LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

UBUNTU: 8 Passos que você deve seguir depois de instalar essa distribuição LINUX pela primeira vez

Democratizar a aquisição de um sistema operacional é a proposta do Linux Ubuntu – um sistema totalmente gratuito e livre em que o usuário tem a autonomia de personalizar e modificar o software da maneira que melhor atenda suas necessidades.

O Ubuntu é uma distribuição do Linux criada em 2004 pela empresa Canonical. O sistema é constituído por vários programas que administram o hardware. Ele tornou-se o sistema em distribuição que mais cresce no mundo e, sendo um software livre, conta com milhões de usuários que ajudam no desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema.

UBUNTU: 8 Passos que você deve seguir depois de instalar essa distribuição LINUX pela primeira vez

Devido a esse suporte, o Ubuntu tornou-se detentor de diversos atributos de excelência, como rapidez, segurança, praticidade e modernidade. O software roda em desktops e servidores, além de fazer operações pela internet com facilidade, dispondo de ferramentas de ponta.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Em vista de tantos benefícios, muitos têm escolhido o Linux Ubuntu como sistema operacional. Porém, para que o usuário usufrua de todas as vantagens apresentadas pelo sistema, é necessário que conheça as ferramentas incríveis que o auxiliam a ter uma boa experiência com o software.

Se você instalou o sistema operacional Linux Ubuntu em sua máquina e deseja descobrir quais os primeiros passos você precisa tomar, continue lendo esse artigo porque vamos explicar tudo para você!

1) Atualize o software

O sistema operacional recebe constantes atualizações, visando um melhor desempenho e maior segurança, tudo isso graças à enorme comunidade do mundo Linux, que sempre otimiza o sistema. Além disso, todo ano, duas novas versões do software são lançadas. Por isso, é importante verificar se há atualizações disponíveis para o sistema.

Apesar de o sistema detectar automaticamente quando é necessária uma nova atualização, o usuário pode manualmente fazê-la. Para isso, acesse o menu, localize o item Atualizador do Sistema e verifique se a atualização está disponível. O menu pode ser acessado por meio da tecla Iniciar do seu teclado (onde tem o logo do Windows). Para acessar qualquer software ou configuração do sistema, basta digitar para efetuar a procura rapidamente.

Leia também ...   Como instalar pacotes (softwares) com o dpkg no Ubuntu Linux

Veja também os artigos:

Pode usar também esse comando:

[email protected]:~$ sudo apt update; sudo apt upgrade

2) Instale os drivers de vídeo

É fundamental instalar e atualizar os drivers para que o sistema aproveite o máximo do hardware e aprimore seu desempenho. Devido ao grande uso da placa de vídeo por meio de filmes, jogos e programas pesados, os drivers de vídeo precisam ser instalados.

Se a sua máquina possuir as placas Nvidia ou AMD, você poderá acessar o menu do Ubuntu e clicar no item Drivers adicionais para instalar o driver sugerido.

Para instalar o drive Nvidia pelo terminal:

[email protected]:~$ lspci -vnn | grep VGA
01:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation GK104 [GeForce GTX 680] [10de:1180] (rev a1) (prog-if 00 [VGA controller])

Comando acima eu descobri o modelo de minha placa nvidia.

#VERSION: 304
[email protected]:~$ sudo apt install nvidia-304 

#VERSION: 340 
[email protected]:~$ sudo apt install nvidia-340 

#VERSION: 361 
[email protected]:~$ sudo apt install nvidia-361

Para placas AMD, a melhor opção é visitar o site da AMD e baixar o drive.

3) Personalize a aparência do Linux Ubuntu

Para deixar o software a seu gosto, poderá personalizar os ícones, fontes, cursores, escolher efeitos de menus e janelas, configurar a área de trabalho, escolher seu tema GTK e muitos outros itens. Para isso, basta instalar a ferramenta Unity Tweak Tool que irá ajudar nas configurações para personalizar o sistema. A ferramenta encontra-se na Central de Programas do Ubuntu no menu do sistema

Use também o comando abaixo:

[email protected]:~$ sudo apt install unity-tweak-tool

4) Configure a segurança

O Linux Ubuntu é bem seguro, no entanto, é importante instalar um firewall para proteger seu sistema de invasores maliciosos e de conteúdo suspeito. O firewall Gufw é o mais recomendado que poderá ser instalado pela Central de Programas.

firewall-gufw

Outra forma de proteção é usar um DNS (Domain Name System) seguro para bloquear páginas suspeitas e vírus da internet. Poderá usar também a janela anônima do navegador que evitará que, enquanto navegue na internet, informações importantes do usuário sejam guardadas, como sites e páginas que visitou.

Leia também ...   Proxy com Squid3 + SquidGuard no Ubuntu - Controle a sua internet com Linux

5) Instale a Steam

A Steam é uma das plataformas de jogos mais populares do mundo, tendo um vasto conteúdo de games que você pode comprar e jogar com milhares de usuários. Para instalar o programa no Ubuntu, basta ir à Central de Programas e, no canto superior esquerdo, procure por Steam.

ubuntu-16-04-xenial-instalar-steam-client

Pode usar os comandos abaixo para instalar o Steam no UBUNTU.

[email protected]:~$ sudo add-apt-repository multiverse 
[email protected]:~$ sudo apt install steam

6) Instale o codecs de multimídia

Devido a questões legislativas de alguns países, o Ubuntu não pode inserir alguns codecs de multimídia para distribuição do software. Sendo assim, é necessário que o usuário instale os codecs para que algumas extensões de arquivos de vídeo e áudio rodem no sistema. Para fazer a instalação, você precisa acessar a Central de Programas e clicar no pacote ubuntu-restricted-extra para usufruir da ferramenta.

7) Analise as ferramentas padrão do Ubuntu

No software, existem ferramentas padrão que não precisam ser instaladas, mas são bem úteis. Vamos citar algumas:

  • Senhas e chaves de criptografia. Criação e gerenciamento de chaves SSH e PGP que se integram a diversos recursos e elementos do desktop GNOME.
  • Utilitários de unidades de disco. Por meio dos utilitários, os discos do sistema podem ser configurados e testes de desempenho podem ser feitos para evitar problemas no hardware. Além disso, podem ser feitas manutenções periódicas a fim de reparar arquivos, formatar, analisar e apagar as partições do HD.
  • Análise de uso do disco. Ferramenta que monitora o espaço livre do disco.
  • Criador de discos de inicialização. Facilita a instalação de diversos programas por meio de um pendrive.
  • Cópia de segurança. Ideal para fazer backups seguros para restaurar o sistema caso tenha necessidade. As cópias de segurança podem ser agendadas e os dados podem ser criptografados e comprimidos para facilitar a transferência e integração com o software. Os dados podem ser armazenados no Ubuntu One cloud em diretórios no sistema de arquivos ou em um HD externo.
Leia também ...   Vamos usar o Shell do Ubuntu Linux ?

8) Pesquise programas opcionais

O Linux Ubuntu oferece alguns programas que podem ser instalados caso o usuário deseje aumentar suas opções de ferramentas. São várias possibilidades como:

  • Playonlinux: plataforma para executar aplicativos feitos para Windows.
  • VLC: excelente player multimídia para você escutar suas músicas favoritas.
  • GIMP: para editar suas fotos, você pode contar com essa ferramenta que possui funcionalidades parecidas às do Photoshop.
  • Kdenlive: programa para assistir a vídeos incríveis.
  • Inkscape: para editar imagens vetoriais.

Use esse artigo: 

Aperfeiçoe seus conhecimentos do Linux

Como pode notar, o sistema Linux Ubuntu é completo e eficiente. Por isso, vem sendo muito utilizado no mundo inteiro. Empresários têm percebido os benefícios do software em comparação com outros sistemas operacionais e têm instalado o Linux em suas máquinas. Porém, para que desfrutem de todas as vantagens do software, é necessário a capacitação de toda a empresa, visando operar o sistema corretamente.

Existem empresas que oferecem um suporte para o treinamento de profissionais que desejam manusear o sistema com eficiência. Investir no preparo de sua equipe vai aumentar a produtividade do seu negócio.

Gostou de aprender como começar a usar as funcionalidades do Linux Ubuntu? Então aproveite e baixe nosso e-book para ter dicas imperdíveis e ter sucesso com o Linux!

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

  • b3b3t0w

    Vejo que muita gente tem falado sobre a lentidão do ubuntu 16.04, o meu ficou lento depois q instalei o unity-tweak-tool, ja viu casos parecido?

    • Ewerton Silva

      Saudações,

      Há tempos não uso o Ubuntu com Unity, pois adotei o ambiente Mate como padrão (muito bom). Sobre a lentidão, você já tentou recorrer a recursos do tipo zram, deixar o bash apenas como 2D, entre outros… ?

  • b3b3t0w

    Vejo que muita gente tem falado sobre a lentidão do ubuntu 16.04, o meu ficou lento depois q instalei o unity-tweak-tool, ja viu casos parecido?

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x