager, que não estão instalados no Ubuntu, mas se voce quiser tem como instalar é claro. Edubuntu é voltada para aplicações educacionais, muitas aplicações não são instalados por padrão no ubuntu, nem precisa estar.

Cronograma de lançamento de versão do Ubuntu Linux

cronograma-de-lancamento-ubuntu-linux

Como o Debian e Ubuntu são sistemas de código aberto, com muitos softwares construídos sobre a Licença GNU GPL (www.gnu.org/copyleft/gpl.html), qualquer pessoa pode visualizar seu código fonte, modificar, e distribuir livremente essas alterações. Geralmente, a única exigência é que se respeitem os termos da GPL, que basicamente determina:

Qualquer mudança que você faça, devem ser disponibilizadas para que outras pessoas possam utilizar da mesma forma (ver www.debian.org/social_contract).

Você não tem apenas sistema livre que o mundo inteiro apóia, mas também tem um produto que está em constante evolução, é conduzido por pessoas com uma paixão pelo que fazem. Muitas outras distribuições Linux oferecem as mesmas vantagens, mas o Ubuntu tem certamente mais popularidade.

Observação: Você já se perguntou de onde em o nome Ubuntu (Edgy Eft) e Debian (Woody), veja o padrão destas convenções na nomenclatura da distribuição, descubra em https://wiki.ubuntu.com/DevelopmentCodeNames ou http://www.debian.org/doc/manuals/project-history/ch-releases.en.html

Esta é uma pequena introdução sobre o Ubuntu e Debian, claro que em um curso de linux, está é a aula onde qualquer aluno queria fugir, apenas históricos, sem qualquer linha de comando, mas este histórico tem que ser apresentado para reforçar a estabilidade da ferramenta que iremos apresentar aqui.

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

  • Antonio Pereira

    Muito bom seu blog. Vou indicar para pessoas que me perguntam sobre o tema. Sucesso!

    • pedrodelfino

      Obrigado pelo comentário Antonio.

      Estou sempre tentando preparar o melhor conteúdo.

      Valeu pela visita.

  • Durval Aquino da Silva

    Fui apresentado ao Ubuntu por um amigo meu, o Claudio, que especialista em Sistema Linux. Desde então, passei a usar o sistema e estou gostando muito. Após uma conversa com ele hoje sobre curso de linux on line, resolvi procurar e encontrei este site no qual já enviei e confirmei e-mail para receber o ebook.
    Abraços

    • pedrodelfino

      Muito, muito legal Durval

      Gostei muito de saber que o conteúdo livre o meu ebook vai te ajudar

      Aguarde que logo terei muitas novidades.

      Obrigado pelo comentário.