9 Programas para gravar CD e DVD no Ubuntu que você deveria conhecer


Não há carência de boas ferramentas de CD / DVD para o Ubuntu. Brasero Disc Burner vem como padrão no Ubuntu, e é uma boa ferramenta com quase todas as funcionalidades que você espera de um aplicativo de gravação de CD / DVD. Mas temos alternativas. Aqui está uma lista rápida de aplicações muito interessantes disponível para Linux (sem nenhuma ordem particular).

programas-para-gravar-dvd-no-linux

K3B – Ferramenta KDE Burning

kde-gravacao-dvd-cd-ubuntu-k3b

K3B é a minha ferramenta favorita para queimar CD / DVD, desde que comecei a usar o Ubuntu, faz bastante tempo já! 🙂 . O K3B é um aplicativo baseado em Qt e que pode parecer um pouco fora do padrão do Ubuntu, já que faz parte de KDE, e o Ubuntu hoje utiliza o desktop GNOME. Mas de um ponto de vista da funcionalidade o K3B esta muito à frente de todos os seus concorrentes.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

 

GnomeBaker

 
gnome-baker-gravar-dvd-cd-ubuntu

GnomeBaker é um CD de software livre para gravação de CD / DVD para Linux. É baseado em ambiente de desktop GNOME. O GnomeBaker vem equipado com funcionalidades como: arrastar e soltar para criar CDs de dados (incluindo arrastar e soltar do gerenciador de arquivos Nautilus), ele pode criar CDs de áudio em WAV, MP3, FLAC, Ogg e etc

 

Brasero Disc Burner

 
brasero-gravador-cd.png

Se você é um usuário do Ubuntu, você não precisa de introdução ao Brasero Disc Burner, já que ele vem como uma aplicação padrão no Ubuntu. Suporta recursos como multi-sessão, conversão de playlists de música em todos os formatos suportados pelo GStreamer e assim por diante. Brasero é o segundo programa para gravar CD/DVD que eu mais utilizo no Linux.

Leia também ...   Sincronização de arquivos no Linux - 10 formas de usar o Rsync

 

Xfburn para Linux

 
xfburn-gravar-dvd-ubuntu

Xfburn é uma ferramenta para ajudar a gravação de CDs e DVDs. Como o nome indica, é melhor Xfburn integrado com o desktop Xfce, embora possa ser usado em qualquer ambiente de trabalho Linux.

 

Nero no Linux

 
nero-no-ubuntu-gravar-dvd

Sim, Nero realmente tem uma versão Linux do seu popular aplicativo de gravação de CD / DVD. O Nero Linux 4 custa U$ 19,99 e há também uma versão demo, disponível para download.

 

ImgBurn para Windows, no Linux (via Wine)

imgburn-gravar-dvd-cd-ubuntu

Antes de ficar animado, eu vo deixar bem claro. ImgBurn não é um aplicativo de código aberto e não há nenhum pacote oficial para Linux. Mas ImgBurn é um dos poucos aplicativos que funciona perfeitamente no Wine, é por isso que está na lista oficial de aplicações suportadas do Wine.

 

SimpleBurn para Linux

simple-burn-linux-ubuntu-gravar-dvd

SimpleBurn é uma aplicação minimalista para gravação e extração de CDs e DVDs. SimpleBurn foi projetado para ter dependências mínimas. Ele usa libs GTK2 para a interface para gravação que utiliza cdrtools (cdrecord cdda2wav, mkisofs) ou cdrkit (wodim, icedax genisoimage).

A instalação do Ubuntu é um pouco complicada, pois não há nenhum pacote DEB disponível. Você pode compilar e instalar SimpleBurn vez, boa sorte.

 

InfraRecorder para Windows via Wine

infra-recorder-gravar-dvd-cd-ubuntu

Embora InfraRecorder não pertence a esta lista, uma vez que não tem uma versão para Linux, ele é uma ótima opção para gravação de CD / DVD disponível para Windows, mas licenciado sob a GNU General Public License. Em 2007, a CNET avaliou o InfraRecorder como a melhor alternativa gratuita para gravação de DVD.

 

CDRDAO – Ferramenta para linha de comando

CDRDAO-ferramente-gravar-dvd-cd-linha-de-comando

CDRDAO é uma aplicação open source para Windows, Mac e Linux. Ele pode criar CD de audio ou dados em modo “disk-at-once (DAO) baseado em uma descrição textual do conteúdo do CD. A aplicação CDRDAO é executado a partir da linha de comando e não tem interface gráfica.

Leia também ...   Como fazer Backup no Linux com FITA AIT 40/104 GB

Espero que tenham gostado da lista.

Você conhece outro aplicativo para gravar CD / DVD que funcione no Linux ? Então deixe um comentário.

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"