LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Cansado do Windows 8 ? Vamos criar um dual boot com Windows 8 e Ubuntu

Se você descobrir que o Windows 8 não é tudo aquilo que estava imaginando e já está pensando em fazer um possível downgrade, pode ser uma boa idéia instalar um dual boot com Linux para ter um sistema operacional alternativo. Usar o Ubuntu é uma excelente escolha por causa de sua popularidade, e a qualidade de software, suporte a hardware e facilidade de uso conta muito a favor do Ubuntu se comparar com qualquer outra distribuição. No entanto, se você quiser dual-boot, vai precisar realizar alguns procedimentos antes de desfrutar de uma instalação do Linux no mesmo computador onde já está rodando o Windows 8.

Algumas informações importantes: Este artigo demonstra um procedimento de uma instalação do Ubuntu depois do Windows 8, ou seja para quem já tem o Windows 8 rodando no computador. Instalar qualquer versão do Windows após instalar o Ubuntu vai exigir um processo totalmente diferente, que não serão abordados aqui. Além disso, as instruções podem ser aplicadas a qualquer outro tipo de distribuição baseado em Ubuntu sem qualquer modificação.

Baixar o Ubuntu,  Gravar o CD e Instalar o Sistema

Se você não tiver, vá em frente e baixe uma cópia da última versão do Ubuntu ( 13.04 é a versão disponível hoje), não esqueça de verificar se você está baixando a versão de 64 bits, pois ela tem o suporte a EFI. Depois de baixado, precisamos “queimar”  o arquivo ISO em um DVD ou Pendrive.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...
Leia também ...   Como Instalar o JAVA (JRE) no Ubuntu 11.04 (Natty) usando PPA

Existem duas maneiras diferentes para você instalar o Ubuntu, uma forma simples, automatizado que cuida de tudo para você, ou um processo manual que vai dar mais trabalho porém te dará mais controle.

Veja alguns artigos que eu recomendo que você leia também:

A Maneira simples

Inicie o computador dando boot pela mídia de instalação do Ubuntu ( DVD ou Pendrive). Depois do instalador terminar de carregar ele vai perguntar se você deseja instalar o Ubuntu. Escolha o seu idioma português do Brasil e clique em INSTALAR. Agora você deve escolher “Instalar Ubuntu”, isso vai fazer todas as mudanças necessárias em seu computador para que o Ubuntu seja instalado corretamente, traduzindo tudo isso, o instalador vai mexer no seu HD, ou seja irá criar um novo particionamento para instalar o Ubuntu.

Antes de confirmar as alterações do seu disco, o instalador vai perguntar se você gostaria de dividir o seu disco rígido entre os dois sistemas operacionais.

A Forma Manual

A primeira coisa que você vai precisar é abrir espaço no seu disco rígido para a instalação do Ubuntu. Lembrando que esse procedimento pode ser mais difícil para usuários iniciantes.

Há duas maneiras que você pode fazer isso:

  1. Usando as ferramentas de gerenciamento de disco do Windows: Clique com o botão direito em “Computador” no Menu Iniciar e escolha Gerenciar.
  2. Usando uma ferramenta de particionamento, como o GParted no ambiente Live Ubuntu.( quando você inicia o Ubuntu a partir do DVD )

Geralmente você vai encontrar duas ou três partições em seu disco rígido, são relacionadas com a instalação do Windows. Escolha a maior partição, não modifique as outras partições pois elas pertencem ao processo de inicialização do Windows e não deve ser alterada de forma alguma. Depois de ter reduzido a partição, você não precisa criar uma nova, vamos criar as partições necessárias no instalador do Ubuntu.

Leia também ...   TOP 10 - Melhores Distribuições Linux Para Rodar em Servidores

De um Boot no computador com a mídia de instalação do Ubuntu e escolha  a opção para instalar o sistema operacional. Quando o instalador perguntar se você precisa alocar o espaço, escolha mais, isto irá abrir uma tela com o editor de partições onde você pode criar suas partições. Vamos precisar criar duas partições, dependendo do seu sistema e suas preferências.

O PARTICIONAMENTO DO DISCO PARA INSTALAR O UBUNTU

Dentro do espaço alocado, você pode criar uma partição Linux (de preferência ext4) e definir seu ponto de montagem para a raiz (“/”). Se você deseja ter uma partição swap (que atua como um lugar para os dados armazenados na memória RAM), você pode deixar espaço suficiente para criar uma. A boa regra é que para a uma partição swap devemos ter o dobro da quantidade de memória RAM instalada. ( Se você tiver 16 Gb de Ram, é melhor repensar essa regra )

Também não se esqueça que você vai acabar tendo mais de quatro partições, primeiro você precisa fazer uma partição estendida, que se estende por todo o espaço não alocado no seu disco rígido antes de criar a partição de swap do Linux. Uma vez que você tiver feito isso, continue com o resto da instalação.

Ubuntu irá instalar o GRUB na MBR, ele é o gerenciador de boot que permite escolher entre Ubuntu e Windows durante cada inicialização do seu computador

Conclusão

Essas dicas devem te ajudar a instalar um dual boot no Windows 8 com Ubuntu. A chance de acontecer algum problema é muito baixa, mas fique à vontade para comentar sobre o artigo com quaisquer perguntas que você possa ter.

O MAIS IMPORTANTE, É FAZER BACKUP DE TUDO ANTES DE INICIAR QUALQUER PROCEDIMENTO.

Leia também ...   Organizador de fotos – Como instalar o Shotwell no Ubuntu 10.04 lucid

Se você é novo no Ubuntu, confira o Curso Linux Ubuntu.

Até a próxima.

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

  • Flavio

    Ué, não tem nenhum problema com o tão falado UEFI/Secure Boot?

  • Caio

    “Essas dicas devem te ajudar a instalar um dual boot no Windows 8 com Ubuntu. A chance de acontecer algum problema é muito baixa, mas fique à vontade para comentar sobre o artigo com quaisquer perguntas que você possa ter.”

    Nem sempre! Faltou comentar à respeito do Secure Boot e UEFI para as novas máquinas, isso realmente dá trabalho em certas máquinas e na instalação Default você não consegue resolver o dual boot

  • guilherme

    meu note veio com aquele secure boot e UEFI ja viu isso?n da para formatar essa birosca kkkkk

  • Alisson

    Meu note também tem o secure boot e não é tão simples instalar assim não…

    • Pedro Delfino

      Eu vo achar um com secure boot para testar … o meu pc realmente não tem …

  • Olá, já estou usando o dual boot e até agora deu tudo certo quem quer usar aconselho a fazer a instalação não vai se arrepender, valeu obrigado!

  • Eu já tinha Win7+Ubuntu 12.04, comprei outro note e resolvi fazer o dual de Win8 + ubuntu 13.04, resultado… modifiquei partição, voltei, instalei com o i386, com o amd64, criando as partições de forma manual( ext4 + swap + boot ), instalava corretamente em todos os caso, mas nada de existir a MRB que me mostra qual O.S. quero usar na reinicialização igual era no win7+Ubuntu12.04, esta sempre carregando o win8… a Unica coisa que não fiz foi deixar ele instalar de formar automatica “Instalar o Ubuntu”, pelo que eu sei neste caso ele passar por cima de tudo… e eu tenho uma partição com arquivos que não posso correr o risco de perder…

    • Pedro Delfino

      Olá …

      Isso deve ser problema com o secure boot !!! eu vo tentar te ajudar !!!

  • Mônica G.

    Olha essa parte da partição dá muita insegurança (até porque preciso estudar nos dois sistemas) e é incrível como é difícil encontrar vídeos passo a passo sempre deixa a desejar em algo,mas o artigo deu uma clareada.

    • pedrodelfino

      Valeu Mônica

      Obrigado pelo comentário …

      Quando precisar pode entrar em contato.

  • Henrique

    Olha, tem uma página em um site muito divulgado do Aprigio Simões (http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/11/22/uefi-dualboot-windows-8-com-ubuntu/). Pra galera ver como esse tal se “Secureboot” é um lixo, tenho um Acer E1-571 que não me permite desabilitar essa opção no setup; em consequencia, eu consigo instalar normalmente a versão 12.04, entro no Win8, executo todas as etapas ao rodar o EasyBCD porém, depois da inicialização, surge uma janela em “DOS” com as opções “Windows 8” e “Ubuntu (x64)”. Escolho a 2ª opção porém, ao invés de carregar o Ubuntu, sou durecionado a outra janela informando que não foi localizado o sistema, ou pq o arquivo de inicialização não foi localizado ou pq o mesmo está corrompido. Fiz esse procedimento umas 4x e em todas o resultado sempre foi o mesmo. Em suma, como eu não consigo desabilitar o Secureboot, eu não sei se o Ubuntu não está carregado por causa disso ou não. Bom, se alguém tiver a resposta, agradeço se a mesma fôr compartilhada. Abraço a todos !!

    • Benilton

      Estou com o mesmo problema do Henrique. Tenho um ultrbook ASUS S46CA instalei Ubuntu 13.04 tudo certo, mas quando reinicializo o sistema vai direto para Ruindows 8. Então não a parede o dual boot. qualquer informação será de grande ajuda….

  • Pois é, estou tentando fazer o dual boot, mas também não consigo, estou com problema igual ao Chinnon Santos, particionei, fiz a instalação tudo bonitinho, mas na hora que reinicia ele automaticamente já carrega o windows 8, em todos os tutoriais que vi fizeram o dual boot em VMs, aí fiz um teste também, na VM vai 100%, mas direto na máquina ele nem identifica o grub e já vai direto pro 8, alguém já conseguiu?

  • fernanda

    eu tb tive o mesmo problema, o ruindows 8 não deixa o ubuntu entrar…..o que fazemos?

  • Eduardo Bastos

    Depois de criadas as partições, é importante definir em qual delas será instalado o bootloader.

    Para isto, na tela de particionamento, observe em qual partição foi instalado o “/boot” (/dev/sdax, onde x é o número correspondente).

    Com isso, vá na parte inferior da mesma tela, em “Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização”, e lá selecione a partição do “/boot” (/dev/sdax).

    – Avance com a instalação do Ubuntu até finaliza-la.

    – Ao terminar, o sistema irá reiniciar e não encontrará o gerenciador de boot e carregará o Windows.

    Para sanar isto, será preciso dar boot novamente pelo pendrive com o LiveUSB e clicar em “Experimentar o Ubuntu”. Lá, caso precise, configure sua rede para acessar a internet.

    Abra uma janela do terminal (atalho de teclado: Ctrl+Alt+t) e instale o boot-repair:

    $ sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
    $ sudo apt-get update
    $ sudo apt-get install boot-repair

    – Depois de instalado, basta executar o boot-repair e clicar em “Recommended repair”.

    Se lhe for questionado:
    “The boot of your PC is in Legacy mode. You may want to retry after changing it to EFI mode?”
    Responda: “YES”

    Ele também irá solicitar que copie e cole alguns comandos no terminal, faça isso.

    – No final de todo o processo, reinicie o PC e o GRUB 2 deverá aparecer como gestor de boot.

    Obs.: aqui, depois deste processo, voltei a desligar o “LEGACY MODE” e ligar o “SECURE BOOT”, e tudo funciona perfeitamente.

  • Rodrigo Costa

    Boa tarde, Pedro e parabéns pelo trabalho!
    Gostaria de saber que se eu optar por instalar no “modo automático”, eu não perderei nada? Terei meu Windows 8.1 do jeito que sempre esteve?
    Pergunto isso porque gostaria de usar em dual boot por enquanto, mas minha intenção é migrar de vez pro Ubuntu.

    Obrigado!!

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.