LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Comparando Ubuntu Linux com outras distribuições Linux

Após o primeiro artigo da série Curso Linux, (começando com Ubuntu linux) , vamos tratar uma questão que sempre está em palta antes de escolher a distribuição Ubuntu Linux para trabalhar no desktop ou no servidor. Qual é a diferença ?

Se você fizer login em uma sessão de linha de comando em um sistema Ubuntu e um Red Hat Enterprise ou Fedora Linux, verá poucas diferenças. Existem diretórios em comum assim como utilitários, com as mesmas funcionalidade.

Então, o que torna o Ubuntu Linux diferente de outras distribuições de Linux?

Uma das diferenças é a maneira de instalar o Ubuntu Linux.

A complexidade de inicialização e instalação de um sistema Linux foi reduzido a alguns cliques com o mouse na instalação do Ubuntu Linux , tornando alguns processos da instalação totalmente automática, onde qualquer usuário com conhecimento médio poderá realizar uma instalação Linux. Em sistemas com base no Red Hat, que é o caso do Fedora e CentOS por exemplo, o usuário tem um programa de instalação com muitas opções, tais como a criação de uma instalação para estação de trabalho ou servidor, assim como selecionar pacotes individualmente para ser instalados, e configurar opções administrativas.

Um dos motivos da popularização do Ubuntu Linux sem duvida nenhum, é a facilidade de fazer a instalação, e antes mesmo de instalar o usuário já saberá com o sistema será, pois o processo é realizado em um LIVE CD.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Outra grande diferença entre outras distribuições Linux e o Ubuntu está no gerenciador de pacotes, (trocando em “miudos”, o gerenciador de instalação e atualização de novos softwares).

Leia também ...   Como manipular repositórios do APT, no Ubuntu

O gerenciador de pacotes das distribuições Ubuntu Linux e Debian Linux, são praticamente a mesma, porém as implementações feitas no Ubuntu são significativamente diferentes, do Debian e também é diferente da maioria de outros sistemas baseados em Debian, todas utilizam o APT (Advanced Package Tool)

Você pode usa o APT para instalar, remover, consultar atualização de pacotes do tipo deb. Sistemas Linux baseado no Red Hat usam um sistema de pacotes chamado de RPM, para lidar com o mesmas tarefas de instalar, remover, consultar atualização.

Vamos aprender a trabalhar com o APT, no Ubuntu Linux, e isto servirá para o Debian também, os comando do APT são os mesmos.

Outra grande diferença é a forma como os sistemas trabalham no que diz respeito à iniciação, é a tela de login , desktop padrão, papel de parede, conjunto ícone, e muito mais. Neste ponto há uma grande diferença. Embora Red Hat e Ubuntu utilizem o mesmo ambiente no desktop (Window Manager), que é o GNOME, as ferramentas utilizadas, a localizações nos menus são totalmente diferentes.

O Ubuntu Linux tem uma abordagem muito simples, se você acabou de instarlar um sistema com Ubuntu Linux, não verá um grande numero de aplicativos disponíveis, porem tudo pode ser facilmente instalado, tudo esta a altura de um comando do APT.

O ambiente desktop é bastante simples e elegante, uma mistura de alguns dos melhores e mais funcionais aplicativos disponíveis para o desktop Linux.

É característica do Ubuntu Linux esta simplicidade, tem como objetivo não sobrecarregar o usuário.

Outra característica única de um sistema Ubuntu é a prática intencional do travamento da utilização do usuário root, utilizando o utilitário sudo (www.gratisoft.us/sudo/intro.html), que permite executar um comando como usuário root, para executar tarefas administrativas do sistema, falaremos muito sobre o sudo aqui no curso de linux.

Leia também ...   Como Instalar o JAVA (JRE) no Ubuntu 11.04 (Natty) usando PPA

O login com usuário root, da privilégios que permitem o acesso a qualquer componente do sistema. Seria fácil remover todo um sistema de arquivos como um usuário root, em um único comando, o Ubuntu Linux tenta limitar a utilização desta conta, liberando apenas em momentos em que é prudente.

A maioria das distribuições Linux exigir que o usuário efetue login como root, ou use o comando su para executar tarefas de administração, no entanto um usuário em um Ubuntu faz isso através do utilitário sudo, com o seu próprio login.

Ubuntu Linux tem características únicas, com suas vantagens e desvantagens, mas elas estão longe de ser limitadas. Ubuntu tem as ferramentas no lugar, e tem como permitir que você personalize, modifique e ganhe experiência, se é isso que você quer fazer. A idéia, é ter um sistema de fácil manutenção e seguro. Isto torna o Ubuntu um sistema rápido, direto e fácil de se familiarizar.

Então é isso, para ver o conteúdo do curso que já foi publicado, esta disponivel em Curso Linux.

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

  • Rene

    eu adoro ubunu

    • @Rene, Blz ? … sim … eu também gosto muito desta distribuição … to preparando alguns novos posts sobre ele aqui.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x