LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Curso Linux Ubuntu Online РComeçando com Ubuntu Linux

4 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 4 Flares ×

Quer utilizar o Ubuntu Linux no trabalho todos os dias ? Pois bem, estou iniciando um s√©rie de artigos, para demonstrar como o Ubuntu Linux pode ajudar o seu curr√≠culo, e valorizar o seu perfil profissional. Vo chamar esta s√©rie de “curso de Linux”.

Este curso de linux, é destinado principalmente a usuários e administradores de sistemas. Vai ajudar a melhorar e mostrar rapidamente com encontrar e instalar o software no Ubuntu, assim como como atualizar, manter e controlar a segurança do seu sistema. Vamos mostra as maneiras mais eficientes de utilização de Ubuntu no trabalho, com algumas das ferramentas poderosas que estão ao seu alcance.

O objetivo deste curso de linux, √© descrever de forma f√°cil e r√°pida conte√ļdos como:

Comandos

Comandos Linux, trabalhar direto no console, na linha de comando mesmo, demonstrando exemplos inteligentes de forma √ļteis para navegar pelas vezes assustadoras linha de comando do Linux.

Trabalhar com repositórios de Software

Métodos para fazer download e instalação de software personalizado, que são utilizados por sistema Ubuntu / Debian.

Recursos adicionais

Mostrar como encontrar informa√ß√Ķes √ļteis sobre Ubuntu, tais como listas que voc√™ pode inscrever-se, e outros recursos.

Como encontrar documentação local no linux

Vo mostrar como usar a ferramentas, e sempre ter ajuda sobre comandos e recursos.

Em fim, vamos ver como administrar um sistema linux, administrando serviços e servidores tudo via linha de comando.

Como a id√©ia √© aprender a administrar servidores linux, neste curso de linux n√£o haver√° um grande n√ļmero de screenshots. O que voc√™ vai aprender √© um caminho mais r√°pido para usar o seu sistema Ubuntu Linux, Debian Linux, assim como o Linux em geral.

Ubuntu, Debian e Linux

Ubuntu é um sistema operacional baseado no Debian GNU / Linux (www.debian.org/). Debian início na década de 1990, e devido à sua maturidade, é considerado uma distribuição Linux líder em termos de estabilidade e segurança. O Debian também é conhecida para por sua forte adesão ao software livre (www.debian.org/intro/free). E o Ubuntu foi formado com esta base.

Debian deu origem n√£o s√≥ para Ubuntu, mas muitas outras distribui√ß√Ķes Linux, as lista completa de distribui√ß√£o pode ser vista em (www.debian.org/misc/children-distros):

  • Xubuntu – Utiliza o desktop Xfce, sistema baseado no Ubuntu.
  • Kubuntu – Utiliza o desktop KDE, sistema baseado no Ubuntu.
  • Edubuntu – Um derivado Ubuntu para escolas.
  • Knoppix – Com desktop KDE, √© um live CD baseada no Debian.
  • Kanotix – √Č um Debian live CD.
  • Damn Small Linux – Pequeno (50MB) live CD baseado no Knoppix.
  • Mepis – Live CD baseada no Debian e Ubuntu.

Xubuntu, Kubuntu, Edubuntu tem a mesma base da distribui√ß√£o Ubuntu, a √ļnica diferen√ßa √© o padr√£o dos desktops, por exemplo o Kubuntu utiliza o KDE Desktop e Adept Package Manager, que n√£o est√£o instalados no Ubuntu, mas se voce quiser tem como instalar √© claro. Edubuntu √© voltada para aplica√ß√Ķes educacionais, muitas aplica√ß√Ķes n√£o s√£o instalados por padr√£o no ubuntu, nem precisa estar.

Cronograma de lançamento de versão do Ubuntu Linux

cronograma-de-lancamento-ubuntu-linux

Como o Debian e Ubuntu s√£o sistemas de c√≥digo aberto, com muitos softwares constru√≠dos sobre a Licen√ßa GNU GPL (www.gnu.org/copyleft/gpl.html), qualquer pessoa pode visualizar seu c√≥digo fonte, modificar, e distribuir livremente essas altera√ß√Ķes. Geralmente, a √ļnica exig√™ncia √© que se respeitem os termos da GPL, que basicamente determina:

Qualquer mudança que você faça, devem ser disponibilizadas para que outras pessoas possam utilizar da mesma forma (ver www.debian.org/social_contract).

Voc√™ n√£o tem apenas sistema livre que o mundo inteiro ap√≥ia, mas tamb√©m tem um produto que est√° em constante evolu√ß√£o, √© conduzido por pessoas com uma paix√£o pelo que fazem. Muitas outras distribui√ß√Ķes Linux oferecem as mesmas vantagens, mas o Ubuntu tem certamente mais popularidade.

Observa√ß√£o: Voc√™ j√° se perguntou de onde em o nome Ubuntu (Edgy Eft) e Debian (Woody), veja o padr√£o destas conven√ß√Ķes na nomenclatura da distribui√ß√£o, descubra em https://wiki.ubuntu.com/DevelopmentCodeNames ou http://www.debian.org/doc/manuals/project-history/ch-releases.en.html

Esta é uma pequena introdução sobre o Ubuntu e Debian, claro que em um curso de linux, está é a aula onde qualquer aluno queria fugir, apenas históricos, sem qualquer linha de comando, mas este histórico tem que ser apresentado para reforçar a estabilidade da ferramenta que iremos apresentar aqui.

4 Flares Twitter 1 Facebook 3 Google+ 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 4 Flares ×
Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Coment√°rios

  1. Antonio Pereira diz:

    Muito bom seu blog. Vou indicar para pessoas que me perguntam sobre o tema. Sucesso!

  2. Durval Aquino da Silva diz:

    Fui apresentado ao Ubuntu por um amigo meu, o Claudio, que especialista em Sistema Linux. Desde então, passei a usar o sistema e estou gostando muito. Após uma conversa com ele hoje sobre curso de linux on line, resolvi procurar e encontrei este site no qual já enviei e confirmei e-mail para receber o ebook.
    Abraços

    • pedrodelfino diz:

      Muito, muito legal Durval

      Gostei muito de saber que o conte√ļdo livre o meu ebook vai te ajudar

      Aguarde que logo terei muitas novidades.

      Obrigado pelo coment√°rio.

Trackbacks

  1. [...] Linux básico para você aprender como instalar o Ubuntu Linux. Indicado para iniciantes, pois mostra uma opção de como instalar o [...]

  2. [...] instalar o OpenOffice no Linux (Ubuntu ou Debian Like) execute: sudo apt-get install [...]

  3. [...] para fazer download e instalação de software personalizado, que são utilizados por sistema Ubuntu / [...]

  4. [...] no mundo da computação na nuvem. No entanto, o burburinho que o Windows 8 foi criado com base no Ubuntu 11.10  esta deixando o pessoal da canonical [...]

Deixe o seu coment√°rio

*