LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Implantação de Linux em empresas – Descubra como incentivar com 6 argumentos que não podem ser ignorados

Implantação de Linux em empresas hoje já é uma realidade, adotar Linux nos seus ambientes de servidores é ainda mais comum.

Mas, seja por falta de conhecimento ou até certo preconceito quanto a essa solução, trocar de sistema ainda é uma barreira difícil de vencer em muitas organizações.

Principalmente o medo de não conseguir manter um colaborador com conhecimento necessário para gerenciar a implantação de Linux, assim como a falta de conhecimento geral sobre o sistema podem levar um projeto de Implantação de Linux ao fracasso.

Buscar por uma formação completa de LINUX antes de iniciar o processo de implantação em cenário real é uma ótima alternativa, depois de ler as dicas desse artigo acesse o PROFISSIONAIS LINUX e assista uma aula 100% gratuita que tem exatamente o intuito de ensinar a iniciar nesse mercado de implantação de sistemas LINUX.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Claro que você está aqui lendo esse artigo e sabe de todas as barreiras de qualquer implantação em um setor de TI, mas hoje vamos te ajudar a mudar um pouco esse cenário, para deixar a sua Implantação de Linux bem mais simples.

A verdade é que o Linux oferece uma série de vantagens para uma empresa quando adotado como principal sistema operacional, tanto no seu ambiente de datacenter quanto nas estações de trabalho dos usuários.

como incentivar a adoção de LINUX nas empresas

Portanto, neste artigo, vamos te mostrar como incentivar os gestores e usuários da sua empresa a adotar Linux como principal sistema operacional do ambiente. Esses argumentos com certeza farão todos reverem seus conceitos sobre essa solução. Então, vamos lá?

1. Redução de custos com licenciamento

Para incentivar os gestores da empresa a iniciar uma implantação de Linux, o argumento mais forte com certeza é a alta redução de custos que o sistema oferece, quando comparado com as opções tradicionais.

implantacao de linux Redução de custos com licenciamento

Como o Linux é um sistema operacional de código aberto, ao iniciar a sua implantação de Linux o custo com licenciamento não será um problema.

Leia também ...   Windows 8 vs Ubuntu - Comparando o novo Windows com o Ubuntu Linux

Ou seja, não há custo algum de instalação. Algumas empresas até customizam versões do Linux, criando distribuições específicas e oferecendo um contrato de suporte mensal, mas isso é opcional.

De fato, a opção de assinar o contrato de suporte é comum para que a empresa tenha um apoio adicional, caso algum problema grave venha acontecer.

Normalmente, o que acontece é que as empresas adquirem tais contratos de suporte para os serviços mais críticos, como servidores, e instalam versões sem custo algum nas estações de trabalho.

Ainda assim, o valor do contrato é muito menor quando comparado a um sistema operacional de servidor, como o Microsoft Windows Server e todas as suas licenças necessárias para funcionamento.

2. Implantação de Linux traz mais segurança

Outro argumento muito forte para incentivar gestores e usuários a adotar o Linux é a segurança oferecida por essa solução.

O núcleo do sistema operacional, conhecido como Kernel, é altamente reconhecido pela sua segurança e estabilidade. E isso é tão comum que a maioria dos dispositivos de segurança de TI tem na sua base um sistema operacional Linux.

Implantacao de Linux traz mais seguranca

Assim, sendo um sistema muito mais seguro, o Linux possui realmente poucos tipos de ameaças, como vírus ou falhas na segurança. Exatamente o contrário dos sistemas operacionais ainda mais utilizados nas estações de trabalho.

Além disso, por ser um sistema muito estável, o Linux praticamente não tem problemas de travamento — nem aquelas lentidões aparentemente inexplicáveis, que prejudicam o desempenho dos sistemas e, consequentemente, a produtividade do pessoal.

3. Disponibilidade de programas e aplicativos

O Linux também possui uma grande variedade de programas e aplicativos — e o melhor, a grande maioria deles é gratuita.

Existem diversas versões similares ao Microsoft Office disponíveis para Linux, por exemplo, que conseguem abrir, editar e criar arquivos no mesmo formato.

E há também opções de poderosos editores de imagem, aplicativos de vídeo e uma grande variedade de jogos.

4. Mais possibilidades de personalização

Por ser um sistema operacional de código aberto, qualquer pessoa com conhecimento técnico pode personalizar seu sistema operacional, seja a nível de servidor ou estação de trabalho.

Leia também ...   Como instalar pacotes (softwares) no Ubuntu via APT

implantacao de linux Mais possibilidades de personalizacao

E essa flexibilidade permite à empresa criar regras de segurança, de processos ou modelos de trabalho padrão para seus servidores e estações de trabalho. Fazendo, assim, com o que ambiente da rede corporativa tenha exatamente o que a empresa precisa.

Tal possibilidade de personalização fez com que o Linux se tornasse base para muitos outros sistemas operacionais, de diversos tipos de aplicação. Grandes fabricantes, como IBM, HP e Google hoje usam o Linux na base dos seus sistemas.

Aliás, outras empresas personalizam tanto o Linux, para se adequar às suas necessidades, que acabam quase criando um novo sistema operacional, totalmente orientado a atender as necessidades específicas do seu negócio.

5. Acesso fácil a diversas comunidades

Alguns profissionais têm receio em adotar Linux pois ficam com medo de não encontrar mão de obra qualificada no mercado. Ou por acreditarem que podem ter um alto custo com suporte quando necessário.

A verdade é que a mão de obra em Linux cresce exponencialmente, e de forma proporcional à sua adoção pelo mercado.

Além disso, o Linux possui a maior comunidade de desenvolvimento colaborativo do mundo.

Acesso facil a diversas comunidades implantacao de linux

Justamente por ser um sistema operacional de código aberto, muitos profissionais são atraídos para trabalharem em conjunto em vários países, desenvolvendo novas soluções e buscando melhorar as já existentes.

E essas comunidades são fundamentais para alavancar o desenvolvimento das distribuições, e para ajudar profissionais de todos os níveis a trocar experiências, tirar dúvidas e encontrar soluções para possíveis problemas.

E, novamente, tudo isso pode ser acessado de forma gratuita, ou seja, sem nenhum custo de suporte.

6. Google e outras potências como referências

Até aqui, o seu pessoal ainda não se convenceu? Bom, muitas pessoas se incentivam mais quando têm alguma referência, que lhes passasse mais confiança sobre as soluções que pretendem adotar.

Pois bem: justamente por conhecer do negócio e das vantagens desse sistema operacional, a maioria das gigantes da tecnologia já adota o Linux.

Tanto nos seus ambientes de trabalho quanto nas soluções que elas oferecem.

Leia também ...   Software livre, muito alem da economia financeira

google-empresa-que-utiliza-linux

Alguns exemplos dessas empresas são o Google, o Twitter, o Facebook, a Amazon, a IBM, a Wikipédia e até mesmo o McDonald’s.

Além disso, outro fato interessante é que muitos dispositivos que nós já utilizamos hoje têm como base do seu sistema o Linux.

É o caso de diversos smartphones e tablets, os mais recentes relógios inteligentes, muitos carros — que utilizam Linux nos seus sistemas de navegação —, e até a bolsa de valores de Nova York, que opera seus sistemas em Linux.

Enfim, ao adotar Linux no seu ambiente de TI, a empresa estará contando com soluções mais confiáveis e robustas. Economizando em licenciamento, tendo um ambiente mais estável, seguro e ainda um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

E a adoção do Linux também pode ser o primeiro passo para a organização adquirir seu selo de Green TI, comprovando para o mercado sua preocupação com a sustentabilidade.

E, é claro, ainda podendo utilizar esse reconhecimento como estratégia de marketing!

E então, gostou do post? Quer saber ainda mais sobre como incentivar a adoção do Linux na sua empresa?

Então aproveite para iniciar hoje mesmo, comece participando do PROFISSIONAIS LINUX, pode acessar AQUI nesse link para participar de uma aula 100% gratuita.

Essa aula irá te colocar no caminho mais curto para aprender LINUX de forma profissional e totalmente focado em implantação e administração de sistemas LINUX

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.