LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Ubuntu 16.04.2: veja como instalar as atualizações dessa versão

O Ubuntu 16.04.2 (Xenial Xerus) é a mais nova versão LTS (Long-term Support) de uma das mais populares distribuições do GNU/LINUX, disponibilizada pela Canonical e com suporte válido até o ano de 2021, trazendo melhorias significativas.

Ubuntu 16.04.2 veja como instalar as atualizacoes dessa versao

É possível que você já tenha adquirido uma atualização semestral, porém, estamos falando de um lançamento LST — entraremos nesse detalhe mais adiante —, que é a versão de um sistema considerada estável.

Sendo as versões LST consideradas estáveis, naturalmente elas são as principais opções dos usuários que necessitam do alto desempenho, ou seja, executar processos corporativos, servidores, ambientes de trabalho etc.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Neste artigo, apresentaremos as principais novidades da versão, quais são os novos recursos e funcionalidades, além de um pequeno guia para você atualizar o seu Ubuntu. Confira!

O que você precisa saber sobre o Long-term Support

A princípio, o suporte a longo prazo, mais conhecido como LTS, deixa a entender que novidades serão acrescentadas ao software dentro de um ciclo de tempo mais amplo.

Quanto a isso, vale a pena esclarecer que esse versionamento tem como foco trazer a estabilidade para o sistema e não, necessariamente, incrementá-lo com novos recursos, ferramentas e aplicações.

Isso significa que, ao atualizar para o Ubuntu 16.04.2, o usuário não contará futuramente com as versões mais recentes do software, mas sim uma versão considerada estável que agregará maturidade ao sistema.

Porém, por questões de segurança, nem tudo nesse versionamento corre risco de defasagem a médio prazo. Aplicações como navegadores e ferramentas com acesso à rede são atualizadas com versões mais recentes e livres da obsolescência. Mas, o usuário não tem mais alternativas sobre isso?

A possibilidade existe por meio do uso de repositórios PPA (Personal Package Archives), que são pacotes disponibilizados por terceiros, ou por pacotes Snap, contendo as aplicações mais recentes. De certo modo, ao fazer isso, o usuário acaba indo na contramão da estabilidade.

Leia também ...   PDF Mod - Aplicação simples para modificar documentos PDF no Ubuntu

Portanto, é importante saber o quanto uma atualização LTS pode contribuir para os seus planos. Se a necessidade é contar com a segurança presente apenas na estabilidade, o Ubuntu 16.04.2 é uma ótima pedida.

Qual a vantagem de atualizar o sistema?

Além dos próprios benefícios da versão estável, logicamente o sistema teve uma série de correções a bugs (saiba aqui quais são) feita pelos seus desenvolvedores e importantes atualizações de aplicativos e de segurança — reportadas nesta seção do site oficial.

Caso você venha a utilizar o Ubuntu 16.04.2 para fins corporativos, pelas razões acerca do LTS e a estabilidade, esse é o melhor momento para fazer a atualização. O Ubuntu rodará perfeitamente, com melhor desempenho e mais robusto, em termos de segurança.

As principais modificações do Ubuntu 16.04.2

Entre as principais novidades trazidas pelo Ubuntu 16.04.2, o maior destaque vai para o uso do novo kernel Linux 4.8.x em sua versão mais estável e aprimorada, em termos de desempenho, gerenciamento do sistema de arquivos e consumo de energia.

A atualização inclui pacotes Mesa 12.0.6, a última atualização da série — isso é, o ciclo de vida está se encerrando. Por isso, os usuários que usam o Ubuntu para jogar, não só podem como devem atualizar para o Mesa 13.0.

Falando nisso, a nova versão do Ubuntu traz uma otimização no suporte para placas de vídeo NVIDIA, o que em muitos casos pode ser essencial a determinadas versões da placa.

Podemos destacar, também, o uso do Kernel Ubuntu HWE (Hardware Enablement) e a adição de aplicações como: GNOME Terminal 3.20; Mozilla Firefox 49; Thunderbird 45; Rhythmbox 3.4.1 e Shotwell 0.22.

Como realizar o upgrade

Agora que você já obteve as principais informações sobre as novidades trazidas pelo Ubuntu 16.01.2 e optou pela atualização, está na hora de fazer o upgrade do sistema. Mas, antes de irmos direto para a instalação, é importante se atentar a alguns detalhes.

Leia também ...   Servidor Samba com troca de senha obrigatória

Se você já utiliza uma versão anterior do Ubuntu LTS (16.04), a atualização pode ser feita normalmente pelo Atualizador (Update Manager). Caso contrário, o ideal é fazer a formatação do sistema por completo.

Portanto, é bom tomar cuidado com a ISO que estiver baixando, verificando se ela está corrompida ou modificada.

Existe um procedimento para isso, porém, é igualmente aconselhável fazer o teste em uma máquina virtual com o VirtualBox — caso não saiba usar o programa, aprenda com nosso e-book contendo todo o passo a passo.

Com as observações devidamente registradas, vamos agora aos procedimentos para atualização!

Use o atualizador de programas

Você pode fazer o download da ISO a partir do site oficial clicando aqui ou, caso já use a versão anterior do Xerus, basta abrir o aplicativo “Atualizador de programas” ou usar o seguinte comando no terminal:

# sudo apt update && sudo apt dist-upgrade

Habilite as melhorias relativas ao Kernel 4.8.x (opcional)

Para usuários que já usavam a versão LTS, mesmo que o sistema seja atualizado, é importante frisar que a versão do Kernel permanecerá a mesma (4.4).

Não há problema algum em manter a versão — em um sistema utilizado para missões críticas pode ser até aconselhável a manutenção —, mas vale ressaltar que existe uma maneira de atualizá-lo também.

A atualização é indicada para usuários que utilizam uma CPU equipada com os mais recentes componentes de hardware. O procedimento é bastante simples e pode ser feito via terminal:

sudo apt install --install-recommends xserver-xorg-hwe-16.04

sudo apt upgrade

Feito isso, o seu novo Ubuntu 16.04.2 estará completamente atualizado, pronto para ser utilizado e seus benefícios serem explorados ao máximo.

Aproveite as vantagens que somente uma versão estável do Ubuntu pode proporcionar

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares do GNU/Linux, estando presente em aproximadamente 25 milhões de computadores ao redor do mundo — considerando que a distro foi criada em 2004, é uma excelente marca.

Leia também ...   Aprenda como instalar um Servidor Web no Ubuntu para hospedar vários sites

Neste artigo, você teve acesso às principais informações e novidades acerca da sua mais recente atualização para a versão estável do Ubuntu, desde os benefícios e modificações do sistema às breves etapas para executar a atualização.

Além disso, a nossa passagem pelo conceito de Long-term Support certamente deu uma luz a quem ainda tinha dúvidas se a atualização / migração para o Ubuntu 16.04.2 é ou não uma vantagem, considerando todos os seus objetivos e necessidades.

Aproveitando que o Ubuntu está em foco, temos um material destinado aos que desejam aprender a usar essa distro no trabalho: clique aqui e tenha acesso ao ebook.

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x