LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Novos usuários do Linux – 6 perguntas que sempre fazem [ Aqui a resposta ]

Novos usuários do Linux sempre tem alguma pergunta a fazer sobre o sistema, e claro quando estamos iniciando um novo aprendizado isso é totalmente normal, e inclusive gosto de compartilhar respostas de perguntas que recebo por email.

Como temos acompanhado nos últimos materiais, o Linux é um sistema operacional bem poderoso mesmo novos usuários do Linux sabendo disso é sempre bom reforçar alguns pontos.

Já falamos também sobre mitos do LINUX aqui, se você é um desses novos usuários do Linux iniciando sua aventura nesse sistema operacional, já focando em trabalhar com LINUX de forma profissional, é bom conhecer também esse artigo aqui.

O Linux tem ganhado um espaço cada vez maior em empresas que procuram redução de custos com licenciamento, assim como mais segurança e confiabilidade nos seus sistemas.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

novos usuários do linux perguntas que sempre fazerm

Já vimos quais argumentos podem ser utilizados para incentivar gestores a adotarem esse sistema sem receios. Ainda assim, ao iniciar o uso do Linux nas organizações, ou mesmo na hora de provar o seu valor, existem algumas perguntas que os novos usuários do Linux costumam fazer.

Portanto, neste artigo vamos ver quais são esses principais questionamentos e como respondê-los. Continue lendo e confira!

1. Os novos usuários do Linux querem saber quem distribui  o Sistema operacional.

Primeiramente, é preciso deixar claro que o Linux não é produzido por uma única empresa. Seu núcleo — conhecido como Kernel — foi criado justamente para ser compartilhado com qualquer pessoa ou organização que deseje aprimorar o projeto.

Kernel do linux

Sendo assim, existem diversas empresas, grupos informais e profissionais que podem criar suas próprias distribuições e oferecê-las para o mercado.

É claro que algumas acabam desenvolvendo soluções mais completas e robustas que outras. Tendo, assim, uma comunidade maior de usuários e até mesmo colaboradores, o que resulta em distribuições de mais destaque.

E é essa característica que faz o Linux ser reconhecido como uma plataforma de código aberto. Ou seja, qualquer profissional ou empresa pode customizar a ferramenta, desde que tenha conhecimento suficiente.

Leia também ...   Curioso para conhecer o Linux? 5 maneiras de experimentar o Linux sem colocar o seu Windows em risco

2. O Linux é gratuito?

Essa é outra dúvida muito comum entre os usuários do Linux. Na verdade, a maioria das distribuições são oferecidas de forma gratuita, e as pessoas não compreendem como uma empresa pode sobreviver sem cobrar pelo seu produto.

Como dissemos, uma distribuição Linux pode ter diversas origens. Muitas comunidades que criam distribuições são formadas por profissionais voluntários, que se juntam no seu tempo livre para desenvolver uma solução cada vez melhor. Seja pelo aprendizado ou um objetivo pessoal.

E muitas dessas comunidades pedem contribuições espontâneas para seus usuários, apenas para cobrir algumas despesas pertinentes à gestão do negócio. Mas não há, de fato, um custo de funcionários ou programadores, pois todos os envolvidos são voluntários.

Outro tipo comum de distribuição vem de empresas grandes e renomadas do mercado. Essas costumam ter dois tipos de distribuição: uma totalmente gratuita, recomendada para as estações de trabalho e computadores pessoais, e outra mais robusta, oferecida com um contrato de suporte, atualizações e garantias de atendimento.

Para isso, tais empresas costumam desenvolver parcerias com grandes fabricantes de TI — tanto de hardware quanto de software — e conseguem ótimas receitas, garantindo um suporte especializado com prazos de atendimento.

Esse tipo de contrato normalmente é utilizado em distribuições usadas em servidores ou equipamentos críticos para o negócio, RedHat é um bom exemplo.

foto da sede da redhat linux

3. Novos usuários do Linux encontram muitas dificuldades?

O Linux já foi mais complicado de aprender. No seu início, sua utilização se baseava em ambientes de texto, e o usuário precisava ter um bom conhecimento de programação para poder utilizar seus recursos.

serviços de inicialização de slackware

 

Porém, com a evolução da tecnologia e o crescimento do Linux de um modo geral, a solução vem se assemelhando cada vez mais às ferramentas mais conhecidas do mercado, como o próprio Windows.

Hoje, o Linux já oferece interfaces gráficas agradáveis e altamente intuitivas, sendo uma solução de fácil adaptação e aprendizado por parte dos usuários.

servicos inicializacao linux open suse

4. O Linux é seguro?

Sim, o Linux é muito seguro. Seu kernel, por si só, já foi desenvolvido de uma forma altamente segura contra diversos tipos de ataques virtuais.

Leia também ...   Sistema Linux: Um guia para otimizar a performance

Além disso, por ser um sistema operacional de código aberto, cada empresa, profissional ou até mesmo o próprio usuário pode desenvolver suas próprias regras de segurança.

linux é seguro

Esse é um modelo muito diferente do Windows, por exemplo. No sistema operacional da Microsoft, quando uma vulnerabilidade é encontrada por um indivíduo mal-intencionado, essa falha pode afetar milhares de pessoas ao redor do mundo, que usam a mesma versão do sistema.

Já no Linux, as vulnerabilidades são individuais, já que cada usuário ou empresa pode desenvolver suas próprias regras. E essa diferenciação também dificulta o desenvolvimento de vírus ou arquivos maliciosos. Tanto que são raros os casos de ataques a esses sistemas.

5. É possível rodar programas do Windows no Linux?

Por padrão, os programas desenvolvidos para Windows não rodariam em Linux, por serem essas plataformas completamente diferentes.

Porém, há um aplicativo muito conhecido no Linux, chamado Wine, que funciona como uma espécie de emulador do Windows. Basicamente, ele permite que diversos programas funcionem no Linux mesmo que, originalmente, tenham sido criados apenas para Windows.

microsoft office funcionando no linux ubuntu

Com ele, de modo geral, os programas funcionam de forma satisfatória. Porém, vale ressaltar que não haverá nenhum tipo de garantia da empresa desenvolvedora dos programas de que ele funcione corretamente, com bom desempenho e de forma estável.

De qualquer forma, muitos softwares utilizados no Windows já possuem versões para serem instaladas no Linux. E, caso não seja o mesmo software, ainda existem diversos programas similares de alta qualidade que podem ser substituídos, desde o pacote Office até editores de imagem e vídeo.

É possível também você rodar o Windows dentro do LINUX, veja aqui o meu Ebook sobre VirtualBox.

6. Quem já usa Linux?

É muito provável que o próprio usuário que te faz essa pergunta já tenha usado Linux sem saber. Os servidores utilizados pelo Google para encontrar dados referentes à sua busca, por exemplo, usam Linux.

Leia também ...   Organizador de fotos – Como instalar o Shotwell no Ubuntu 10.04 lucid

Veja aqui nesse artigo: 5 GRANDES EMPRESAS QUE UTILIZAM SISTEMA OPERACIONAL LINUX COM MUITO SUCESSO

Os dispositivos multimídia utilizados em diversos carros também são desenvolvidos em Linux, assim como vários sistemas de televisores, aviões…

Enfim, há uma série de soluções sendo desenvolvidas hoje que tem o Linux como base. E justamente por ele garantir mais segurança, estabilidade e confiabilidade aos seus sistemas e dispositivos.

linux rodando nos carros da tesla

Veja aqui o artigo original sobre LINUX sendo utilizado nos carros da Tesla.

De fato, adotar Linux nos dispositivos de TI de uma empresa é uma atitude que traz uma série de benefícios para o negócio. Desde a melhor utilização do orçamento até a redução de riscos com incidentes por problemas de segurança.

Mesmo assim, muitos profissionais ainda demonstram certo receio, apenas por não estarem bem informados sobre as vantagens do Linux.

Por isso, é preciso que os gestores e a equipe de TI estejam preparados para esclarecer todas essas dúvidas e deixarem os novos usuários do Linux bem confortáveis e confiantes quanto a essa solução.

Você pode iniciar com LINUX ainda hoje, simplesmente acessando o Profissionais Linux, que é uma formação completa de LINUX onde eu ensino um passo a passo para você sair do ZERO e iniciar de forma totalmente profissional a trabalhar com LINUX, pode clicar bem aqui para assistir uma aula 100% gratuita 

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.