Você Sabe Como Se Preparar Para O Mercado De Trabalho? Sendo Um Profissional De Linux?

Se você é um profissional atento ao mercado de Tecnologia da Informação (TI), provavelmente tem ideia de que ótimas oportunidades surgem todos os dias. Saber como se preparar para o mercado de trabalho para esse segmento extremamente competitivo é importante.

O setor de TI tem um enorme potencial que já começou a ser explorado pelas empresas. Assim, estar preparado caso seja convidado para uma entrevista é essencial para o êxito da sua recolocação profissional.

Além da formação com a graduação, cursos e certificações passam a ser uma constante na vida do candidato que deseja se destacar da concorrência, seja para trabalhar de forma autônoma, seja em uma empresa como contratado. Nesse cenário, a certificação Linux é uma das mais exigidas do mercado de TI.

Neste post, vamos mostrar para você como se preparar para o mercado de trabalho sendo um profissional de Linux. Acompanhe!

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Você Sabe Como Se Preparar Para O Mercado De Trabalho? Sendo Um Profissional De Linux?

Quais as são principais certificações em Linux?

Veja, a seguir, as principais certificações em Linux exigidas pelas empresas!

Preparatório para Certificação Linux LPIC-1 e CompTIA Linux+

Reconhecidas em todo o mundo, as certificações LPIC-1 (Linux Administrator) e CompTIA LInux+ são muito valorizadas e habilitam o profissional de TI como um Administrador de Sistemas Linux.

Preparatório Certificação ITIL Foundation

Uma das certificações mais requisitadas em TI, com a certificação ITIL Foundation, o profissional é capacitado para gerenciar problemas, incidentes e mudanças em uma série de cargos, que vão desde consultoria e treinamento, service desk, datacenter e desenvolvimento.

Certificações RedHat

A distribuição Linux Red Hat, em especial a versão Enterprise, é uma das mais utilizadas por organizações de grande porte.  Esse é o primeiro nível de certificação RedHat e exige conhecimentos das tarefas administrativas essenciais em sistemas Linux.

Leia também ...   Profissional de TI - 11 qualidades que você precisa para se destacar

Entretanto, encontrar profissionais com essa capacitação é cada vez mais raro, sendo aqueles com certificado Linux RedHat os mais valorizados do mercado de TI.

Qual a importância do Linux para o mercado de trabalho?

Não se pode negar que as oportunidades ficam muito mais restritas quando não se domina a tecnologia Linux, já que o sistema é uma referência para o segmento da tecnologia da informação. Nesse cenário, aqueles profissionais que não estiverem habilitados para trabalhar com o sistema, perderão importantes oportunidades de trabalho.

Veja o exemplo dos servidores: o Linux é um campeão nesse setor. Como atuar na área de TI sem esse conhecimento?

Só para você ter uma noção maior do que estamos falando, os processos seletivos de TI das grandes multinacionais exigem, cada vez mais, conhecimentos pelo menos no nível intermediário do sistema Linux.

Qual a importância das certificações para um profissional de Linux?

Os especialistas mais capacitados saem na frente e conquistam as melhores propostas, contratados por empresas ou autônomos. Além disso, seus passes são valorizados no mercado — é comum, inclusive, que um profissional trabalhe como colaborador em uma organização e preste serviço de consultoria como autônomo, aumentando os seus rendimentos.

Nesse cenário, não tem como ficar indiferente. É preciso se preparar para as oportunidades. E o Linux tem muito futuro! Para se ter uma ideia, você sabia que o a Netflix e o Facebook rodam em Linux? Isso mesmo! Ainda, boa parte da estrutura da web é dependente do sistema.

Em um cenário em que a tendência é que os dados migrem para a nuvem — o chamado cloud computing —, o Linux conquista relevância e promete ter um papel decisivo em médio prazo!

Leia também ...   O quanto você ainda precisa aprender sobre Linux?

Isso porque o Linux já é usado de forma vasta em muitas das tecnologias que são tendência em TI. Além da computação em nuvem, o sistema tem contribuído de forma decisiva para os avanços do Big Data, para a automação residencial (Google é exemplo) e automobilística, para os dispositivos inteligentes que integram a chamada internet das coisas (IoT) e muito mais!

Mas o maior impacto do Linux talvez seja, mesmo, no ambiente dos dispositivos móveis, assim como se deu com o sistema Android.

Como se preparar para o mercado de trabalho sendo um profissional Linux?

Além do domínio técnico e das certificações, é preciso estar atento a outras competências, como se atualizar e ter um bom equilíbrio emocional, fatores determinantes para cativar os recrutadores e passar para as etapas práticas do processo seletivo. Isso vale, ainda, para conquistar um cliente e trabalhar como autônomo. Separamos algumas dicas para você. Acompanhe!

Aposte no networking

O networking é uma das questões mais relevantes para os profissionais que desejam uma oportunidade no mercado de trabalho. Um diferencial que a tecnologia trouxe é que, atualmente, você não precisa mais frequentar eventos para estabelecer um contato direto com potenciais indicadores de uma vaga. É possível fazer isso de maneira digital.

LinkedIn é um bom exemplo. Ele torna possível você se conectar diretamente com profissionais que são referência no segmento de TI ou buscar por aqueles profissionais que ofertem vagas de emprego na sua área.

Aprenda novos idiomas

O inglês é fundamental para quem trabalha com tecnologia da informação. Se você ainda não tem essa competência, comece a desenvolvê-la o quanto antes!

Acompanhe as notícias

Estar atualizado quer dizer que você deve estar situado no tempo em que vive e não somente dominar a técnica da área na qual trabalha. Principalmente nas fases iniciais dos processos seletivos, é comum os recrutadores pedirem para você falar sobre algum assunto que chamou a sua atenção nos últimos tempos.

Leia também ...   Divulgar Serviços Autônomos: 6 Maneiras Que Todo Profissional De TI Deve Utilizar

Eles fazem isso para avaliar uma série de características que julgam importantes, entre elas raciocínio, capacidade de expor ideias, argumentação e oratória. Expor um tema atual e de relevância pode ajudar você a se destacar!

Continue investindo em especializações

A essa altura da sua carreira em TI, seja ela curta ou longa, você já deve ter percebido que uma graduação não é mais sinônimo de segurança no emprego. Haja vista as mudanças do mercado e como as necessidades e preferências das empresas se transformam todos os dias. Nesse cenário, investir em especializações é o melhor caminho.

Porém, como conseguir tempo para aprender novos idiomas, acompanhar as notícias, fomentar o networking e ainda se preparar para o mercado de trabalho?

A facilidade do mundo atual pode ser a resposta. Apesar de o mercado ser bastante exigente, é possível aprender por meio de cursos e conteúdos online, que garantem as certificações como nos presenciais.

Fique atento a essa dica de como se preparar para o mercado de trabalho sendo um profissional de Linux e tenha em mente que disciplina é fundamental para todas as situações da vida!

Se você curtir este post sobre como se preparar para o mercado de trabalho, baixe, também, o e-book 4 melhores linguagens de programação! Continue aprendendo!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"