LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

7 vantagens de usar Linux que todo profissional de TI deveria conhecer de uma vez por todas

Linux é um sistema operacional que tem ganhado cada vez mais espaço nos datacenters de empresas de todos os tamanhos. São muitas as vantagens de usar Linux: além de ser uma solução de baixo custo, a plataforma se diferencia por ser uma solução altamente estável e segura e por contar com uma grande comunidade de desenvolvedores que trabalham para torná-la ainda mais confiável.

vantagens de usar linux 7 aqui para você

Veja estas 7 vantagens de usar Linux e como o conhecimento neste sistema operacional pode impulsionar sua carreira profissional:

1. Linux já conquistou seu espaço em infraestrutura

As soluções de infraestrutura como servidores de arquivos, e-mail, web, FTP e DHCP há tempo já são utilizados nas empresas tendo o Linux como principal sistema operacional.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

1. Linux já conquistou seu espaço em infraestrutura

Estes servidores são utilizados com frequência e têm uma alta demanda por recursos — que costuma ser suprida pelo Linux por ele ser altamente confiável e estável.

2. Uma das vantagens de usar Linux: Ele é base para servidores de aplicação e bancos de dados

O Linux tem ganhado cada vez mais espaço em servidores de aplicação e banco de dados mais robustos. Com a evolução das novas versões, o sistema tem tido desempenhos superiores a sistemas operacionais tradicionais e, em vários casos, consegue gerenciar melhor o hardware, garantindo um melhor desempenho com um menor custo.

. Linux passou a ser base para servidores de aplicação e bancos de dados

Muitas empresas também têm optado por Linux nos seus servidores de banco de dados devido ao modelo de licenciamento dessas soluções. Muitas delas são cobradas de acordo com o tamanho dos servidores, como a quantidade de núcleos de processadores ou de memória. Como o Linux faz um melhor gerenciamento do hardware, ele consegue ter o mesmo desempenho com um custo muito menor de licenciamento.

3. É um dos sistemas operacionais mais indicados para virtualização e consolidação

Virtualização e consolidação têm sido, nos últimos anos, 2 dos temas mais falados em relação à TI, tendo deixado de ser tendência e virado realidade em várias empresas.

Leia também ...   Software livre, muito alem da economia financeira

operacionais mais indicados para virtualização e consolidação

Esses dois temas também são os carros chefes da Green IT, outro assunto bastante discutido e que considera a preocupação em tornar os setores de tecnologia mais sustentáveis.

O Linux é um dos sistemas operacionais mais recomendados para soluções de virtualização e consolidação. Isso porque ele consegue ter uma melhor relação entre suas máquinas virtuais e o hardware dos servidores, extraindo ao máximo o que os equipamentos têm para oferecer, garantindo um melhor desempenho em relação às demais soluções.

Os custos de licenciamento das soluções de virtualização em Linux também são muito menores se comparado a outras soluções do mercado, garantindo assim o mesmo desempenho e segurança com um custo muito menor.

4. Linux Ajuda a descomplicar projetos

Linux é um sistema operacional de código aberto. Existem distribuições pagas, mas que cobram na verdade pelo suporte oferecido e não podem proibir o acesso ao núcleo do sistema, conhecido como Kernel.

Linux Ajuda a descomplicar projetos

Esse acesso permite que qualquer analista com conhecimento e permissão necessária possa customizar e desenvolver qualquer solução em cima da plataforma, o que abre um leque de possibilidades de customização e desenvolvimento de novas soluções.

Diferentemente do que acontece com sistemas operacionais de código fechado, como Windows, uma empresa pode configurar um ou mais servidores da melhor maneira que achar viável, desenvolvendo projetos customizados, desde que tenha o conhecimento necessário para tal função.

5. Linux utiliza o mesmo padrão de outros sistemas operacionais

O Kernel do Linux é a base para outros sistemas operacionais, como o AIX, UNIX, Solaris, Free-BSD, etc. Assim, um curso de Linux abre portas para um profissional conhecer também esses outros sistemas, conquistando um leque de oportunidades de trabalho.

Linux utiliza o mesmo padrão de outros sistemas operacionais

Muitos desses sistemas são utilizados em soluções específicas de grandes fabricantes, como o AIX, presente apenas em servidores RISC fabricados pela IBM. Profissionais com capacidade de gerenciar esses servidores são altamente valorizados no mercado de trabalho.

Leia também ...   Primeiro comando para executar após a instalação do Ubuntu

6. Existe uma comunidade open source por trás do sistema

O Linux talvez tenha a maior comunidade de desenvolvimento colaborativo do mundo. Por ser um sistema open source (código aberto), ele atrai uma série de profissionais que trabalham em conjunto ao redor do mundo, desenvolvendo novas soluções e buscando melhorar as já existentes.

Existe uma comunidade open source por trás do sistema

Essa vasta gama de profissionais também cria comunidades que se ajudam em soluções específicas, desenvolvendo uma rede de suporte que serve como apoio para profissionais com qualquer nível de conhecimento ou problema.

O conhecimento em Linux também abre portas para os profissionais terem acesso a essas comunidades, recebendo apoio quando necessário e ajudando outras pessoas. Esse networking dá origem a uma série de oportunidades de ampliação de conhecimento, participação em novos projetos ou até mesmo a identificar diferentes opções no mercado de trabalho.

7. Estudar Linux é garantia de crescimento profissional

Fazer um curso de Linux é garantia de oportunidades mais qualificadas no mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas procuram profissionais com conhecimentos complementares, e conhecer Linux pode ser um excelente critério de desempate na busca por uma nova oportunidade, caso ter domínio do sistema não seja pré-requisito.

Fazer um curso de Linux também traz vantagens para o negócio

Para profissionais que já estão alocados no mercado, um curso de Linux pode abrir uma série de possibilidades de melhorar a gestão da TI de sua atual empresa. Profissionais proativos que procuram e sugerem novas soluções são sempre bem vistos e mais valorizados.

Fazer um curso de Linux sem dúvida é um diferencial para o desenvolvimento de quem quer seguir carreira na área de TI, especialmente para aqueles profissionais que atuam diretamente no setor de infraestrutura.

Mesmo existindo muita informação disponível na internet sobre Linux, vale reforçar a importância de se fazer um curso profissional, onde o aluno aprende a utilizar o sistema operacional de forma estruturada, entendendo os conceitos de cada parâmetro e utilizando os melhores métodos para sua operação.

Leia também ...   DraftSight - Clone do AutoCad para Linux

Um curso de Linux bem estruturado capacita o profissional a seguir uma sequência lógica de implantação. Ao final, o aluno estará preparado para desenhar e configurar diferentes modelos de ambientes de TI.

Fazer um curso de Linux também traz vantagens para o negócio

Empresas que investem em treinamento de Linux para seus profissionais também saem ganhando. O setor de TI estará contando com soluções mais robustas e irá economizar em licenças de sistemas operacionais, assim como aproveitar melhor os recursos disponíveis.

A utilização do Linux pode ser o primeiro passo para a empresa buscar seu selo de Green TI, se tornando um negócio mais sustentável, o que pode inclusive se tornar uma estratégia de marketing.

Oferecer um curso de Linux aos seus colaboradores também ajudará a mantê-los mais atualizados e qualificados, fazendo com que sempre busquem as melhores soluções para o negócio. Além disso, os profissionais se sentirão mais valorizados e trabalharão mais motivados, resultando em uma maior produtividade.

E você, está pensando em investir em um curso de Linux? Conte sua opinião para a gente nos comentários!

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.