LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Curioso para conhecer o Linux? 5 maneiras de experimentar o Linux sem colocar o seu Windows em risco

Quer dar uma olhada no Linux, mas  ainda tem medo de destruir a instalação do Windows em seu computador? Existem muitas maneiras de experimentar o Linux sem colocar a instalação do seu Windows sem risco, a partir de um live-cd , com um Pendrive USB, com uma máquina virtual e muito mais, eu irei falar um pouco sobre cada uma delas nesse artigo.

Se você está pensando em largar o seu Windows ou simplesmente está procurando conhecer outras tecnologias, vale muito a pena conhecer o Linux existem centenas de distribuições, você terá acesso a dezenas de milhares de programas de código aberto. Melhor ainda: tudo é executado em um sistema seguro que está livre de pragas virtuais, ou deveria estar. Se você se considera um geek, você deve pelo menos experimentá-lo. Eu recomendo começar com o Ubuntu , na minha opinião é o Linux mais amigável e fácil, embora muitas pessoas gostem mais do Linux Mint. O melhor de tudo, é que você pode experimentar os dois e é tudo grátis.

Com  Live-CD

Tente isto primeiro. Quase todas as distribuições do Linux funcionam com um Live-CD, ou seja, você pode iniciar e experimentar o sistema operacional inteiro sem precisar instalar nada. Desta forma, você pode conhecer a  área de trabalho, experimentar algumas aplicações, será uma ótima experiência.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Basta baixar o arquivo ISO da distro escolhida (lembrando que eu recomendo Ubuntu ) e gravar a imagem para o disco. No Windows Vista/7/8 é muito simples:

Leia também ...   pfSense - Principais Vantagens e Recursos dessa Poderosa Ferramenta de Firewall

Clique com o botão direito do mouse na ISO e escolha “Gravar imagem”.

Inicie o seu computador pelo CD e prepare-se que o show vai começar.

Um Live CD é uma versão completa de qualquer distro Linux, rodando a partir de um CD. Não terá o mesmo desempenho, ( isso é fato )  mas não existe nenhuma chance que isso afete seu sistema (a menos que você abra o software de edição de partição e comece a brincar com o seu disco rígido).

É uma ótima maneira de experimentar praticamente qualquer distro Linux, por isso não deixe de dar uma olhada na distro que voce acha interessante. Ah, live-cd não são apenas para os curiosos: Eu acho que cada usuário do Windows deveria ter um Ubuntu Live CD para solução de problemas, eu já resolvi muitos problemas do Windows assim.

Com Pendrive USB

Ok! Eu sei que muitos computadores não têm unidades de CD. Mas uma coisa que com certeza o seu notebook tem é uma porta USB, assim podemos criar um pendrive USB com uma distro Linux dentro dele, e pronto é só iniciar o Linux. Existem ferramentas do Windows para criar esse pendrive. A melhor  ferramenta para usuários do Windows é a Linux Live USB Creator. É um aplicativo gratuito para instalar no seu Windows que vai resolver o seu problema na hora de  criar um drive USB inicializável com Linux. O software irá fazer tudo, vai baixar a sua distro formatar seu Pendrive e tudo mais. Existem outros programas que fazem o mesmo trabalho, mas esse vai resolver o nosso problema. Depois de criar o Pendrive USB com a sua distro, basta iniciar o computador e dar um boot através a USB.

Leia também ...   APT no Ubuntu Linux - Como adicionar repositório de terceiros

Com Windows Installer Wubi

Quer realmente instalar o Linux, mas não quer lidar com o particionamento? Sim, existe uma forma. O software chamado Wubi pode instalar o Ubuntu dentro do Windows – ou seja, você pode desinstalá-lo mais tarde a partir do Painel de Controle. Não será uma máquina virtual: é um sistema totalmente inicializável – e será preciso mexer com particionamento. Embora esse método não funcione com computadores mais novos com o Windows 8 já instalado, mesmo assim muitos usuários o Windows 7/xp/vista podem ainda utilizar.

Com uma máquina virtual

Ok, uma máquina virtual pode dar um certo trabalho se comparado com qualquer um dos métodos acima. e sim o desempenho não vai ser grande coisa, mesmo assim eu acho que é a melhor maneira de testar o Linux, sem a necessidade de reiniciar o computador. Além disso, uma máquina virtual nunca irá afetar o seu disco principal, é risco zero mesmo. Você pode até baixar e testar quase qualquer sistema operacional Linux já pré-instalado usando o Virtualbox. Os arquivos não são pequenos, mas funcionam muito bem. Claro, você também pode criar sua própria máquina virtual com Linux, fazendo todo o processo de instalação do zero.

Como testar o Linux o online

Você poderá ir pelo caminho mais simples e testar Ubuntu online. Sim você leu corretamente, existe uma demonstração on-line do Ubuntu que você poderá executar em um navegador. Você verá uma tela de inicialização, e depois o Desktop do Ubuntu. A maioria dos aplicativos não poderão ser executados, mas ainda assim é uma forma legal para que você possa ter uma idéia de como funciona o desktop do Ubuntu. É mais indicado para quem pretende conhecer a “cara” do sistema, pois a performance não poderá ser testada.

Leia também ...   5 Maneiras arrasadoras de blogar utilizando Linux

Conclusão
Pronto agora você já conhece cinco maneiras de experimentar o Linux e não colocar o seu Windows em risco. Mas se você está se sentindo um pouco mais corajoso, você deve e tentar um dual-boot. Um dual-boot pode sim colocar seus dados em risco, por isso você deve fazer backup de seus dados antes, vai necessitar fazer um particionamento do disco rígido, mas não é tão assustador quanto parece, com certeza terá um desempenho muito melhor do que qualquer um desses métodos. Porém, eu quero saber qual destes métodos você já usou para experimentar o Linux. Pode deixar um comentário abaixo ?

Até a próxima.

Pedro Delfino

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

  • CARLOS ALBERTO GUGLIELMELLI VIGLIONI

    MINHA OPINIÃO:
    TRATA-SE DO MELHOR SISTEMA OPERACIONAL NA ATUALIDADE,MESMO COM O LANÇAMENTO DO WINDOWS 8.ACHO INCLUSIVE, QUE WINDOWS TEM COLOCADO EM SEU SISTEMA, DETALHES NA INTERFACE MUITO PARECIDO COM KDE.ESSA INTERFACE ERA PRETENDIDA SER COLOCADA(SÓ A INTERFACE ATRAVÉS DE UM SIMPLES DOWNLOAD) NO WINDOWS.
    POR EXEMPLO:
    A BARRA DE FERRAMENTAS NO WINDOWS 7, JÁ TINHA NO KDE, MUITO MESMO ANTES DE SER LANÇADO (WINDOWS 7).DETALHES EM INOVAÇÕES NO WINDOWS 8(INTERFACE),JÁ EXISTIA HÁ MAIS TEMPO NO LINUX.
    OUTROS DETALHES COMO ATUALIZAÇÃO DE SISTEMA NO LINUX, É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO, E AINDA ISENTO DE PROBLEMA SÉRIOS EXISTENTE NO WINDOWS(VÍRUS).
    SABE O QUE FALTA:
    PESSOAS EXPERIMENTAREM O SISTEMA LINUX ATRAVÉS LIVE CD,NÃO PRECISANDO RETIRAR DO SEU SISTEMA,AQUELE QUE ESTÁ EM USO.
    USO O LINUX DESDE 2005,ONDE A EXPERIÊNCIA ME PERMITIU NÃO MAIS DELE SAIR.
    LINUX O MELHOR.

    • Pedro Delfino

      Carlos Alberto … Muito obrigado por seu comentário … ótimo receber uma experiência assim, mostra que o Linux está forte e podemos utilizar pra muitas aplicações …

    • Thiago Resende

      Falo tudo

  • Pedro Benac

    Utilizo o linux Ubuntu há alguns meses. Testei inicialmente com o live CD, também testei online no site do ubuntu. Hoje estou convencido de que o linux supera o windows quando se trata de rapidez, segurança e estabilidade, além de grandes possibilidades de configuração e personalização, podendo, até mesmo mudar a interface gráfica inteira (KDE, etc…).
    Atualmente, eu recomendaria aos iniciantes, o linux Ubuntu e seus derivados (lubuntu, xubuntu, kubuntu e linux mint) pela facilidade de uso, e também porque é possível adicionar repositórios através de PPAs. É muito bom mesmo!

    • Pedro Delfino

      Pedro

      Muito legal o seu comentário. Mostra que o Linux pode sim ser utilizado como sistema padrão em nosso desktop, notebook etc …

      Obrigado !

  • MAXWELL

    JA USEI TODAS TESTEI TODAS MANEIRAS DE CONHECER O UBUNTU ASSIMA, MAS RELMENTE A QUE GOSTEI FOI A DO INSTALADOR WUBI, INCLUSIVE ESTOU USANDOO WIN 8 COM O UBUNTU, MAS TOMEI O CUIDADO DE REPARTICIONAR MEU HD E MESMO COM O WUBI DEIXEI SO UMA REPARTIÇÃO PARA O UBUNTU, LEMBRANDO QUE NÃO SE PODE FAZER ISTO COM O UBUNTU 13.04 POR NÃOTER INSTALADOR NO WIDOWS MAS INSTALEI O 12.10 ATUALIZI ELE TODO E DEPOIS ATRAVES DO ATUALIZADOR DO UBUNTU PASSEI P O 13.04 MESMO USANDO O WUBI PARA O 12.10, TARODANDO QUE NEM UMA MARAVILHA , TESTEI OUTROS LINUX, MAS DA UMA DOR DE CABEÇA, POIS MUITOS, TEM QUE TER CONHECIMENTO AVANÇADO COMO NO MEU CASO MAS PARA PESSOAS QUE QUER COMEÇAR A USAR LINUX, MAS NÃO TA QUERENDO ABRIR A MÃO DO WINDOWS E A MELHOR FORMA, E CONCORDO COM O COMPANHEIRO ASSIMA. O UBUNTU E A MELHOR ESCOLHA, ATE MAIS MAX

  • marcos Duarte porto

    Eu ainda sou um garoto com muita pouca experiência na área De computação, mais vou tentar mudar para o Linux e seu q vou gostar muito.

  • Alexandre

    Uso o ubuntu quando preciso numa instalaÇão num pen drive de 16G. Espeto o pen no desktop ou netbook, etc e meus garranchos estão sempre lá. Prefiro o windows 7 mas usei o ubuntu para concluir experimentos com a rom do meu smartfone…. já experimentei as outras modalidades mas prefiro esta. Queria acrescentar que como vc sabe, a partição não pode ser desfeita mas o ubuntu pode ser desinstalado e a partição liberada, e o boot do sistema voltar à condição original. Eu achava ruim no boot escolher qual sistema principalmente porque por default iniciava automaticamente o ubuntu e não quis me estender muito com o caso nem com o grub. Agora como vcs sabem tem até mini pcs em pen drive…. mas ainda não troco meu pen16 com o ubuntu. Imagino que seria legal ter uma tecla tipo alt-tab e ir para o outro sistema…. mas não sei bem como é isso. Agora, o beneficio, comodidade, portabilidade, etc de se ter um sistema e os seus arquivos em apenas um pen drive…. ah isso vai ser difícil de substituir…

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.