LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

Quero mudar para Linux! Dicas para você substituir o seu Windows por Ubuntu ainda hoje

QUERO MUDAR PARA LINUX! DICAS PARA VOCÊ SUBSTITUIR O SEU WINDOWS POR UBUNTU AINDA HOJE

Com o lançamento do Windows 8 uma grande oportunidade surgiu para o Linux,  a mudança do sistema operacional da microsoft vem fazendo muitos adeptos mas também muitos inimigos, isso é normal, nunca houve um melhor momento para começar a usar o Linux. Para muitos usuários, o desktop Linux está pronto pois muitas aplicações mudaram-se para a nuvem , suporte a hardware melhorou, e a área de trabalho ficou muito mais interessante. Você pode até assistir Netflix e jogar uma variedade de jogos.

Nós vamos falar um pouco sobre o Ubuntu 13.04 neste tutorial. Ubuntu 13.04 é um desktop mais completo do que o Windows em muitos aspectos, ele vem com a suíte de escritório LibreOffice, Firefox, Thunderbird, programa para BitTorrent, e aplicativos para quase tudo que você possa imaginar, desde assistir a vídeos e tocar música até mensagens instantâneas e twittar.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Veja também:

 

Instalando o Ubuntu

Ao instalar o Ubuntu, você ira receber uma pergunta se deseja instalar algum software de terceiros. Este pacote inclui Flash e codecs para ouvir e assistir a uma variedade de música comum e formatos de vídeo. A menos que você tem uma oposição ideológica à instalação de software de código fechado e codecs de patente, não deixe de instalar.

Depois de instalado o Ubuntu e reinicializado em seu novo sistema, verifique as últimas atualizações dos aplicativos com o Software Updater que aparece.

O Linux pode ser um substituto do Windows ?

Se você está pensando em mudar para o Linux, sua maior preocupação deve ser na hora de instalar programas, visto que no Windows é muito fácil, (Baixar, avançar e finalizar). Mas no Ubuntu pode ser até mais fácil usando a Central de Programas do Ubuntu. Basta pesquisar e clicar em instalar.

Vídeos e DVDs

VLC : Você pode instalar o VLC, embora a aplicação default seja o Totem e funcione muito bem para a maioria dos usuários. Se você quiser o  VLC, abra a Central de Programas do Ubuntu, procure por VLC, e clique em instalar, pronto isso é tudo.

Leia também ...   7 vantagens de usar Linux que todo profissional de TI deveria conhecer de uma vez por todas

Suporte a DVD: Ubuntu – e outras distribuições Linux – não podem reproduzir DVDs. Todos os DVDs produzidos comercialmente são protegidos com criptografia CSS, que só é licenciado em aparelhos de DVD. No entanto, a criptografia CSS é incrivelmente fraca, e é trivial para quebrar sempre que você inserir o DVD em seu computador. No entanto, quebrar a criptografia, sim, até mesmo para assistir DVDs que você paga, é um crime em muitos países, mas nunca foi um problema, isso vai ser transparente.

Netflix : A maioria das aplicações web funcionará normalmente no Linux, mas o Netflix não vai, ele foi criado usando o Silverlight da Microsoft como player de vídeo. Apesar das promessas da Microsoft sobre Silverlight ser multi-plataforma, eles se recusaram a cooperar com o projeto, normal!.

Se você é um assinante Netflix,( eu já fui mas acho que aqui no Brasil não compensa) você vai precisar instalar o aplicativo. O aplicativo do Netflix contém uma versão corrigida com o  Silverlight da Microsoft (plug-in) que funciona corretamente

Para instalar o Netflix, abra um terminal e execute os seguintes comandos:

sudo apt-add-repository ppa:ehoover/compholio
sudo apt-get update
sudo apt-get install netflix-desktop

Navegadores

O Navegador padrão do Ubuntu é o Firefox, mas o Chrome é o meu preferido. Se você também prefere Chrome, visite a página de download do Chrome e baixe o arquivo DEB para Ubuntu. Clique duas vezes nele para instalar, sim é simples assim. A versão Linux do Chrome suporta aplicações web, extensões, e tudo que roda na versão do Windows.

Se você é um fã do Opera, não tem problema, pois também existe uma versão do Opera para Linux.

Mensagem instantânea, Chat e VOIP

Ubuntu suporta uma variedade de mensagens instantâneas e aplicações de chat e voz, do Google Talk ao Skype.

Pidgin: Como a maioria dos aplicativos de código aberto que você precisar instalar o Pidgin está disponível na Central de programas do Ubuntu. Ele é multi-plataforma, assim você pode usar o Pidgin no Linux e no Windows.

Google Voice com Plugin Video Chat: Vai permite que você participe de Hangouts, chamadas de voz, e ligar para telefones por dentro do Gmail.

Skype: Você também pode instalar o Skype no Linux. No entanto, o Skype para Linux está sempre atrás de sua versão para Windows, isso começou a acontecer depois que a Microsoft comprou o Skype.

Leia também ...   Cansado do Windows 8 ? Vamos criar um dual boot com Windows 8 e Ubuntu

Mumble: É um programa para chat e voz, muitas vezes usado pelos jogadores, também tem uma versão oficial para Linux. Você vai encontrá-lo na Central de programas do Ubuntu.

Jogos no Linux

Steam para Linux foi lançado recentemente, e está agora em fase beta, você pode ir ao site deles e fazer o download do pacote de instalação para o Ubuntu. Steam para Linux oferece atualmente cerca de 62 jogos. Se você comprou pacotes Humble Indie, você deve ter alguns jogos suportados pelo Linux. O jogo Team Fortress 2 é gratuito para jogar e funciona em Linux.

Seus arquivos na nuvem com Linux.

Hoje em dia, quase todo mundo tem algum tipo de serviço de armazenamento em nuvem, se apenas para transferir arquivos entre alguns computadores ou outros dispositivos. Muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem cliente oficiais do Linux:

Dropbox: Dropbox é o serviço de armazenamento em nuvem mais conhecido, então é claro que ele oferece um cliente Linux.

Ubuntu One: Ele funciona muito bem no Ubuntu, onde é pré-instalado. No entanto, o Ubuntu One também oferece clientes iOS Windows, Mac, Android, e, portanto, você pode usá-lo em praticamente qualquer lugar.

Google Drive: Google prometeu uma versão para Linux, mas não aconteceu em nove meses desde então. Se você é um usuário do Google Drive, a sua melhor opção é provavelmente é o programa Insync.

Documentos de texto, planilhas e slides no Linux ( Office )

Ubuntu e a maioria das outras distribuições Linux vem com a suíte de escritório LibreOffice, já instalado ( que é baseado no OpenOffice). É um ótimo pacote de software que pode resolver o problema da maioria das pessoas. Você pode até usá-lo no Windows/Mac para poupar dinheiro com Microsoft Office. No entanto, a sua compatibilidade com documentos do Microsoft Office não é perfeito. Se você não gosta do LibreOffice, você tem algumas outras opções:

Office Web Apps: A Microsoft disponibiliza gratuitamente o Office Web Apps. Direto do navegador, ele pode ser usado em Linux. Se um documento do Microsoft Office não está carregando corretamente no LibreOffice, você pode tentar no Office Web Apps.

Google Docs: Minha solução pessoal. Se você não se importa muito com a compatibilidade com documentos do Microsoft Office, Google Docs funciona bem em Linux também.

Leia também ...   30 ferramentas para hackers que podem ser usadas no Kali Linux (PARTE 2)

Microsoft Office para Linux: Se você quiser o verdadeiro Microsoft Office, você pode usar o Wine. Wine permite executar programas do Windows no Linux, mas ele também não é perfeito. Se você tiver uma versão mais recente do Microsoft Office, ele não vai funcionar no Wine. Todas as versões do Office funcionam perfeitamente em uma máquina virtual como o VirtualBox, escolha a melhor opção.

Ferramentas diversas

Como um blogueiro de tecnologia, eu preciso de algumas ferramentas que você pode estar interessado também:

GIMP: Ele não está mais instalado por padrão, mas o GIMP é um programa de manipulação de imagem mais poderoso para Linux.

Shutter: Shutter é uma ferramenta de screenshot poderosa que você pode instalar a partir da Central de programas do Ubuntu.

VirtualBox: As máquinas virtuais permitem que você rode outros sistemas operacionais em uma janela no seu desktop. Se você não quer jogar todos os jogos do Windows, é uma ótima solução para executar o programa ocasional do Windows no Linux. Eu uso muito o virtualbox para homologar novas versões do Ubuntu e para testar configuração de servidores.

Então é isso pessoal, eu espero ter ajudado você encontrar um caminho nessa escolha difícil de mudar para Linux, não esqueça de ver o artigo: Curioso para conhecer o Linux? 5 maneiras de experimentar o Linux sem colocar o seu Windows em risco e  Cansado do Windows 8 ? Vamos criar um dual boot com Windows 8 e Ubuntu.

Existe algum outro aplicativo que devemos indicar para quem está iniciando com o desktop  no Linux? Deixe um comentário!

Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

  • marcelo

    netflix tá longe de rodar legal…

    • Pedro Delfino

      Sim … o netfix já passou do tempo, e deveria ter desenvolvido aplicação para Linux.

  • Joel Sant’Ana

    Conheço o Linux a muitos anos. No início ele era um tanto complicado. O usuário tinha que ter conhecimento mais avançado para utilizá-lo. Hoje em dia isso acabou. O Ubuntu é simplesmente 10, tem tudo o que o Windows tem e quando exige algum drive, faz o trabalho sozinho apenas avisando ao usuário sobre a instalação.
    Tem muitas vantagens sobre o Windows e uma delas senão a mais importante é em relação aos vírus – existem poucos criados para Ubuntu. Talvez devido à quantidade de usuários não vale à pena desenvolver vírus para ele.
    No momento estou usando o Windows mas todas as vezes que ele dá pau, utiliza o live CD do Ubuntu para colocar as casa em ordem. Só tenho que falar bem desse SO. O único problema é que ainda existem programas que não rodam legal nele. Estou até pensando eu instalar aqui e fazer dual boot.

    • pedrodelfino

      Olá Joel…

      Muito boa sua colocação, mostra a evolução do Ubuntu no Desktop.

      Eu uso linux no meu pc a mais de 10 anos. E a evolução é realmente impressionante.

      Até a próxima.

  • Marcus Vinicius

    Pedro, estou cansado do Windows (que uso há mais de 30 anos) e gostaria de migrar pro Linux, porque o Windows 8 e 8.1 são uma droga elevado ao quadrado. Mas tem um aplicativo que gostaria de saber se existe smilar para o Linux: Pinnacle Studio Ultimate HD 16? Responda pro meu e-mail, se puder. Grato!

  • cesar

    Olá! encontrei seu artigo e fiquei muito interessado em instalar linux, uso o windows xp e como ele está sem atualizações a partir de agora creio que é mais seguro, mas tenho uma dúvida: eu vou perder os arquivos em pdf e vídeos que tenho armazenado no meu PC, caso instale o linux?

  • tenho megaware modelo meganote kripton k, como faço para instalar drive de Ethernet, Wireless, Webcam, CardReader, video sendo que, quero colocar linux, quando intalar o linux ele vai reconhecer todos drive sem progmas

  • Adilson

    Só uma alerta, o Skype antes da Microsoft comprar era muito pior que hoje, pois nunca tinha atualizações e com isto era bem mais simples e defasado que o do Windows, hoje ele está bem mais bonito e atualizado. Neste quesito foi boa para nós usuários Linux a compra do Skype pela Microsoft.

  • Ola, boa noite!!

    As fotos não estão sendo exibida tem como arruar, grato to querendo deixar o meu windows no virtual box agora e da prioridade ao ubuntu, kkk

  • Victor

    Comprei um notebook recentemente com o Windows 8 e já desinstalei. Comecei com o Ubuntu faz um tempão! Acho que eu tinha uns 14 anos quando comecei a usar (agora estou perto dos 22…) e só melhora! Bem, pra quem joga aquelas porcarias e não faz nada da vida, o Ubuntu pode ser chato. Pra quem estuda e só joga no PokerStars… Porra, é demais!

  • Caio Alves

    Muito bom o artigo, uso linux por aparentar ser mais rápido que windows e isso é essencial para programadores

  • JEFERSON SALDANHA

    O meu problema e com o som, não consigo instalar o flash player no ubuntu, como posso fazer?

Aula Online: Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

x