Postfix: Por que Você deve Utilizar esse Servidor de e-mails Completo?

Criado no ano de 1997, o Postfix é um software open source patrocinado pela IBM que atua como um agente de transferência de e-mails (Message Transfer Agent, ou MTA), ou seja um servidor de emails.

Para muitas pessoas, o fato de que o GNU/Linux está presente na grande maioria dos servidores já deixou de ser uma surpresa.

postfix servidor de emails no linux

Se todas as organizações conhecessem o poder desse sistema operacional, é certo que esse número seria muito maior.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Contudo, caso você ainda não saiba disso e precise ver para crer, basta analisar a lista do TOP 500 sobre os mais poderosos supercomputadores do mundo: 498 deles rodam em Linux ou em um sistema próprio baseado nele.

Junto a isso, logicamente, o Linux possui um servidor de e-mail amplamente adotado no mundo todo, muito rico em funcionalidades, performance e segurança. Sim, estamos falando do Postfix!

O que é Postfix?

É o servidor que recebe as mensagens enviadas pelo cliente via protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).

Em outras palavras, o MTA é um elemento essencial, presente em aplicações colaborativas como o Zimbra, para garantir o recebimento de mensagens. Sem um servidor de e-mail como o Postfix, não há como esse tipo de serviço funcionar.

Quanto ao projeto em si, o Postfix foi desenvolvido inicialmente com a ideia de substituir o Sendmail — servidor muito utilizado em ambientes Unix —, fornecendo um serviço ágil, seguro e fácil de gerenciar, o que, aliás, não é um desafio nenhum pouco simples.

Leia também ...   5 Opções para criar Cloud Computing privado com software livre

O primeiro passo para que essa meta fosse alcançada foi desenvolver uma solução robusta e mais eficiente que o Sendmail. Quanto a isso, o Postfix correspondeu, evidentemente, conforme veremos ao longo do conteúdo.

Para fazer com que o Postfix viesse a ser adotado e contasse com a mesma adesão que o Sendmail, no entanto, foi necessário manter vários comandos do Sendmail e os arquivos compatíveis, facilitando, assim, a migração daqueles que estavam menos dispostos a instalar um novo servidor de e-mail.

De lá para cá, o Postfix se consolidou não apenas como alternativa ao Sendmail, mas também como uma das maiores referências quando o assunto é servidor de e-mail, visto que oferece diversas vantagens em relação aos demais servidores existentes.

Vale salientar que houve uma mente brilhante por trás da ótima sacada. A criação do Postfix foi obra de um holandês Ph.D. em Física e programador chamado Wietse Venema, responsável pela manutenção do projeto até os dias atuais.

Por que usar o Postfix para criar um servidor de e-mail completo?

Razões não faltam para uma empresa utilizar o Postfix para criar um servidor de e-mail, afinal, a sua arquitetura é fortemente baseada em aspectos relevantes para a entrega de um serviço completo.

Vejamos, a seguir, os principais pontos que justificam o seu uso:

ARQUITETURA

Diferentemente do Sendmail, em que um único processo se responsabiliza pela execução de todas as atividades acerca do processamento das mensagens, o Postfix conta com uma arquitetura modularizada, na qual uma gama de componentes se encarrega do funcionamento.

Isso evita, entre tantos problemas, as chances de o sistema ficar sobrecarregado ou até mesmo parar de funcionar, em decorrência de alguma adversidade, por menor que seja.

Leia também ...   Como começar os estudos para uma Certificação Linux?

DIRETRIZES DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR DE EMAILS

Outra razão a seu favor é que, segundo o próprio Venema, o desenvolvimento do Postfix fez prevalecer um conjunto de diretrizes ordenado da seguinte forma:

CONFIABILIDADE

No sentido de que o servidor é capaz de se manter disponível, mesmo nas situações que, em tese, possam interromper o seu funcionamento, como a falta de memória, por exemplo.

SEGURANÇA

Seguindo a própria filosofia inserida no GNU/Linux, em que os privilégios são bastante limitados, o Postfix possui diferentes componentes que demandam o mínimo possível de privilégios para desempenhar suas tarefas.

Fora isso, há recursos que mitigam ataques de diversas naturezas.

DESEMPENHO

Os recursos inerentes ao desempenho são um ponto forte do Postfix e consistem, principalmente, na limitação de processos criados.

FLEXIBILIDADE

O Postfix é formado por componentes distintos que funcionam de modo independente, possibilitando a customização individual para atender a necessidades específicas.

Ao observarmos essas diretrizes, logo notamos que elas evidentemente deram origem aos múltiplos componentes — responsáveis pelo funcionamento do sistema — aos quais nos referimos.

LICENÇA

É possível implementar um servidor de e-mail robusto e gratuito? A boa notícia é que o Postfix permite a instalação de um excelente servidor, sem que haja necessidade de pagar por licenças de uso, visto que estamos falando de um software open source (de código aberto).

FLEXIBILIDADE

O fator open source também indica que o Postfix pode ser customizado para melhor atender às necessidades da empresa, ou seja, pode-se criar um servidor de e-mail “sob medida”, que poderá ser utilizado sob quaisquer circunstâncias.

WEBMAIL

Com o Postfix, é possível fazer a instalação de um webmail — uma caixa de e-mail que pode ser acessada com uso do navegador — chamado SquirrelMail, que se caracteriza por ser altamente leve e compatível com a maioria dos browsers, até mesmo os mais antigos.

Leia também ...   Linux - 10 gerenciadores de arquivos que devemos conhecer

Para isso, tudo o que você precisa ter disponível é o próprio Postfix e um servidor Linux — como o Apache, por exemplo —, com o suporte a mais recente versão do PHP funcionando.

COMPATIBILIDADE

Devido a todas as características que moldam o Postfix, a capacidade que ele tem de se integrar a outras soluções de software também é uma vantagem que merece destaque, visto que as suas possibilidades são aumentadas.

Resumindo, o Postfix reúne benefícios atrativos o bastante para que esteja sempre entre os favoritos na hora de escolher um servidor de e-mail. Esteja você buscando por desempenho, boa arquitetura, redução de custos ou funcionalidades, é certo que encontrará isso no Postfix.

Se você deseja aprender a configurar um servidor LINUX, até mesmo um servidor de emails com Postfix, eu sugiro que você assista a essa aula que eu preparei, mostrando o passo a passo para você iniciar com LINUX de forma profissional.

Até mais, e forte abraço.

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.