Windows 8 vs Ubuntu – Comparando o novo Windows com o Ubuntu Linux

Quando a Microsoft anunciou a versão para desenvolvedores do Windows 8, ela conseguiu criar muito conteúdo em blogs e sites sobre tecnologia, segunda a microsoft  o Windows 8 é baixado 1 milhão de vezes por dia. Com toda a nova interface e integração Metro , o Windows 8, vai dar um passo enorme no mundo da computação na nuvem. No entanto, o burburinho que o Windows 8 foi criado com base no Ubuntu 11.10  esta deixando o pessoal da canonical nervoso.

O Windows da Microsoft conseguiu 91,9 % do mercado de sistemas operacionais para desktop, enquanto o Mac OS tem uma quota de mercado 6,9 %. No entanto, agora a popularidade do Ubuntu está crescendo, e a Microsoft tem um novo nível de concorrência no mercado de sistemas operacionais. Ubuntu é o próximo grande desafio para a Microsoft, certeza que eles nunca pensavam que poderiam ser incomodados pelo Linux no Desktop.

Quando eu tive minha primeira experiencia  com o  Microsoft Windows 8 (versão do desenvolvedor), fiquei totalmente assustado com aparência do sistema, será que pela primeira vez a microsoft pensa em mudar. Certamente o Ubuntu sempre conseguiu manter meu interesse, desde suas primeiras versões é o meu sistema padrão para desktop, depois vem o Mac OS X Lion.

Windows 8 vs Ubuntu

Vamos fazer uma comparação rápida entre Windows e o Ubuntu.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

comparacao-windows8-ubuntu


A INTERFACE DE USUÁRIO

Devo admitir que tanto o Ubuntu e Windows 8 tem um design extremamente bonito e ícones de alta resolução. Windows 8 vai usar a interface Metro, enquanto Ubuntu ostenta a interface Unity, dizem que o ubuntu perdeu um pouco do mercado depois que abandonou o gnome, mas tudo bem vamos em frente.

Leia também ...   Como remover pacotes (softwares) com aptitude no Ubuntu e liberar espaço do seu HD

A interface do Windows 8 também suporta gestos, aplicações em nuvem, compartilhamento de aplicativos e serviços, barra de tarefas oculta no lado direito da tela e assim por diante. O Metro UI foi um um grande passo da Microsoft, e é certamente este exigindo muito mais esforço do que qualquer outra interface que vimos antes. Isto também se encaixa com os tablets, a Microsoft demonstrou o sistema operacional rodando em tablets da Samsung e Lenovo.

O Ubuntu por outro lado tem uma interface melhorada utilizando o Unity. Muitos usuários ficaram confusos e não sabiam onde clicar, a Canonical decidiu integrar os ícones do Ubuntu com o Dash (o iniciar do Unity), para proporcionar mais visibilidade.

window8-vs-ubuntu-tela-inicial

 

Clicando no Dash (o logotipo do Ubuntu à esquerda) será mostrado um conjunto brilhante de ícones, que são mais usados : Navegar na Web, ver fotos, verificar e-mail ou ouvir música. Ele vem com uma barra de pesquisa que serão frequentemente utilizadas pelos usuários. Alem de ser fácil de pesquisar é incrivelmente rápido. O painel da esquerda tem as aplicações que são mais usadas, e os usuários podem adicionar um aplicativo simplesmente arrastando e também podem removê-lo.

 

REDES SOCIAIS

Para quem já  usou o Windows ( será que tem alguém que nunca usou ? ) sabe muito bem que falta um recurso de rede social. A partir do Windows 8 a Microsoft decidiu integrar as essenciais características de mídia social em seu desktop. Ubuntu por outro lado, sempre incluiu recursos de mídia social em sua área de trabalho padrão. Gwibber é o cliente padrão do Ubuntu para redes sociais, depois do lançamento do Ubuntu 11.10 Ocelot  ele foi renovado, ficou mais leve e mais bonito do que sua versão anterior.

 

INTEGRAÇÃO COM A NUVEM

Windows 8 e Ubuntu 11,10 ambos são integrados com a nuvem. Isso permitirá que o sistema operacional baixe fotos e aplicativos a partir da nuvem compartilhar com os amigos etc. Além disso, o Ubuntu 11.10 utiliza o Ubuntu One, um serviço de backup online gratuito com 5 GB de armazenamento em nuvem, você pode comprar mais espaço. No cado do Windows 8, teremos que esperar até o lançamento para testar o serviço 100%.

Leia também ...   Com instalar o VLC 1.1.7 no Ubuntu via PPA

 

FERRAMENTAS DE EDIÇÃO/ SOFTWARE  / APLICATIVOS E APP STORE

O Ubuntu 11.10 vem com o aplicativo de edição de fotos chamado Gimp e OpenOffice para processamento de texto. No entanto, para o Windows 8 que você precisa comprar uma versão licenciada do MS Office. Os aplicativos gratuitos do Windows 8 são: Windows Live Messenger e Internet Explorer 10. Ou seja, para ter um processador de texto o usuário tem que pagar , ou instalar uma versão do OpenOffice.

Além disso, o Windows 8 terá uma loja, similar à App Store da Apple, permitindo aos usuários baixar e comprar novos aplicativos para seu desktop. Ubuntu por outro lado sempre ofereceu uma App Store semelhante com a  capacidade de adicionar ou remover aplicações open-source.

 

TEMPO DE INICIALIZAÇÃO

Em termos de velocidade do boot, o Ubuntu ganha a corrida muito mas muito na frente mesmo. O tempo de boot do Ubuntu é mais rápido que o Windows 8, e não há dúvida sobre isso. Ubuntu é leve e projetado para executar mais rápido. É o mais rápido  em hardware antigos e novos, enquanto o Windows 8 é inicializado mais rápido que o Windows Vista em hardware antigo, o que também não é um grande avanço.

 

TELA DE LOGIN

Ubuntu utiliza o LightDM como seu novo gerenciador de login. No LightDM é fácil de fazer personalização, ele pode ser ajustado com uma ferramenta chamada Gerenciador LightDM. Isso permitirá que você mude o fundo e o logotipo do Ubuntu 11.10.

ubuntu-windows-login

A tela do Windows 8 é semelhante à tela de bloqueio do Windows Phone, exibindo a data / hora, compromissos agendados e resumos de mensagens não lidas. Você pode personalizar a tela de login, alterando o plano de fundo. Windows 8 suporta o login com senha tradicional ou a ferramenta de senha por imagem, onde você pode selecionar uma imagem para usar.

Leia também ...   Quero mudar para Linux! Dicas para você substituir o seu Windows por Ubuntu ainda hoje

 

DISPONIBILIDADE E PERSONALIZAÇÃO

Ubuntu sempre foi livre, e continua a ser livre. Você pode customizar o sistema operacional para usar o seu máximo possível, e o único custo envolvido é o tempo de download e nada mais. Windows 8 e suas versões anteriores têm de ser adquirido e não pode ser personalizado.

Ubuntu 11.10 está disponível para download gratuito e pode ser adquirido a partir do site do Ubuntu.

 

DOWNLOAD

 

Link para download do Ubuntu 11.10:

 

 

Link para download do Windows 8:

Windows 8  esta em versão beta para desenvolvedores, que  podem  baixar do site da Microsoft. Aqui está o link para download direto da versão Windows 8  Developer Preview:

WINDOWS 8 vs UBUNTU – QUEM GANHA?

Você terá que decidir quem ganha essa briga do Windows 8 vs Ubuntu. Na minha opinião, ganhar mercado do Windows é muito difícil, mas com certeza o Ubuntu cada vez mais vai diminuindo aquela porcentagem do Windows.

Deixe um comentário com sua opinião.

Até a próxima.

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"