LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Monitoramento de Sistema Linux – Como fazer e 4 Ferramentas que você poderá usar

Você conhece as consequências da falta de fazer o monitoramento de sistema Linux corretamente?

Todo e qualquer sistema, sobretudo em um ambiente corporativo, está sujeito a sofrer alguma lentidão ou até mesmo ficar inoperante. Para solucionar esse tipo de problema é necessário descobrir a sua raiz.

O meio mais eficaz para detectar a causa de um problema obscuro é fazer o monitoramento do sistema adequadamente, função que cabe ao administrador (Sysadmin) cumprir com rigor e atenção.

Monitoramento de Sistema Linux

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Agora que você já tem alguma noção da importância em monitorar o sistema Linux, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema?

Neste artigo você saberá o que é necessário para poder desempenhar esse papel corretamente e conhecerá algumas ferramentas que serão um grande diferencial. Vamos lá?

Qual é o nível de conhecimento necessário para fazer o monitoramento de sistema Linux?

Antes de falar sobre as ferramentas, vamos abordar brevemente as atribuições de um Sysadmin. Desse modo você saberá como se qualificar para crescer no cargo e, acima de tudo, ser capaz de dominar o sistema a ponto de monitorá-lo.

Para começar, um dos principais conceitos que um iniciante na carreira de TI deve entender é o da senioridade de cargos. A partir do momento em que o novato em Linux se torna profissional, a sua meta passa a ser o cargo de administrador.

A primeira classe do Sysadmin exige o domínio de tarefas básicas, como navegar pelos arquivos do sistema, usar alguns comandos primários, instalar aplicações e criar usuários.

Quando o administrador adquire esses conhecimentos, ele está preparado para subir de nível, ou seja, se tornar um Sysadmin Júnior.

Leia também ...   Carreira em TI - 6 serviços que um profissional Linux pode executar

Em todos os cargos que o profissional da área vier a assumir, é importante ter em mente que sempre se pode aprender mais e que o conhecimento deve ser buscado a todo momento.

O mercado é bastante “cruel” com o profissional acomodado, sem contar que ficar estagnado em uma ocupação gera desmotivação e descontentamento com o emprego.

Quais são as atribuições do administrador de sistemas Júnior?

O profissional deve estar familiarizado com o gerenciamento de arquivos das configurações do sistema, compartilhar recursos, ter noções das ferramentas básicas de um administrador Linux e ter conhecimento sobre redes.

Para não permanecer na posição de Sysadmin Júnior até o fim da carreira, é preciso focar na capacitação, participar de eventos, fazer cursos e treinar para conseguir a certificação LFCS (Linux Foundation Certified System Administrator).

O que um Sysadmin Pleno deve dominar?

Um administrador de nível Pleno deve saber como instalar e configurar o sistema Linux, gerenciar processos e serviços, ter um conhecimento mais avançado sobre os fundamentos da Segurança da Informação e ter domínio sobre algumas linguagens de programação (como o Python e Perl).

Fora essa bagagem toda, o Sysadmin de nível intermediário/avançado deve se atentar aos cursos de segurança em Linux (LFS 416), ter conhecimento sobre fundamentos da administração de sistemas Linux e redes (LFS 311) e se qualificar para conseguir a certificação LFCE (Linux Foundation Certified Engineer).

Quais são as responsabilidades de um sysadmin Sênior?

Aquele que assume a ocupação de administrador de sistemas Sênior deve possuir um alto conhecimento técnico para criar e tomar a frente dos processos.

Tamanha liderança não se deve apenas a isso, mas também para assumir atribuições mais críticas, como propriamente o monitoramento do sistema.

Somente um Sysadmin experiente e bem capacitado pode criar um sistema de monitoramento eficiente e seguro, afinal, para alcançar a excelência na função é preciso se especializar ainda mais, participando de treinamentos que venham a aprimorar o conhecimento em arquitetura (LFS 422), otimização de performance (LFS 426) e automação (LFS 430).

Leia também ...   Carreira de Administrador De Sistemas LINUX - Os TOP 4 Motivos Que Você Precisa Considerar Antes de Investir Seu Tempo e Dinheiro Nessa Área

Logicamente o Sysadmin não pode achar que a jornada acaba por aí, porém, para corresponder às expectativas da empresa, garantir a qualidade dos serviços e ser capaz de montar um robusto sistema de monitoramento, adquirir esse conhecimento é um ótimo começo!

Quais são as futuras ferramentas?

Agora que você já sabe que caminho percorrer para conseguir alcançar o mais alto nível dessa excelente carreira de Sysadmin, que tal conhecer algumas ferramentas essenciais para fazer o monitoramento de sistema Linux? Confira abaixo 4 ótimas aplicações das quais o administrador de sistemas deve se familiarizar.

1. Nagios

O Nagios é uma das aplicações para monitoramento mais populares do mercado. As vantagens já começam pelo fato de ser um software livre e open source, ou seja, com o auxílio de um especialista é possível contar com uma solução mais robusta e customizada!

Atualmente existem 3 produtos de software Nagios que a sua empresa pode adotar:

  • Nagios XI: usado para monitorar elementos de infraestrutura (sistemas operacionais, protocolos de rede, aplicações etc.);
  • Nagios Log Server: simplifica o processo de busca de dados log, além de criar notificações para alertar o Sysadmin quando houver uma ameaça;
  • Nagios Network Analyzer: esse software faz um monitoramento contínuo de todas as fontes de tráfego na rede e potenciais ameaças, fornecendo relatórios detalhados.

Vale salientar que o Nagios oferece nada menos que 500 tipos diferentes de addons para aprimorar o seu sistema de monitoramento.

Página oficial: nagios.org

2. ALERTA

Como o próprio nome diz, trata-se de um sistema que gera alertas a partir de diversas fontes — graças ao seu recurso de integração compatível com diversas aplicações, dando adeus aos alertas por e-mail.

Leia também ...   Distribuição Linux - Dicas para escolher a melhor e iniciar de uma vez por todas

Para o Sysadmin que se especializou na linguagem Python, é possível programar os eventos do sistema e então direcionar alertas que podem ser visualizados a partir da linha de comando ou do console web otimizado para desktop.

Página oficial: alerta.io

3. RRDtool (Round Robin Databases Tool)

O RRDtool é uma ferramenta para base de dados RRD, conhecida por armazenar informações de forma permanentemente compacta. Essa aplicação permite a criação e a modificação da base de dados RRD e a apresentação dos dados em forma de gráfico, facilitando a análise.

É uma ferramenta ideal para monitorar determinados tipos de dados, como a temperatura das máquinas, a largura de banda na rede, as conexões em uso, a carga dos servidores e muito mais.

Página oficial: oss.oetiker.ch

4. Dash

Dashboards são extremamente úteis para ter rápido acesso a dado e às representações desses dados em gráficos intuitivos e em tempo real.

Com o Dash o seu monitoramento de sistema Linux poderá ser acompanhado por meio de um web dashboard, que poderá ser acessado de qualquer lugar, ocupando apenas 1MB de disco!

Página oficial: github.com

Você acabou de aprender os principais detalhes que levam um Sysadmin a obter êxito ao criar um mecanismo de monitoramento de sistema Linux e, também, conhecer 4 ferramentas incríveis para torná-lo ainda mais eficaz.

Se você gostou do conteúdo e deseja receber gratuitamente as próximas novidades no seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x