9 Programas para gravar CD e DVD no Ubuntu que você deveria conhecer

Não há carência de boas ferramentas de CD / DVD para o Ubuntu. Brasero Disc Burner vem como padrão no Ubuntu, e é uma boa ferramenta com quase todas as funcionalidades que você espera de um aplicativo de gravação de CD / DVD. Mas temos alternativas. Aqui está uma lista rápida de aplicações muito interessantes disponível para Linux (sem nenhuma ordem particular).

programas-para-gravar-dvd-no-linux

K3B – Ferramenta KDE Burning

kde-gravacao-dvd-cd-ubuntu-k3b

K3B é a minha ferramenta favorita para queimar CD / DVD, desde que comecei a usar o Ubuntu, faz bastante tempo já! 🙂 . O K3B é um aplicativo baseado em Qt e que pode parecer um pouco fora do padrão do Ubuntu, já que faz parte de KDE, e o Ubuntu hoje utiliza o desktop GNOME. Mas de um ponto de vista da funcionalidade o K3B esta muito à frente de todos os seus concorrentes.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

 

GnomeBaker

 
gnome-baker-gravar-dvd-cd-ubuntu

GnomeBaker é um CD de software livre para gravação de CD / DVD para Linux. É baseado em ambiente de desktop GNOME. O GnomeBaker vem equipado com funcionalidades como: arrastar e soltar para criar CDs de dados (incluindo arrastar e soltar do gerenciador de arquivos Nautilus), ele pode criar CDs de áudio em WAV, MP3, FLAC, Ogg e etc

 

Brasero Disc Burner

 
brasero-gravador-cd.png

Se você é um usuário do Ubuntu, você não precisa de introdução ao Brasero Disc Burner, já que ele vem como uma aplicação padrão no Ubuntu. Suporta recursos como multi-sessão, conversão de playlists de música em todos os formatos suportados pelo GStreamer e assim por diante. Brasero é o segundo programa para gravar CD/DVD que eu mais utilizo no Linux.

Leia também ...   Começando com Ubuntu Linux

 

Xfburn para Linux

 
xfburn-gravar-dvd-ubuntu

Xfburn é uma ferramenta para ajudar a gravação de CDs e DVDs. Como o nome indica, é melhor Xfburn integrado com o desktop Xfce, embora possa ser usado em qualquer ambiente de trabalho Linux.

 

Nero no Linux

 
nero-no-ubuntu-gravar-dvd

Sim, Nero realmente tem uma versão Linux do seu popular aplicativo de gravação de CD / DVD. O Nero Linux 4 custa U$ 19,99 e há também uma versão demo, disponível para download.

 

ImgBurn para Windows, no Linux (via Wine)

imgburn-gravar-dvd-cd-ubuntu

Antes de ficar animado, eu vo deixar bem claro. ImgBurn não é um aplicativo de código aberto e não há nenhum pacote oficial para Linux. Mas ImgBurn é um dos poucos aplicativos que funciona perfeitamente no Wine, é por isso que está na lista oficial de aplicações suportadas do Wine.

 

SimpleBurn para Linux

simple-burn-linux-ubuntu-gravar-dvd

SimpleBurn é uma aplicação minimalista para gravação e extração de CDs e DVDs. SimpleBurn foi projetado para ter dependências mínimas. Ele usa libs GTK2 para a interface para gravação que utiliza cdrtools (cdrecord cdda2wav, mkisofs) ou cdrkit (wodim, icedax genisoimage).

A instalação do Ubuntu é um pouco complicada, pois não há nenhum pacote DEB disponível. Você pode compilar e instalar SimpleBurn vez, boa sorte.

 

InfraRecorder para Windows via Wine

infra-recorder-gravar-dvd-cd-ubuntu

Embora InfraRecorder não pertence a esta lista, uma vez que não tem uma versão para Linux, ele é uma ótima opção para gravação de CD / DVD disponível para Windows, mas licenciado sob a GNU General Public License. Em 2007, a CNET avaliou o InfraRecorder como a melhor alternativa gratuita para gravação de DVD.

 

CDRDAO – Ferramenta para linha de comando

CDRDAO-ferramente-gravar-dvd-cd-linha-de-comando

CDRDAO é uma aplicação open source para Windows, Mac e Linux. Ele pode criar CD de audio ou dados em modo “disk-at-once (DAO) baseado em uma descrição textual do conteúdo do CD. A aplicação CDRDAO é executado a partir da linha de comando e não tem interface gráfica.

Leia também ...   Aprenda como instalar um Servidor Web no Ubuntu para hospedar vários sites

Espero que tenham gostado da lista.

Você conhece outro aplicativo para gravar CD / DVD que funcione no Linux ? Então deixe um comentário.

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"