LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

6 Dicas para carreira de TI que irão te ajudar alcançar o sucesso mais rápido ( A número 6 é bem óbvia )

E se você receber algumas dicas para carreira de TI que podem alavancar o seu sucesso de uma vez por todas, seria legal? Então veja abaixo, 6 dicas simples que separamos que você pode aplicar ainda hoje.

As atividades profissionais ligadas à área de Tecnologia da Informação têm uma das menores taxas de desemprego do mercado pois, na maioria das organizações, a tecnologia é parte essencial do negócio.

Mas, apenas ter um emprego não basta. Para quem deseja um futuro promissor, é preciso crescer e buscar objetivos maiores. Por isso, daremos a você algumas dicas para não estacionar e ter uma verdadeira carreira de sucesso em TI. Confira!

Dicas para carreira de TI

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Dicas para carreira de TI #1: Seja curioso!

DICAS PARA CARREIRA DE TI #1: SEJA CURIOSO!

Muito provavelmente, se você optou pela área de tecnologia da informação, já deve ser uma pessoa curiosa. Se esse não é o seu caso, talvez esteja na hora de começar. Faça perguntas, entenda como se dá o trabalho dos outros e veja se o seu trabalho se encaixa e pode contribuir de alguma maneira. Ao se comunicar com equipes de outros projetos, você ganha amplitude — não apenas de conhecimento, mas de contatos.

Lembre-se que a longevidade de uma carreira de TI está ligada ao constante aprendizado. Se você não for curioso, facilmente ficará ultrapassado e será logo esquecido pelo mercado.

Dicas para carreira de TI #2: Encontre um mentor

DICAS PARA CARREIRA DE TI #2: ENCONTRE UM MENTOR

Uma mentoria é útil em todos os níveis da carreira. Um mentor pode ajudá-lo a entender melhor a política interna da empresa ou fornecer uma visão sobre como resolver os problemas remanescentes. Você também pode ter diferentes mentores em toda a sua carreira, cada um oferecendo uma perspectiva ou experiência diferente.

Leia também ...   Suporte de TI - 5 Dicas para descomplicar de uma vez por todas esse processo

Às vezes não é sobre o que você sabe, mas quem você sabe que vai determinar o nível de sucesso que você tem na sua carreira. Aproveite o tempo para conhecer grandes profissionais na área de TI por meio de eventos de trabalho, eventos de rede local e conferências do setor. Os relacionamentos que você constrói vão se revelar úteis conforme você se desenvolve ao longo da sua carreira.

Sendo assim, seu mentor deve te inspirar profissionalmente e tem que ser aberto a conversas sobre a profissão, sendo capaz de te oferecer dicas de como e em que você pode melhorar, e o que fazer para se desenvolver mais e atingir os seus objetivos.

Dicas para carreira de TI #3: Leia muito

Dicas para carreira de TI #3: Leia muito

É importante dedicar um pouco de tempo a cada dia para ficar atualizado sobre os acontecimentos da área de tecnologia. Torne-se um leitor regular de informações sobre a sua indústria: pesquise em sites, blogs, jornais e revistas especializadas. Leia sobre sua área de atuação, mas não se atenha a isso. Todo tipo de novidade tecnológica é bem-vinda. Aliás, não apenas tecnologia, mas qualquer conteúdo é válido. Há um monte de informações por aí.

Outra maneira rápida para encontrar informação relevante é por meio de um agregador de notícias. Aplicativos como o Pocket e até mesmo o LinkedIn Pulse fazem isso. Procure uma newsletter ou outra forma de receber um fluxo diário de notícias e alertas do setor em que atua. Esse pequeno tempo dedicado à leitura fará toda diferença na sua carreira.

Dicas para carreira de TI #4: Invista em habilidades de comunicação

Dicas para carreira de TI #4: Invista em habilidades de comunicação

O mundo da computação é muito interessante, mas ele está inserido no mundo real. Sendo assim, você vai ter que lidar com as pessoas, não apenas com as máquinas.

Seja com um chefe, um colega ou com um cliente, é importante saber se comunicar bem. Nem todo mundo entende de tecnologia tanto quanto você, então saiba a hora de maneirar nos termos técnicos para se fazer compreender. Isso passará confiança para a pessoa com quem você está falando.

Leia também ...   Por que você não pode ignorar o que é o código aberto?

Veja bem, não é para abolir termos técnicos da sua vida! Entre os colegas da área, eles são essenciais, mas não com aqueles que estão em outro patamar de compreensão tecnológica.

Outro ponto importante para incrementar suas habilidades de comunicação é se apresentar nos espaços virtuais também como um especialista. Isso fará seu nome ser sempre lembrado quando o tema for tecnologia.

Construir e manter perfis em redes sociais pertinentes e, em seguida, usá-los para explicar sobre assuntos da área pode ser um diferencial na sua comunicação. Nem todo mundo adora as redes sociais, mas elas são um elemento necessário na corrida para separá-lo dos outros profissionais de TI.

Dicas para carreira de TI #5: Aprenda sobre negócios

Dicas para carreira de TI #5: Aprenda sobre negócios

Ter conhecimento sobre negócios é um elemento fundamental para desenvolver qualquer carreira de sucesso. Mas, na área de TI, pode ser ainda mais importante, pois, ser um grande desenvolvedor, na maioria das vezes, não será suficiente para quem pretende subir a escada corporativa. Para chegar no alto, você terá que entender a indústria em que atua e como sua empresa faz negócios.

E se engana quem pensa que esse tipo de conhecimento serve apenas àqueles atrás de posições gerenciais. Esse tipo de dado também pode te ajudar a ser um programador melhor. Por meio de uma compreensão do negócio, você entregará produtos, softwares e serviços que estejam mais bem alinhados com os valores e com o core business da empresa.

Dicas para carreira de TI #6: Tenha certificações

Dicas para carreira de TI #6: Tenha certificações

A verdade é que uma ampla capacitação vale pouco se o profissional não tem formas concretas de provar isso. Por isso, as certificações são tão importantes. Elas provam que um profissional de TI tem conhecimento e pode realmente fazer o trabalho.

Leia também ...   DEVOPS: passo a passo para se tornar um profissional de sucesso

Mais do que isso: por meio delas, é possível conquistar o conhecimento necessário para novas experiências e validar as suas competências perante os empregadores potenciais ou mesmo os atuais.

Na economia atual, as certificações são ferramentas cada vez mais importantes para a construção de níveis de habilidade, melhoria do marketing pessoal e para alavancar novas oportunidades de carreira.

Entre os certificados mais cobiçados no mercado temos os da área de softwares livres. Poucas pessoas possuem real capacidade de trabalhar com softwares não licenciados e, cada dia mais, empresas buscam baratear seus custos por meio deles. Por isso, recomendamos certificações na área, como o Linux Professional Institute (LPI), a certificação Novell e a certificação da CompTIA.

Mas atenção! Não fique achando que basta pagar para tirar esses ou quaisquer outros certificados. Eles são exigente e é bom se preparar.

Se você conhece outras pessoas que estão em busca de crescimento profissional e de uma carreira de sucesso dentro da área tecnológica, compartilhe este artigo nas redes sociais!

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x