LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Distribuição Linux com Suporte Corporativo, será que vale a pena?

Na hora de definir o tipo de suporte para servidores Linux, o gestor responsável pela tomada de decisão pode ter algumas dúvidas. Uma das principais questões é se vale ou não a pena optar por uma solução paga.

Essa decisão impacta diretamente na estratégia de negócio, afetando o nível de investimento em TI e o retorno que ele trará no futuro. Portanto, para ajudar a compreender as diferenças e os aspectos de cada opção e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade e às necessidades da sua empresa, continue a leitura deste artigo!

Linux com Suporte Corporativo sera que vale a pena

As características e os diferenciais das soluções que cobram por suporte

Muitas empresas especializadas oferecem suas distribuições Linux mediante contratos de manutenção, que garantem:

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...
  • suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • atualizações regulares;
  • instalações de patches de correção.

Distribuições como Suse Linux, Red Hat Enterprise Linux e Oracle Linux são exemplos de produtos veiculados por meio de contratos de manutenção.

Opção de solução com suporte pago: Red Hat Enterprise Linux

Uma das mais conhecidas é a Red Hat, com sua distribuição comercial voltada para servidores, conhecida com RHEL (Red Hat Enterprise Linux).

A Red Hat deu origem à versão gratuita chamada Fedora Linux, mantida pela Comunidade de Software Livre. A partir daí, a empresa passou a investir na sua solução paga como carro-chefe de negócio na comercialização dos seus serviços, agregando o suporte ao produto por intermédio de contrato comercial.

Veja mais detalhes aqui nesse conteúdo: RED HAT: O QUE TODO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS LINUX DEVE SABER.

E também conheça a solução completa do CentOS no artigo: CENTOS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESTA DISTRIBUIÇÃO LINUX.

O contexto ideal para optar por soluções que cobram por suporte

Soluções pagas geralmente fazem sentido quando o nível de criticidade é alto, como por exemplo, servidores de bancos de dados que crescem rapidamente à velocidade de alguns terabytes — como o Oracle, por exemplo — ou servidores de aplicação web que atendem a centenas ou milhares de conexões simultâneas.

Leia também ...   11 aplicações Linux que sua empresa precisa, tudo grátis

Nessas situações, o suporte a servidores Linux comerciais é de grande valia devido à dimensão do parque de TI e à quantidade de servidores envolvidos.

No caso da Red Hat, a empresa também oferece sua solução para aplicações Java — o Jboss Enterprise Application — como middleware comercial.

O conjunto formado pelo trio RHEL – banco de dados – Servidor de aplicação é a grande aposta comercial da Red Hat, oferecendo uma solução completa e, assim, atraindo o cliente pela confiabilidade, compatibilidade e pelo suporte prometido.

Não esqueça também, que algumas soluções LINUX tem sua própria certificação, como é o caso da Red Hat e Suse, veja nos links abaixo:

As características e os diferenciais da solução gratuita

Já na escolha pelo software livre, ou melhor, por distribuições que são 100% gratuitas, não se pode sempre contar com uma estrutura de suporte por parte do fornecedor. Isso porque, na maioria dos casos, a comunidade é quem fornece suporte por meio de fóruns, blogs e trabalho de voluntários.

Ainda assim, distribuições livres também fornecem patches e atualizações, tal como acontece com as versões comerciais. No entanto, o gestor do negócio fica encarregado de, ele mesmo, estruturar ou contratar uma solução de TI que garanta disponibilidade e suporte à sua infraestrutura e aos usuários.

Existem grandes distribuições conhecidas pela maturidade e segurança, como o Fedora, falado anteriormente, o CentoOS — derivado do Red Hat —, Slackware, e a Debian Linux, a preferida da comunidade de software livre, conhecida pela estabilidade e segurança.

Opções de soluções gratuitas: Debian Linux e Ubuntu Linux

O Debian Linux pode ser baixado gratuitamente do website oficial, sendo possível fazer atualizações de pacotes on-line usando a ferramenta apt-get.

Veja também alguns artigos que podem ajudar:

Leia também ...   Como usar o Windows 7 em rede com servidor Samba

Do Debian, nasce o Ubuntu Linux, que tem conquistado uma parcela significativa do mercado. O Ubuntu tem caído no gosto de muitos usuários pela facilidade de uso, aliada à segurança herdada do Debian. Essa realidade vem gerando muitas oportunidades profissionais, aumentando o uso dessa distro no mercado, inclusive de desktops.

Obs: Ubuntu também tem hoje em dia suporte corporativo, veja aqui.

A escolha certa para cada empresa: Linux com suporte pago ou gratuito

Na hora de definir a solução a ser adotada, o gestor deve levar em conta alguns pontos, pesando sua relevância no contexto particular de sua empresa, como por exemplo:

  • adotar uma versão paga permite garantir o suporte para a estrutura de TI, suporte aos usuários e garantia de atualizações e correções de falhas;
  • adotar uma versão gratuita é possível, mas exige buscar, no mercado, opções que ofereçam profissionais capacitados para fornecer o suporte necessário à continuidade do negócio;
  • conhecer os detalhes dos contratos permite entender os direitos e deveres, a abrangência do suporte aos servidores Linux, e a certeza de que todo o ambiente estará coberto pelo acordo;
  • liberdade para instalar o software quantas vezes for necessário livrar a empresa de problemas relacionados a quantidades de licenças e outras limitações.

Como vimos, a decisão envolve fatores que vão desde as questões de licenças e coberturas até questões técnicas como atualizações e compatibilidade com o software que a empresa usa — seja um ERP, CRM ou outro.

Tudo isso deve ser levado em conta, embora o peso maior para a decisão seja, possivelmente, o modelo de suporte oferecido, pois essa questão impacta diretamente na escolha do software a ser adotado.

As oportunidades para profissionais especialistas em Linux

As demandas de suporte para distribuições livres têm apontado para uma grande abertura de mercado para empresas de TI e profissionais liberais que estão galgando carreira como especialistas em sistemas Linux.

Como solução de sistema operacional de servidores mais usada no mercado, o Linux abre grandes oportunidades profissionais para quem deseja oferecer um serviço de suporte diferenciado.

Leia também ...   Ferramentas para instalar softwares adicionais no Ubuntu Linux

São muitas as soluções que o Linux oferece, que demandam especialistas plenamente capacitados, como por exemplo;

  • servidor de banco de dados
  • servidor de e-mail;
  • servidor de arquivos Samba;
  • servidor de rede com serviços de DNS e DHCP;
  • servidor de Aplicações Java;
  • firewall;
  • servidores de Virtualização;
  • sistema operacional para desktop;
  • proxy e muitos outros.

Um curso de formação de Especialista Linux é um grande diferencial, tanto para uma empresa de TI — na qual os profissionais são preparados e certificados para oferecerem o melhor serviço de suporte — como para especialistas que prestam serviços e procuram se capacitar cada vez mais, de forma a oferecer um serviço diferenciado para seus clientes.

A instalação, a configuração e a utilização dos principais comandos e serviços oferecidos pelo Linux fazem parte da formação do técnico, que dará suporte aos servidores que usam esse poderoso sistema operacional. Ter essas habilidades não só é positivo profissionalmente como também contribui para difundir o uso do Linux nas empresas.

Conseguiu entender como oferecer um bom suporte para servidores Linux? Quer conhecer mais sobre formação de profissionais aptos a prestar suporte em servidores Linux? Então conheça nossa série gratuita de vídeos e aprenda, passo a passo, como dominar o Linux de uma vez por todas e se tornar um profissional expert!

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.