No Linux – Modo bom, é o modo texto.

No Linux, o melhor modo é o modo texto.

Calma, eu vo explicar:

Seguinte, vamos imaginar uma situação, você está começando a utilizar Linux, e claro você é um administrator de redes, ou seja, vai precisar configurar um proxy, um firewall, um servidor de e-mail, dns, e afins, mas … Já tem experiências com Windows 2003 por exemplo.

Aqui vem a pergunta que não quer calar: Você se imagina configurando estes serviços comentádos acima sem um MOUSE ?

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Então? e agora ? vai correr ?

Pode acreditar, tem muita gente que corre mesmo, tem muitos administradores de rede que sabem que o Linux é uma ótima ferramente para redes, ( não vou nem entrar em detalhe, que se discute a anos, se o windows é melhor que o Linux ou se o Linux é melhor que o Windows) o caso é que no Linux a melhor forma para se administrar um servidor de rede, é utilizar o modo texto, o console mesmo, sabe o como é ? tipo assim, um sistema baseado em comandos. Eu sei que o pessoal que tem experiência com Linux vai achar que eu estou louco, mas é fato, tem muitas pessoas que estão procurando aprender administração de redes em Linux, mas não querem utilizar o modo texto.

Ok, eu vou confessar, estou escrevendo este post no modo gráfico.

Vamos relembrar, estamos falando sobre administração de servidores, eu utilizo modo gráfico no meu notebook, no meu desktop, mas para administrar qualquer servidor, nada melhor do que abrir um console no modo gráfico.

Leia também ...   7 Gerenciadores de Pacotes para LINUX que você deve conhecer ( + 58 comandos com exemplos de utilização)

Não vamos ser tão radicais assim, eu não sou louco o bastante para navegar na web, acessar e-mail, tudo no modo texto, isso é loucura, é claro que já precisei e funciona muito bem.

Continuando a discussão do modo texto, tenho algumas dicas para os iniciantes neste ambiente:

1) Não tem como, você vai ter que aprender a utilizar o modo texto, apesar de existir muitas ferramentas boas para o modo gráfico, até via web como o webmin, o modo texto sempre será mais rápido.

2) O Linux é basedo em arquivos de configuração no formato texto, (isto parece óbvio né !) então você vai precisar de um bom editor de texto, eu utilizo o vim, é muito bom e simples.

3) Aprender os comandos básicos: Os comandos básicos de navegação no sistema você tem que saber, tipo assim decorado mesmo, os demais comandos não sei quantos são ( mas posso garantir são muitos ) terá que aprender com o tempo, e como muito treino é claro.

4) Minha ultima dica, utilize a tecla TAB: Toda vez que eu ministrei cursos de Linux, eu sempre comecei a primeira aula informando os alunos, a tecla TAB é sua amiga, é sua companheira e vai te ajudar nas horas que sua memória faltar.

Resumindo: Para quem não sabe a função da tecla TAB, ela faz um “autocomplete” de comandos ou nomes de arquivos.

Por exemplo, seu eu precisar editar o arquivo /etc/network/interfaces , podemos utilizar:

vim /etc/network/inter [tecle TAB]

Já vi muito isto:

vim /etc/network/interface

A falta de um “s” muda tudo, pois o arquivo /etc/network/interface não existe, se a tecla TAB fosse pressionada o problema estaria resolvido.

Leia também ...   7zip - Como instalar e usar no Linux e ter arquivos de 30-50% mais compactos que o formato zip

E você o que acha ? o modo texto é um problema ou uma facilidade ?

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

  • Emygdio Cadima

    Tem toda a razão, texto é melhor para muita coisa.
    Mas pode usar o rato tambem em modo texto (consola), usando o pacote “gpm”.
    É muito útil ter tambem o rato, especialmente em operações de “corta-cola”.

  • Lcg

    É um retrocesso. É como voltar aos tempos do DOS

    • ysraelbendavid

      Não é retrocesso, é segurança. Em servidor, não há modo gráfico para trabalhar é no prompt; ou você sabe trabalhar em modo texto ou você está ultrapassado, você é o retrocesso.
      Além do que saber modo texto é dominar a máquina, o verdadeiro poder! Modo gráfico por si, é melhor usar o Windows.

      • Gerson Lima

        O melhor mesmo é o saber de todas as formas, ainda porque somos da área de TI, área técnica, temos sim de saber os modos mais malucos para podermos fazer jus ao nosso ofício. Talvez para alguns possa ser isso ou aquilo, mas no final das contas o melhor mesmo é ter estudado e apreendido o que se precisará para fazer o bom uso e garantir o lado profissional.

  • Dá pra fazer tudo no modo texto com a mesma facilidade que no modo gráfico, usando o links com a opiçao -g vc navega na web com imagens no modo texto, o mcedit é um excelente aplicativo de ediçao de texto, e ótimo para programadores em python, shell script, etc.

  • Nilson

    No meu notbook o Linux educacional 4.0 ; não consigo acessar internet sem fio,só tá aceitando com fio. Como habilitar novemente, já que a interface sumiu? Se puder me envie resposta,agradeço!

  • concolato

    Realmente e disso que estou precisando, aprender tudo no modo texto, confesso nao sei nada de linux, mas quero aprender esse sistema tao interessante.

  • Sou do tempo do DOS E embora com o Windows tenha esquecido a maioria dos comandos acho que o terminal é a melhor a mais segura ferramenta para administrar, mas como você disse tem que decorar e treinar e o tempo encarrega-se do resto.

  • Julio

    Vejo muito mimimi de que algo é melhor, ou tal coisa é melhor, ou isso é pior…. Não passa de gosto e tipo de uso.

    Se estamos falando de servidores, devemos lembrar que ambiente gráfico onera memoria e processamento(lógico que ambiente gráfico carrega aplicações em modo gráfico) . Ambiente em modo texto também tem seu gasto de memória e processamento, mas claro que nem tem como comparar. O uso de um ou de outro depende exclusivamente da finalidade a qual aquela estrutura será utilizada, além de outros fatores como profissionais que conheçam aquela tenologia, ferramentas intuitivas, etc. Não se pode ser leviano em somente levar em consideração alguns pontos para se tomar uma decisão na hora de planejamento e implantação de uma infra.

    Agora se a conversa é desktop ai é totalmente inevitável o uso de ambiente gráfico, já que além de ser mais intuitivo, é mais produtivo em alguns pontos e também flexível.

    Antes de mais nada.. trabalho com ambiente linux e já trabalhei em ambiente windows e em ambos cada necessidade é atendida por um ambiente que lhe dê maior produtividade.

  • Yunis

    Bom eu utilizo muito o modo texto, e por diversas vezes e dependendo da distro eu prefiro configurar a rede pelo modo gráfico. Mais acredito que seria como dirigir carro, quem consegue configurar redes no modo texto o modo gráfico e muitooooo fácil.

    Abraço a todos.

  • Rodrigo Maciel

    Modo Texto é muito melhor! É só questão de praticar e tudo fica muito mais fácil.

  • Mayck

    Já usei o vim no começo achei os comandos difíceis pra quem tá acostumado com editor de texto Microsoft depois de um certo tempo vc vai pegando o jeito mas parei de treinar por falta de conteúdos pra estudar e tempo, essas manutenções diárias come todo meu tempo mas sem dúvida Linux é muito bom

  • Flavio H O Basilio

    Sou iniciante, mas tenho aprendido muito. tenho feito algumas configurações e
    instalações tudo no modo texto…acho muito bacana o modo texto

  • DIEGO

    E segurança para o servidor pois se o hacker invadir tem que dominar o modo texto!!! O modo grafico não deve existir dentro do servidor ou para servidor!!! Quanto mais especifico o conhecimento melhor!!!

  • Celso

    Muito bom o artigo. Gostaria de saber se esse curso Linux eu conseguiria montar uma VPS para hospedar programas feitos com PHP. Ou se você teria algo nesse sentido mais específico. Obrigado.

  • Realmente, o Linux no modo texto é mais poderoso, é leve, rápido e você sabe tudo o que está acontecendo. Gosto do editor nano e do mcedit. O vim tenho que treinar. Mas acho que dá pra encarar. Aproveitando, alguém conhece algum editor estilo note++ para o modo texto do Linux?

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.