Criar Cloud privado com OwnCloud é fácil

OwnCloud é um software  que torna fácil de configurar uma nuvem privada em servidores. Isso permite que você e seus funcionários tenham acesso a arquivos de qualquer lugar, o controle sobre o servidor no qual residem os dados é seu. Esta é uma implementação de nuvem que vai ajudar muito no desenvolvimento de nuvens privadas, onde a infraestrutra de hardware esta em datacenter próprio, o OwnCloud é uma ótima solução de software para nuvem privada.

sidebar_sharing

OwnCloud inclui uma série de outros serviços, como contatos compartilhados, integração com fornecedores externos de armazenamento em nuvem como a Amazon, Dropbox e Google, e integração com servidores de armazenamento interno e dispositivos. OwnCloud ainda é jovem (2 anos), e alguns desses recursos não estão 100%, mas o desenvolvimento está progredindo em um ritmo rápido. Suas característica mais desenvolvidas é o compartilhamento de arquivos e sincronização, assim como calendário. Estas são ferramentas essenciais para a maioria das empresas de pequeno porte, por isso vamos ver como usar OwnCloud para estes serviços.

Cloud? O que é essa nuvem?

“Nuvem” é um termo de marketing. Isso tudo pode ser encarado apenas como computação cliente-servidor, como já utilizamos ao longo de décadas, o que mudou foi a facilidade de uso dos softwares. Nós usamos servidores web, servidores de arquivos e servidores de email todos os dias.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Trocando em “miudos”: Uma nuvem é um conjunto de tecnologias avançadas de servidor, que oferecem uma grande flexibilidade na gestão e alocação de recursos. Serviços de nuvem como Amazon aproveitam isso, os clientes compram armazenamento e serviços sob demanda, eles são capazes de escalar e descer quase que instantaneamente. Assim, os clientes não precisam comprar quantidades fixas de serviços, mas paga apenas por aquilo que realmente usam.

Leia também ...   Primeiro comando para executar após a instalação do Ubuntu

OwnCloud não corresponde ao nível de sofisticação da Amazon, é claro, mas permite uma variedade útil de serviços e flexibilidade sem a necessidade de grandes conhecimento em cloud.

A versão da comunidade OwnCloud não tem custos. Outras edições com custo vêm com recursos e suporte e avançado. Você pode baixar a edição grátis e instalar em seu servidor.

Existe documentação inclui instruções de instalação para Windows Server e servidores Linux. OwnCloud é um sistema Web, o que torna mais fácil a vida dos usuários porque tudo que eles precisam para acessar seu servidor OwnCloud é um bom e velho navegador. Mas os servidores Web são complexos de configurar, a parte mais difícil de usar o OwnCloud é instalação. A instalação é uma tarefa simples para qualquer administrador de servidor experiente.

Após a instalação, OwnCloud é fácil de administrar, por isso vamos dar uma rápida olhada.

Painel de controle principal

O painel do OwnCloud é simples com uma interface elegante. Não há menus complicados, porque nada vai além do nível superior, quando você clica em qualquer guia, todas as informações estão na frente, sem muitos cliques.

Como Criar usuários OwnCloud

Vamos criar alguns usuários e grupos, assim temos algo para brincar. Estes são independentes dos usuários do sistema operacional e não precisam de contas do sistema em seu servidor, o que é bom para a segurança.

Sempre defina uma cota de armazenamento para seus usuários, eles podem participar de vários grupos.

Arquivos compartilhados

Para configurar o compartilhamento de arquivos, clique na guia Arquivos. Você pode fazer upload de arquivos do seu computador, clicando no Up, e criar novas pastas clicando no botão New. Pode compartilhar uma pasta inteira, ou configurar o compartilhamento por arquivo. Normal !

Leia também ...   Samba 4 - Por que utilizar Linux como Servidor da sua rede Windows?

Criando calendários compartilhados no OwnCloud

Vamos criar um evento de calendário compartilhado clicando na guia Calendário. A primeira vez que você criar um calendário, ele irá pedir para indicar sua localização atual. Ele usa sua localização para corrigir automaticamente para fusos horários.  Em seguida, abra novamente e clique em Compartilhar, escolha os usuários ou grupos que você deseja compartilhar o evento.

Você também pode criar várias agendas. Isto é um pouco confuso, porque eles exibem todos no mesmo calendário. O truque é dar a cada calendário uma cor diferente. Para criar vários calendários clique no botão calendário no canto superior direito.

Há muitas coisas mais que OwnCloud pode fazer, e você não vai precisar ser um expert em tecnologia para configurar esse cloud privado, como gerenciar o armazenamento em rede, compartilhar arquivos via web sem a instalação de um software especial, colocar sua coleção de música em uma nuvem pessoal e ter suas músicas em qualquer lugar, e muito mais.

E você ? O que acha de ter um cloud privado ?

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

  • ROBSON SILVA

    Muito interessante sua abordagem sobre a solução nuvem privada, vale lembrar que a empresa que tem sua propria nuvem passa a ter gestão sobre a mesma, diferentimente das privadas onde não sabemos o que se passa dentro dela.

    Parabéns.

  • Gaspinha

    Ainda tenho uma dúvida: posso instalar own cloud no notebook com windows e acessar no navegador de um ipad que vou comprar viajando? Ou no Ipad vou precisar instalar novamente??
    Obg

    • Pedro Delfino

      Olá … sim você poderá acessar pelo navegador, mas o correto é instalar em um servidor.

  • Renato Souza

    Várias imagens não estão aparecendo. Verifique aí.

  • Renato Souza

    Várias imagens não estão aparecendo.

  • Antônio Carlos

    Muito interessante é verdade o que o colega falou antes não temos o controle dos arquivos no cloud privado é mais interessante instalar o nosso mesmo

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.