Afinal, para que serve um servidor VoIP?

O Servidor VoIP chegou para substituir as centrais de telefonia convencionais e propiciar às empresas máxima economia nas ligações realizadas e melhor administração de todas as chamadas telefônicas.

A ideia do servidor VoIP na década de 90 chegou a ser considerada fracassada no mundo devido à ausência de banda larga. Na atualidade, porém, essa tecnologia é valiosa e por isso tem atraído cada vez mais a atenção de empresas e de profissionais de TI.

afinal para que serve um servidor voip

Para conhecer mais sobre servidores VoIP, aprender a configurá-los e refletir acerca de como essa tecnologia emergente pode influenciar os rumos da sua carreira, continue a leitura deste post!

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Voice Over Internet Protocol

Tecnologia israelense existente de 1995, o Voice Over Internet Protocol, ou simplesmente VoIP, é, em poucas palavras, o roteamento de conversas humanas por meio da internet ou de qualquer outra rede de computadores que esteja baseada no protocolo de internet.

Dentro dessa rede de dados a transmissão de voz é apenas mais um dos serviços suportados. Na mesma rede, outras formas de comunicação e transmissão de dados podem ocorrer simultaneamente.

Visto que na telefonia por IP apenas uma rede é suficiente para suportar dados e voz de dezenas de usuários, a redução de gastos é inevitável. Esse é o principal fator pelo qual os servidores VoIP têm despertado o interesse de empresas de todos os setores.

A redução de gastos associada com servidor VoIP

A tecnologia de voz sobre IP veio revolucionar o universo de telecomunicações. Ao substituir a tecnologia de telefonia convencional, ela gera economia de até 80% nas ligações de longa distância DDD e DDI.

Leia também ...   9 mitos do Sistema Linux que você precisa ignorar (urgentemente)

Além disso, reduz em até 40% o custo das chamadas locais. A qualidade das ligações, no entanto, varia de acordo com a velocidade da banda de internet contratada, porém esse fator não representa um obstáculo.

Tanto que o tráfego de dados via VoIP cresceu mundialmente desde 2011, alcançando 158 petabytes por mês em 2016, número que representou um crescimento de 8% em todo o mundo em relação a 2011.

Os servidores VoIP serão necessários em todas as empresas que migrarem sua telefonia para as nuvens. Eles são responsáveis por administrar toda a tecnologia de transmissão de dados, e, devidamente configurados, fazem o papel de central telefônica.

A crescente popularidade da tecnologia VoIP

Cada vez mais a tecnologia de voz sobre IP tem ganhado espaço na rotina das pessoas e das corporações, e esse movimento em direção à nova telefonia parece ser irreversível no mundo todo.

No Brasil, por exemplo, as principais empresas de telefonia fixa e móvel já anunciaram investimentos em novas tecnologias de voz. Isso ocorreu principalmente por conta de mudanças no Facebook e no WhatsApp.

Em 2014 o Facebook anunciou mudanças no aplicativo Messenger, que passou a realizar chamadas gratuitas de voz e vídeo. O WhatsApp, por sua vez, em 2015 anunciou o VoIP móvel como um complemento às tradicionais mensagens instantâneas.

Além da significativa redução de custos promovida pela VoIP, é importante destacar também que a comodidade é um fator importante da telefonia em nuvem. No mundo corporativo em especial, empresas e colaboradores têm obtido ganhos significativos de produtividade por meio da nova telefonia.

Carência de mão de obra qualificada em telefonia IP

Na atualidade, a ascensão da tecnologia VoIP deve despertar a atenção de todos os profissionais de TI. Em 2011 no Brasil, momento de forte expansão da tecnologia de voz sobre IP no país, havia uma lacuna de cerca de 24 mil profissionais qualificados em telefonia IP.

Leia também ...   UBUNTU: 8 Passos que você deve seguir depois de instalar essa distribuição LINUX pela primeira vez

Esse número representou, à época, uma fatia de 17% da oferta de trabalho no mercado de telefonia em todo país, especialmente nas áreas de segurança, rede sem fio e telefonia IP, áreas conhecidas como redes essenciais.

Esses são dados do estudo Habilidades em Redes e Conectividade na América Latina, que analisou profissionais de TI entre os anos 2011 e 2015, em 8 países — Venezuela, Colômbia, Argentina, Chile, Brasil, Costa Rica, Peru e México.

Instalação e configuração de um servidor VoIP

A configuração e a instalação de um servidor VoIP como a que mostraremos a seguir é de baixo custo e baixa complexidade. Ela utiliza o Linux, mais especificamente o software Asterisk, que além de gratuito é um dos mais completos sistemas de telefonia por software.

A instalação do pacote Asterisk em sistemas Linux requer a adoção dos seguintes passos, tendo como administrador um terminal:

  1. atualização do sistema;
  2. instalação dos pacotes de dependências;
  3. instalação do Asterisk;
  4. instalação dos pacotes de protocolos (exemplo: IAX, SIP e H.323).

Após a instalação do servidor, o próximo passo é a sua configuração, para que assim ele possa gerenciar as requisições da conexão.

Em seguida, os arquivos de configuração devem ser editados — SIP.conf (caso o protocolo utilizado seja o SIP) e extensions.conf.

No fedora, esses arquivos estão em /etc/asterisk. No arquivo SIP.conf, devem ser inseridos parâmetros como:

  1. porta na qual o servidor vai “escutar”;
  2. IP (tanto externo como interno) onde o servidor ficará ativo;
  3. checagem se o servidor está atrás de um NAT (Network Address Translation);
  4. intervalo de portas para o protocolo RTP (Real Time Protocol);
  5. codecs de áudio e vídeo;
  6. cadastramento dos ramais com usuário e senha;
  7. checagem se o usuário pode realizar e receber chamadas — vale destacar que os ramais devem ser previamente cadastrados no arquivo SIP.conf e incluídos no arquivo extensions.conf.
Leia também ...   Xournal - Um ótimo aplicativo para gerenciar notas no Linux

configuracao basica do asterisk sip conf

Se houver um firewall atrás do sistema operacional do servidor, será necessário abrir as portas para o seu funcionamento, bem como dos protocolos.

Feitas as configurações nos arquivos, é necessário reiniciar o servidor. Em seguida, configure o redirecionamento de portas no roteador e no modem (conexão ADSL) da rede.

As portas que devem ser desbloqueadas e redirecionadas são a porta 5060 UDP (padrão do servidor Asterisk) e o intervalo de portas entre 10000 a 20000 UDP (portas para o protocolo RTP).

As portas poderão ser alteradas de acordo com a necessidade, bastando apenas editá-las diretamente no arquivo de configuração do protocolo SIP.

Os testes podem ser realizados utilizando o software cliente Zoiper, que também é gratuito e apresenta excelente desempenho. Para isso, basta cadastrar uma conta SIP, IAX ou H.323 (em conformidade com o protocolo utilizado) com os dados de usuário, senha e IP já cadastrados no servidor Asterisk.

Devidamente instalado e configurado, para efetuar uma chamada utilizando o novo servidor basta digitar o número do ramal desejado (previamente cadastrado nos arquivos de configuração) no cliente Zoiper, clicar em “call” e pronto.

Viu como é fácil? Que outras finalidades que você conhece e que podem ser associadas ao servidor VoIP? Você tem conhecimento de algum case de empresas que obtiveram sucesso em telefonia por IP? Deixe um comentário!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.