Entenda o que é o Projeto GNU e Porque ele é tão Importante Para o Sucesso do Linux

Certamente não é nenhuma novidade para você que o Kernel Linux é o mais abrangente de todos. São muitos os projetos e distros criadas em torno do seu código open-source.

Continue a leitura do post e entenda o que é o projeto GNU e qual é a sua importância para o sistema Linux!

Um pouco sobre o idealizador do GNU

Antes de falarmos sobre o sistema, é importante saber mais sobre uma pessoa e seu papel no projeto GNU Linux: Richard Matthew Stallman — também conhecido como Richard Stallman ou simplesmente “RMS”.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Stallman é o fundador do movimento software livre e um dos maiores e mais respeitados ativistas do mundo da computação. Além desse importante movimento, Stallman também fundou, em 1985, a Free Software Foundation (FSF), uma organização sem fins lucrativos criada para promover o uso de software livre para quaisquer funções.

Richard Stallman é uma personalidade altamente conceituada na área de computação e um líder para os hackers, devido ao seu talento como programador — tomando o cuidado de não confundir o termo com crackers ou relacionar aos adeptos da cena Black Hat.

Veja uma lista com 10 opções de sistemas você utilizar com tecnicas hackers.

Além de sempre estar engajado com o crescimento do software livre, Stallman se opõe a diversas iniciativas que ameaçam a liberdade dos usuários, como a expansão da lei de copyright e todas os violações cometidas por gigantes de todos os segmentos do mercado digital, como Microsoft, Apple, Netflix e Amazon. Você pode conferir mais detalhes da sua atuação na página stallman.org.

Leia também ...   Traceroute: Exemplos de Utilização Para Mapear O Caminho De Pacotes Na Sua Rede

O motivo de estarmos falando tanto sobre Stallman é que ele foi o principal responsável pela criação do projeto GNU. Seguindo a mesma filosofia implementada em tudo que Stallman está envolvido, esse projeto consiste no desenvolvimento de um sistema operacional livre, composto apenas de produtos de software livre.

Uma breve explicação sobre a GPL

O GPL (sigla para “General Public License”, em português Licença Pública Geral) é uma das principais licenças usadas no mundo do desenvolvimento de software livre. Ela teve origem também no âmbito do projeto GNU e é por ela que grande parte das distribuições está licenciada.

O seu conceito foi baseado na liberdade dos usuários e dos estudantes e profissionais da área, representada por quatro direitos:

  • a liberdade de executar o programa, independente do propósito;
  • a liberdade de estudar o funcionamento do programa e adaptá-lo para as próprias necessidades;
  • a liberdade de redistribuição de cópias para ajudar ao próximo;
  • a liberdade para aperfeiçoar o programa e compartilhar os ensinamentos com a comunidade.

Essas liberdades — que, na verdade, são enumeradas de 0 a 3 —, no entendimento do GPL, só podem ser adquiridas por meio do livre acesso ao código-fonte dos programas.

Entendendo o que é o GNU

Pelo pouco que você conheceu sobre a figura de Richard Stallman, já deu para ter alguma ideia do que envolve o projeto GNU. Por outro lado, você faz ideia do significado da sigla?

GNU significa “GNU is Not Unix” (GNU Não é Unix, em português). Decifrar o acrônimo não ajudou muito, não é mesmo? Você deve estar se perguntando “Por que não é Unix? Por que isso é tão enfatizado?”.

Segundo o próprio Stallman, em seu manifesto, escrito em 1985 e atualizado em 1987, o sistema GNU seria desenvolvido com base no Unix e compatível com ele pois, embora não achasse que fosse o sistema ideal, era o que oferecia alguns bons recursos que poderiam ser aperfeiçoados.

Leia também ...   Distribuição Linux - Dicas para escolher a melhor e iniciar de uma vez por todas

Outros fatores também contribuíram para a escolha. Por exemplo, o Unix já era um sistema consolidado, testado por um grande número de usuários. Isso faria com que a migração entre os sistemas não impusesse obstáculos.

A construção do sistema GNU Linux

Stallman e a sua vasta equipe de colaboradores já haviam criado praticamente tudo para um sistema ao estilo Unix funcionar. Compiladores, formatadores de texto, editores, bibliotecas, interface gráfica e até mesmo um Shell já haviam sido escritos. Porém, faltava o kernel — o núcleo.

O kernel está para o sistema operacional do mesmo modo que o coração está para o nosso corpo. Como você pode imaginar, a urgência por um núcleo era enorme.

A equipe por trás do projeto GNU até começou a desenvolver um kernel a partir do zero, que se chama GNU Hurd, mas enfrentou grandes dificuldades e não conseguiu resultados.

Foi então que a peça que faltava ao quebra-cabeça finalmente chegou, resolvendo o problema dos desenvolvedores. Era o Linux, um kernel baseado em Unix escrito por Linux Torvalds — Linux, inclusive, é um nome feito pela junção de Linus e Unix.

Como o kernel do Linux preencheu perfeitamente a lacuna que estava comprometendo o andamento do projeto GNU, o mesmo foi integrado ao sistema operacional, que passaria a se chamar GNU Linux.

“Linux é apenas o nome do kernel do sistema operacional. Uma distribuição Linux é composta por uma coleção de aplicativos mais o kernel Linux”, conforme explica o site da UNIRIOTEC.

Portanto, não podemos cometer o erro de chamar uma distro GNU Linux apenas de Linux — afinal, o kernel representa uma parcela muito pequena do sistema operacional, em comparação a tudo que está integrado ao GNU.

Distribuições GNU Linux

Dentre as distribuições que você poderá encontrar pelo mundo digital, a Debian GNU/Linux é a que merece um grande destaque neste artigo, já que a filosofia e metodologia do Debian são baseadas na ideologia do projeto GNU.

Leia também ...   11 Ferramentas Free para trabalhar com PDF no Linux

No artigo abaixo, você tem um conteúdo completo sobre o DEBIAN.

Além disso, trata-se de uma distribuição muito conhecida e utilizada pelos mais avançados usuários GNU Linux, devido a sua excelência nos requisitos técnicos e à enorme contribuição da comunidade de desenvolvedores para fornecer suporte e correção de bugs.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história do GNU Linux e quem são os principais responsáveis pelo nascimento desse projeto, deve estar interessado em conhecer mais sobre o sistema operacional. E, se você ainda for um iniciante no universo Linux, saiba que está diante de uma infinidade de conhecimento que mudará o jeito como você enxerga a computação.

Contudo, é natural que você tenha algumas dúvidas clássicas sobre o Linux. Para saber mais sobre o tema, leia nosso post com respostas para 6 dessas perguntas!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Você Precisa  { DOMINAR } O Sistema LINUX?