LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Quem utiliza Linux ?

Quem utiliza Linux

É fato, está em todos os jornais, o LINUX é utilizado cada vez mais pelas empresas privadas. No governo, a adoção ao sistema operacional do pinguim é muito maior. Qual é o motivo pelo qual estas empresas se redem ao LINUX ? Será que as soluções implantadas são compatíveis ?

Vamos deixar o governo de fora desta pergunta, que tal avaliar apenas as empresas privadas.

Muitas pessoas, ainda tem uma concepção errada sobre a adoção do LINUX, e sempre fica aquela afirmativa:

“A empresa xyz está utilizando LINUX porque é mais barato, e porque não querem pagar licenças para o Gil Gates”.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

A economia no pagamento de licenças, é primeira das inúmeras vantagens que podemos listar, mas dizer que é só mais barato, isto é muito pouco para descrever uma implantação, tempos que utilizar melhores argumentos, com por exemplo:

Argumentos para implantação de uma solução em LINUX

  • Maior velocidade: Você já imaginou o parque de computadores da sua empresa podendo trabalhar sem um anti-vírus ? (não estou afirmando que não existem vírus para Linux)
  • Economia em licenciamento: Você não terá mais aqueles pagamentos de licenças anuais, e nem mesmo quanto tiver que atualizar uma versão do seu sistema operacional ou qualquer programa. (OBS.: Existe muito programas comerciais para LINUX, porem não farei esta abordagem agora)
  • Facilidade na administração: Parece estranho dizer isto, mais administrar servidores LINUX é mais fácil do que parece, podemos utilizar o openssh para acessar qualquer servidor conectado a internet e trabalhar via console, como se estive sentado em frente dele.
  • Facilidade na atualização: Este é o item mais forte na minha opinião, a atualização na distribuição Debian Linux é realizada com um gerenciador chamado APT (Advanced Packaging Tool), que cuida de de todo o gerenciamento dos pacotes de softwares, é muito simples e eficiente. Quando uma nova atualização de um determinado pacote esta disponível podemos atualizar rapidamente, utilizando por exemplo o comando abaixo, para atualizar o pacote do nmap
Leia também ...   Cansado do Windows 8 ? Vamos criar um dual boot com Windows 8 e Ubuntu

apt-get update
apt-get install nmap

Caso você tenha que atualizar um software mais complexo com dependências de outros pacotes, como por exemplo o servidor Web APACHE, o comando não seria diferente.

apt-get install apache2

O APT é utilizado por distribuições Linux chamadas de Debian Like, a mais conhecida hoje é sem duvida o Ubuntu, ( o APT também foi adaptada em outras distribuições Linux)

Na revista INFO Exame deste mês, na coluna do JOHN C. DVORAK tem uma matéria com o seguinte titulo :

“Virei Fã no Ubuntu
Milhões gastos com Windows podem ser economizados.”

Vale a pena dar uma olhada.

Mas afinal, Quem utiliza Linux ?

No Brasil o maior e mais conhecido cado de sucesso de um implantação LINUX, é a CASAS BAHIA, com todo o suporte da Novell, confira o video abaixo.

Video Casas Bahia – Linux

Grandes empresa como, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lojas Renner, Carrefour, Droga Raia, em fim são muitas, todas fizeram uma implantação com respeito ao usuário final.

Está saindo na mídia a toda hora:

Empresas estão montando ONG pró-Software Livre .

Empresas se rendem ao Linux cada vez mais, como mostrou o portal da Exame.

Casas Bahia por exemplo, tem terminais inteiramente Linux em seus pontos de venda assim como as Lojas Renner.

Vá com calma

Não adianta chegar em um sábado ensolado, formatar 25 computadores da sua empresa, e instalar Ubuntu, isto não vai resolver, o usuário final sem duvidas vai derrubar você e todo o seu projeto.

Se quiser implante o Linux, mas implante direito.

Empresas grandes estão implantando Linux, isto quer dizer que é caro ?

Inúmeros estudos tentam provar que uma implantação de solução Linux, tem maior custo que uma implantação de um outro sistema.

Leia também ...   Criar Cloud privado com OwnCloud é fácil

Bom, as Casas Bahia investiram milhões, porem economizaram mais alguns milhões. Se você tem uma empresa com 20 computadores, não precisa contratar a Novel, tem muitos profissionais bons no mercado de Linux.

Pequenas empresa não gostam de dizer que utilizam Linux ?

Já percebi isto em alguns fornecedores, quando estão me apresentando algum sistema, eu sempre pergunto a plataforma de desenvolvimento, e ele responde témidos, LINUX !!!

Aqui fica um desafio, mostre para todo mundo a solução em Linux que sua empresa esta utilizando, isto vai melhorar suas experiencias, sua troca de informações.

Deixe um comentário dizendo qual solução Linux que sua empresa esta utilizando, se não utiliza Linux, deixe um comentário também.

Um abraço, até aproxima.

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

  • Arilson

    Em breve serei o primeiro a postar *rrr

  • Uso Linux Xubuntu no desenvolvimento de aplicações móveis com Android e aplicações WEB empresariais com Java. Não tem ambiente melhor e mais rápido de desenvolvimento. NOTA 10 !!!

  • giovane

    Linux, tem diversas vantagens, e além disso a questão de seguranca, vc consegue sincronizar através de um simples script, automatizar atualização e outras características em diversos servidores, além de ser mais estável, eu uso centos, fedora, Debian, pfsense, mint e ubuntu. São os melhores.

  • Eider

    Apenas uma observação já pesquisei em tudo quanto foi googles da vida e muito mais e nem os desenvolvedores do sistema ainda me deram uma resposta. “O EmissorNfe” não reconhece o arquivo libaetpkss.so nas distros linux com certificado Digita A3. Mas o sistema operacional (Ubuntu) reconhece a leitora e o certificado ate hoje não consegui fazer funcionar no linux. Gostaria de saber como estas empresas emitem suas notas fiscais eletrônicas?

  • Eider

    Como havia dito em maio de 2015. Consegui fazer reconhecer o certificado Digital A3 no linux ubuntu basta segui este pequeno manual que deixei neste link https://www.facebook.com/groups/ubuntulinuxbrasil/files/ que dará tudo certo.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.