3 Recursos do OS X Mavericks que já existem no Linux

Isso é normal, quando um novo sistema operacional é lançado sempre aparecem novos recursos que já existe em algum lugar. E claro recursos do Linux também são copiados.

A Apple fez o lançamento do OS X Mavericks e claro os usuários do Linux já estão achando recursos e mais recursos do novo OS X que a tempos já existem no Linux.

Por que isso é importante? Na minha opinião para nada, é normal: “Nada se cria tudo se copia”, todos nós já sabemos disso e com o Linux não seria diferente.

Mas isso prova que: Sim tem gente olhando para o Linux no Desktop a bastante tempo.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Essa atualização do OS X Mavericks parece que estará trazendo alguns novos recursos simples para o desktop – incluindo iBooks e aplicativos de Mapas, um recurso de “App Nap”, que melhora o desempenho, e suporte melhorado a multi-monitor.

Mas nem tudo é novo. Abaixo estão três recursos que podem ser interessante para os usuários do OS X, mas são antigos para aqueles que que usam Linux …

Guias no gerenciador de arquivos

Eu sei pode parecer brincadeira, mas esse recurso ainda não existia no Mac OS X, existia sim alguns programas que você instala para melhorar o gerenciador de arquivos do MAC.

Nautilus no ubuntu tem abas

No OS X Mavericks o gerenciador de arquivos é o Finder, e um dos recursos que os fãs da Apple já pedem a muitos e muitos anos são os guias.

Para um sistema operacional que muitas vezes se descreve como “o mais avançado do mundo”, a única forma de gerenciar várias pastas ao mesmo tempo é abrindo várias janelas.

Leia também ...   Java ee: saiba como criar um ambiente de Java ee no Linux

No Nautilus, o gerenciador de arquivos padrão no Ubuntu, tem navegação por abas desde 2008. E, assim como foi implementado no OS X Mavericks, cada guia é capaz de ter sua configuração de forma independente.

Notificações

notificacoes no os x mavericks

O Ubuntu adicionou notificações no computador alguns anos antes do Mac OS X (foi adicionado no lançamento de 2012 do Mountain Lion) é claro que temos que dizer que as notificações do OS X é algo muito mais refinado que no Ubuntu, mas lembrando que aqui estamos fazendo uma comparação de recursos.

Para o Mavericks a Apple adicionou ainda mais funcionalidades. Os alertas agora tem “ações”.

Por exemplo:

  • Os usuários podem responder a uma mensagem instantânea
  • Aceitar ou rejeitar uma chamada do FaceTime
  • Excluir um e-mail

Tudo a partir da própria tela de notificação

Atualização automática de Apps

Tudo agora são apps, é uma porta aberta para Malware mas tudo bem, é algo que temos que nos acostumar pois cada vez mais os sistemas operacionais para desktop estarão parecidos com um smartphone, a Apple está fazendo isso a cada lançamento.

A Apple está adicionando a atualização automática para aplicativos no OS X Mavericks, poupando que os usuários tenham que checar manualmente e atualizar. Existe uma forma de desligar isso para aqueles que preferem cuidar de atualizações manualmente.

Ubuntu oferece algo semelhante: as atualizações de segurança podem ser definidas para fazer o download  / instalação automática. Podemos acessar as  Configurações de atualização e definir atualizações de segurança para ‘Baixar e instalar automaticamente’.

Uma dica: Eu não gosto de fazer isso no Ubuntu, principalmente em servidores, pode ser desastroso atualizar algum serviço que você está rodando.

Leia também ...   No Linux - Modo bom, é o modo texto.

Imagine a situação: Se esse serviço precisar de uma nova configuração após o update? Você precisa ter o controle em mãos nessa hora, nada de automatizar tudo e acabar com servidor parado.

Sendo assim é normal concluir que:  O Ubuntu no Desktop ou qualquer outra distribuição Linux é claro tem recursos e mais recursos, hoje pode ser uma ótima alternativa e só não tem uma maior fatia do mercado pois existe uma coisa chamada marketing. Para uma Apple anunciar um recurso já utilizado no Linux pode ser uma grande novidade. Porque? Porque eles tem dinheiro para fazer propaganda.

Pessoal é isso, espero ter ajudado. Não esqueça de Baixar o Ebook do Curso Linux Ubuntu, fique ligado sempre no seu email, pois eu tenho novidades quentes para as próximas semanas.

Pedro Delfino

Referência:  omgubuntu

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"