Calma, Calma, É só o Linux

Sim, foi isso o que eu respondi a uma colega da faculdade, quando ela me viu trabalhando no KDE.

calma-e-so-o-linux

É impressionante como o Linux cresceu, desde 1997 quando eu comecei a utilizar o pingüim, tudo era mais difícil, instalar e rodar o KDE, era muito complicado para o meu pentium 233 mmx com 32 de ram, mesmo com todo o crescimento, a popularidade ainda tem muito que melhorar. Vamos tomar como parâmetro este exemplo que eu tive na faculdade, como tenho 40 colegas na sala de aula, e podem acreditar, dentre estes, ninguem nunca utilizou o Linux, UBUNTU ? OQUE É ISTO? Ele me responde com uma pergunta.

Está é uma situação realmente bem difícil de mudar, mas, veja bem, eu estou fazendo faculdade de analise de sistemas, e meus colegas, que não são melhores do que eu, não conhecem LINUX, ou tem um conceito que o LINUX é uma droga, sim eu já ouvi isto dentro do laboratório, como todos os computadores são dual boot, volta e meio tem algum PC na tela de login do KDM.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Agora que já reclamei bastante, eu também tenho de registrar que a disseminação no LINUX em pessoas “normais”, é isso mesmo, em humanos, assim como o pessoal do UBUNTU prega, pode ser fácil. Falei sobre o tal UBUNTU para um amigo de sala de aula, e ele me perguntou: oque é isto, bom eu respondi que o tal ubuntu era uma distribuição LINUX, ahhhh, e ele me respondeu que já tinha tentado instalar o KURUMIN, mas deu um erro, e ele jogou fora o CD, bom então eu fiz a gentileza de gravar um DVD para este cara, que me pareceu interessado, com o ubuntu 7.04. Tudo muito bem, no dia seguinte… A primeira coisa que ele me falou foi: “Cara, muito logo aquele tal de ubuntu, roda tudo pelo cd mesmo”.

Leia também ...   Como remover pacotes (softwares) com aptitude no Ubuntu e liberar espaço do seu HD

Mesmo não tendo instalado o ubuntu no hd, este “protótipo” de usuário já consegui testar o novo sistema operacional, tem muita gente que ainda esta com o penssamento de meados de 1997 onde instalar o Linux não era tarefa para qualquer um, hoje qualquer pessoa que saiba iniciar o computador com um cd/dvd pode testar e até instalar o UBUNTU, ou qualquer outra distribuição, mas a grande pergunta é: Para que? Por quê? “Já que o Windows XP é tão bom”, sim PODE ACREDITAR, tem gente que acha que o Windows XP é o melhor sistema operacional do mundo, que não existe nada melhor, que o Windows ruim era o Windows 98, pois o XP é bem mais moderno, tem gente que acha que o Windows XP sei lá brota dentro do HD do computador. Eu não quero nem discutir sobre qual é o melhor sistema operacional na face da terra, eu só quero dizer que tem muita gente que acha que usar o sistema da M$ é simples, que mesmo pegando vírus e tendo que formatar o computador a cada seis meses é a coisa mais normal do mundo, infelizmente este tipo de usuário de computador, são os mais difíceis de alcançar, mesmo porque eles estão bem deste jeito.

Hoje, dei carona para outro colega da faculdade, que antes de entrar no meu carro, se deparou com a LINUX MAGANIZE no banco dianteiro, adivinha qual foi à primeira pergunta?

Revista sobre Linux, uhh, é melhor que o XP?

Bom, depois de um longo silencio de 3 segundos eu respondi: É, mas… Depende para que. Eu sei, eu poderia ter dito: Sim é muito melhor, mesmo sabendo disto, eu não falei porque o cara nem sabe oque o Linux, ai tudo bem, vai que ele tenta instalar e não consegue, ou pior, vai que ele consegue instalar e percebe o MS OFFICE 2003 não está instalado, sim, sim, tem gente que acha de o MS OFFICE também brota dentro de qualquer computador, tem gente que acha que o único programa que faz planilha eletrônica é o Excel, isto no meu ponto de vista é bem pior. Fiz questão de emprestar a LINUX MAGANIZE para o Alexandre, e claro, esperando que ele me peça o CD do Linux emprestado, indico o UBUNTU novamente.

Leia também ...   6 Dicas [Pouco utilizadas] para melhorar sua internet no Ubuntu LINUX

Ha., uma curiosidade, a faculdade que eu estudo, tem todos os computadores dos laboratórios de informática com dual boot, com Windows 2000 e veja só, com o CONECTIVA LINUX 9, nossa, nem lembrava mais dele, olha que já dei aula justamente com este cara, isto também mostra que a faculdade não tem ninguém para cuidar da parte do Linux, ou se tem o cara esta muito desatualizado, estou com uma vontade loca de instalar o ubuntu em todos aquelas maquinas, mas infelizmente não é da minha alçada.

Para terminar os casos verídicos: Está foi a melhor, no meu trabalho tenho o UBUNTU com Gnome é claro, agora instalei o compiz,bom certo dia, um programador que trabalha para a empresa que criou o software de gestão que usamos, viu o meu computador cheios de efeitos especiais na tela, cubo, aquelas coisas todas, e na mesma hora me perguntou com muito entusiasmo: Nossa que legal estes efeitos, este aí é o VISTA?.

Eu respondi: Não, este é o Linux, UBUNTU!
E ele novamente perguntou, com o sorriso murcho: Como?

Veja só, se fosse o VISTA, ele não iria responder: Como?, E nem murchar o sorriso, mesmo tendo gostado muito do que viu.

Bom, para quem leu este texto e não sabe o que é o UBUNTU, O LINUX, por favor, me desculpe a franqueza, sei esta situação não é regra para todos os usuários do Windows, e já aproveitando, eu convido a todos, venha conhecer o LINUX com mais detalhes, instale ele no seu computador, instale ele dentro de uma maquina virtual no seu Windows, isso vai te ajudar a conhecer e poder falar melhor ou pior do Linux.

Links de complemento para sua leitura:
http://br-linux.org/linux/faq-linux
http://www.ubuntu-br.org/

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"