LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

8 Dicas para otimizar seus estudos do sistema LINUX e se tornar um profissional (Dica 3 e Dica 7 resolve um erro comum de quem está começando)

O estudante de Linux, sem sombra de dúvidas, escolheu uma das carreiras mais promissoras no mercado de TI atualmente. Por isso, fazer um curso de Linux está em alta, e a demanda por mão de obra nessa área só cresce.

Apesar disso, a quantidade de profissionais com experiência em plataformas open source ainda é pequena no Brasil. Mas o cenário está mudando. A versatilidade e a economia encontradas nessas plataformas estão atraindo a atenção das empresas.

como-otimizar-seus-estudos-do-sistema-linux-e-se-tornar-um-profissional.jpeg

Em pleno 2016, ano de recessão econômica, o mercado de TI no Brasil já esboçou crescimento superior à média global, sendo o que mais recebe investimentos na América Latina.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Então, para que você saia na frente e esteja bem preparado para as muitas oportunidades em Linux ainda este ano no Brasil, apresentamos neste post dicas poderosas, capazes de potencializar seus estudos no curso de Linux e turbinar sua carreira em TI! Acompanhe!

1) Tenha profundo interesse pelo conteúdo

Durante o aprendizado, estar fortemente interessado por aquilo a que você está assistindo, que está lendo ou mesmo praticando possibilita a absorção de um volume maior de informações. Além disso, esse interesse genuíno torna mais agradável o momento de relacionamento com o conteúdo do seu curso de Linux.

Isso ocorre porque estudar aquilo por que se tem interesse é inúmeras vezes mais prazeroso do que se ocupar tentando aprender alguma coisa por obrigação. Um conselho para o estudante dedicado, interessado, é planejar obter certificações em Linux ao longo da carreira e, desde já, ir se preparando.

2) Pratique imediatamente o que aprender no curso de Linux

Quem nunca ficou motivado ao aprender algo novo e, no dia seguinte, ficou frustrado por não se lembrar de quase nada? Pois é, isso ocorre devido ao longo intervalo de tempo existente entre o momento em que acessamos as informações e o momento em que as exercitamos na prática.

Leia também ...   Como Instalar o JAVA (JRE) no Ubuntu 11.04 (Natty) usando PPA

Praticar conteúdos estudados há pouco tempo fortalece sua capacidade de absorção e aprendizado, principalmente quando o objeto de estudo são códigos de programação, comandos e complexas configurações.

3) Procure entender, em vez de decorar

Em Linux, apenas decorar não funciona. Entender a função de um comando é tão fundamental quanto saber seu nome. Ao longo do curso de Linux, você perceberá que a capacidade de interpretação será muito explorada.

Por exemplo, o comando usado para criar diretórios, “mkdir”, é na verdade o resultado da contração de duas palavras, make (fazer) e directory (diretório). Obviamente, decorar é importante, mas no curso de Linux essa não deverá ser a principal estratégia do estudante.

4) Seja um aluno curioso

A curiosidade sempre conduz a descobertas, e, no curso de Linux, o aluno curioso, além de demonstrar estar interessado na matéria, expõe também seu comprometimento com o progresso da própria carreira no longo prazo.

Por exemplo, você está à procura de um comando que lhe mostre os arquivos que contêm determinado texto, e então você encontra o comando “grep”. A partir daí, você continua a pesquisar sobre esse comando, e então passa a conhecer suas funções, opções, outros comandos relacionados etc.

5) Não desanime ao ver o progresso dos demais

É comum, durante a jornada de estudos, você se sentir desmotivado ao ver quão longe outros profissionais chegaram e quão distante você está de alcançar o nível de conhecimento desejado.

No entanto, tratando-se de Linux, a amplitude de conhecimentos que o envolve é tão grande, que pode ser que alguém que você conheça tenha vasta experiência em redes, por exemplo, e você, em compilação de programas ou em configuração.

Isso significa que a régua para medir seu desempenho nos estudos do curso de Linux não deve ser a performance alheia, mas sim os seus objetivos já alcançados. Portanto, estabeleça-os, foque-os e faça autoavaliações ao longo do caminho para ser bem-sucedido.

Leia também ...   Duelo de titãs: qual é o melhor sistema operacional? Linux ou Windows

6) Fique atento às tendências do mercado

O poderoso mercado de TI, que, como vimos acima, cresce mesmo em meio à recessão econômica do país, está em constante evolução. A dinâmica de mudanças dessa área envolve as novas tecnologias em Cloud Computing, segurança da informação e Big Data, além do fenômeno da “smartização”, também conhecido como “internet das coisas”.

É importante estar a par dessas transformações do mercado. Consumir materiais diversos sobre o universo open source vai contribuir para você se manter atualizado, assim como a participação em fóruns on-line, comunidades, grupos de estudos de Linux, cursos e assinatura de revistas do gênero.

Adiantar-se às tendências permitirá um correto direcionamento de seus objetivos tanto nos estudos, como na carreira. Adiantando-se, você obterá resultados reais mais rapidamente.

Veja também o nosso ebook: Tendências para o Mercado de Tecnologia

 destaque-Ebook-Tendencias-mercado-de-ti

7) Entenda que software livre não significa software grátis

Quando se fala em “software livre”, automaticamente se associa o termo “livre” a “grátis”. Ledo engano. O termo “livre”, nesse uso, tem a ver com liberdade, e não com preço. Portanto, não se surpreenda ao ver alguém ou alguma empresa cobrando por materiais dessa natureza.

Operar um software livre significa não precisar de permissões especiais para acessar o seu código-fonte, nem para alterar esse código ou até mesmo distribuir cópias com as modificações realizadas. Esse, portanto, é o conceito de liberdade associado ao termo “livre” nesse contexto.

Tanto que a Licença Pública Geral (GPLv2), que estabelece normas para cópia, modificação e distribuição do Linux, permite que o ato físico, presente na distribuição de cópias de produtos desenvolvidos em Linux, seja cobrado. O ato físico, nesse caso, é caracterizado pela distribuição de software por meio de CDs, por exemplo, ou qualquer outro meio equivalente.

Leia também ...   Como usar os poderes do usuário root no Ubuntu Linux

8) Escolha um curso de ponta

Para garantir o crescimento do mercado de TI, muitos cursos têm surgido com a tarefa de capacitar mais profissionais para atuarem na área. Sejam presenciais ou a distância, esses cursos preparatórios visam, inclusive, preparar profissionais para obterem certificações Linux.

Como sabemos, o profissional de TI certificado é mais bem remunerado do que os demais, e, tratando-se de certificação em Linux, muito mais. Em Linux, as áreas mais requisitadas pelo mercado são administração de sistemas, desenvolvimento de aplicações e arquitetura e engenharia de sistemas.

O conselho aqui é filtrar, entre as muitas opções, cursos que sejam ministrados por profissionais experientes, com vasta vivência no mercado e que disponham de recursos didáticos flexíveis, como videoaulas, que se adaptam às necessidades do aluno.

Por fim, concluímos dizendo que, quando Linus Torvalds, em 1991, desenvolveu o núcleo do sistema operacional Linux, provavelmente não imaginava que essa ferramenta de uso colaborativo ganharia tanta importância em todo o mundo. Isso, sem dúvidas, ocorreu graças à superioridade do Linux nos critérios de objetividade, segurança e custo em relação aos sistemas operacionais.

Agora que você já sabe como otimizar seus estudos no curso de Linux, leia os 4 principais motivos a serem considerados antes de se dedicar à carreira de administrador de sistemas Linux!

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.