No Linux – Modo bom, é o modo texto.

No Linux, o melhor modo é o modo texto.

Calma, eu vo explicar:

Seguinte, vamos imaginar uma situação, você está começando a utilizar Linux, e claro você é um administrator de redes, ou seja, vai precisar configurar um proxy, um firewall, um servidor de e-mail, dns, e afins, mas … Já tem experiências com Windows 2003 por exemplo.

Aqui vem a pergunta que não quer calar: Você se imagina configurando estes serviços comentádos acima sem um MOUSE ?

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Então? e agora ? vai correr ?

Pode acreditar, tem muita gente que corre mesmo, tem muitos administradores de rede que sabem que o Linux é uma ótima ferramente para redes, ( não vou nem entrar em detalhe, que se discute a anos, se o windows é melhor que o Linux ou se o Linux é melhor que o Windows) o caso é que no Linux a melhor forma para se administrar um servidor de rede, é utilizar o modo texto, o console mesmo, sabe o como é ? tipo assim, um sistema baseado em comandos. Eu sei que o pessoal que tem experiência com Linux vai achar que eu estou louco, mas é fato, tem muitas pessoas que estão procurando aprender administração de redes em Linux, mas não querem utilizar o modo texto.

Ok, eu vou confessar, estou escrevendo este post no modo gráfico.

Vamos relembrar, estamos falando sobre administração de servidores, eu utilizo modo gráfico no meu notebook, no meu desktop, mas para administrar qualquer servidor, nada melhor do que abrir um console no modo gráfico.

Leia também ...   Como testar Online o Ubuntu 11.04 - Antes de baixar

Não vamos ser tão radicais assim, eu não sou louco o bastante para navegar na web, acessar e-mail, tudo no modo texto, isso é loucura, é claro que já precisei e funciona muito bem.

Continuando a discussão do modo texto, tenho algumas dicas para os iniciantes neste ambiente:

1) Não tem como, você vai ter que aprender a utilizar o modo texto, apesar de existir muitas ferramentas boas para o modo gráfico, até via web como o webmin, o modo texto sempre será mais rápido.

2) O Linux é basedo em arquivos de configuração no formato texto, (isto parece óbvio né !) então você vai precisar de um bom editor de texto, eu utilizo o vim, é muito bom e simples.

3) Aprender os comandos básicos: Os comandos básicos de navegação no sistema você tem que saber, tipo assim decorado mesmo, os demais comandos não sei quantos são ( mas posso garantir são muitos ) terá que aprender com o tempo, e como muito treino é claro.

4) Minha ultima dica, utilize a tecla TAB: Toda vez que eu ministrei cursos de Linux, eu sempre comecei a primeira aula informando os alunos, a tecla TAB é sua amiga, é sua companheira e vai te ajudar nas horas que sua memória faltar.

Resumindo: Para quem não sabe a função da tecla TAB, ela faz um “autocomplete” de comandos ou nomes de arquivos.

Por exemplo, seu eu precisar editar o arquivo /etc/network/interfaces , podemos utilizar:

vim /etc/network/inter [tecle TAB]

Já vi muito isto:

vim /etc/network/interface

A falta de um “s” muda tudo, pois o arquivo /etc/network/interface não existe, se a tecla TAB fosse pressionada o problema estaria resolvido.

Leia também ...   Formação Linux: O Guia Completo para Você Ficar Atualizado

E você o que acha ? o modo texto é um problema ou uma facilidade ?

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"