Profissional de TI – Veja como elaborar um currículo que não poderá ser ignorado

Como demonstrar para um recrutador que você é um bom profissional de TI? Para muitos, o primeiro passo está na criação de um bom currículo.

Documento que demonstra as experiências, cursos, habilidades e vagas já ocupadas de um profissional, o currículo deve ser bem-estruturado. Em muitas situações, a má criação desse documento pode impedir o seu acesso a uma boa chance de trabalho.

Profissional de TI - Veja como elaborar um currículo que não poderá ser ignorado

Quer saber, então, como criar um currículo que destaque as suas habilidades de TI? Veja o nosso post de hoje!

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

As chances que um profissional de TI tem no mercado atual

O mercado de TI não para de crescer. Os investimentos em novas tecnologias continuam mesmo em momentos de crise, uma vez que o uso da solução correta pode contribuir para melhorar a performance dos profissionais, reduzir custos e aumentar a mobilidade operacional.

Como consequência, se você for um profissional de TI, as chances de ter uma boa vaga de emprego sempre serão boas. As que são voltadas para gestores de sistemas Linux, desenvolvedores e profissionais de segurança de dados, por exemplo, são algumas das mais populares.

Justamente por isso, essa é uma das áreas mais procuradas por quem está iniciando a sua carreira. Investir em tecnologia não é algo bom apenas para empresas: também é algo positivo se você pretende buscar novos mercados.

Currículo perfeito para um profissional de TI

Quando um profissional de TI procura uma vaga, o currículo é o cartão de visitas da pessoa. Ele demonstra as suas habilidades, os seus cargos anteriores e os demais conhecimentos que possam ser úteis para o trabalho na vaga pretendida. Portanto, a criação do currículo deve envolver uma grande atenção para evitar problemas.

Leia também ...   5 fortes tendências da TI para ficar de olho

Veja, a seguir, alguns dos fatores que contribuem para destacar o seu currículo!

Seja objetivo

A objetividade é um ponto-chave para o sucesso do seu currículo. Atente-se a esse ponto, pois ele pode fazer a diferença na hora da contratação.

Evite descrições longas dos pontos da carreira. Seja conciso, apontando de modo preciso prêmios, grandes realizações e cargos anteriores. Dessa forma, o recrutador pode identificar rapidamente quais são os atributos que te fazem o candidato certo para a vaga.

Otimize o tamanho do seu currículo

Um bom currículo deve ser pequeno. O recrutador deve conhecer e identificar rapidamente quais são as suas experiências recentes e os cursos e eventos que auxiliaram na sua formação como profissional de TI.

Portanto, evite currículos grandes. Faça um resumo completo das suas principais atividades e destaques da sua carreira.

Não aponte cursos, eventos e cargos que não estejam diretamente conectados com o cargo pretendido. Dessa forma, o recrutador será capaz de identificar com mais facilidade quais são os conhecimentos que podem contribuir para a execução de um trabalho de qualidade.

Atente-se à linguagem

A linguagem é um ponto-chave para que o currículo seja notado. Um currículo com erros de português ou que utilize termos coloquiais pode gerar a eliminação do candidato logo nas primeiras etapas do processo de seleção. Portanto, fique atento à linguagem utilizada.

Um passo simples para evitar problemas nessa área é passar o currículo por um corretor ortográfico. Aplicativos como o Livre Office possuem corretores embutidos e podem ser utilizados gratuitamente.

Também faça uma revisão após a escrita inicial do currículo. Reserve um período para descanso e releia o que foi escrito.

Se sobrarem dúvidas, peça ajuda de outra pessoa ou de algum revisor. Assim, é possível encontrar problemas que não sejam encontrados pelo corretor.

Leia também ...   Software livre - Por que se tornar um especialista?

Inclua atividades extras

No seu dia a dia, é comum que um tempo seja reservado para a participação de cursos, conferências e seminários. Esses eventos são um modo importante para conseguir conhecer novas tecnologias, alinhar-se com as soluções do futuro e manter-se em contato com outros profissionais.

Portanto, tão importante quanto participar de eventos de carreira é deixá-los registrados no seu currículo. Para o recrutador, isso indicará o seu compromisso de sempre se manter atualizado com as principais novidades da sua área.

Destaque certificações

As certificações são um recurso muito valorizado pelo mercado. Elas dão a garantia para as empresas que você consegue executar processos conforme um determinado padrão, tem conhecimentos profundos sobre uma solução de TI ou mesmo uma linguagem de programação.

Em alguns casos, as certificações são até exigidas nos processos seletivos de alguns cargos. Portanto, obtê-las deve ser visto como um investimento estratégico em sua carreira.

Caso você já tenha certificações, reserve uma parte do seu currículo para descriminá-las. Registre a empresa que emitiu a certificação, a data e a sua validade. Não deixe de fora o nível do certificado, uma vez que isso auxilia o negócio a filtrar profissionais pelo nível de experiência.

Esteja atento ao layout

O layout de um currículo é a “porta de entrada” do mesmo. É importante que a linguagem visual seja adequada com a da empresa e do perfil do profissional. Assim, o currículo poderá passar uma boa impressão e chamar mais atenção do recrutador.

Prefira cores e fontes sóbrias. Use um tamanho de letra adequado e que seja de fácil leitura. Também utilize um bom espaçamento entre linhas, evitando que as palavras fiquem condensadas.

Leia também ...   Carreira de programação - Por que começar no ambiente Linux?

Elaboração do currículo ideal de profissional de TI

Para fazer uma boa carreira como profissional de TI, uma série de estratégias pode ser adotada. Investir em cursos, por exemplo, auxilia a te manter atualizado e alinhado com as principais tendências do mercado.

Com as certificações, você pode garantir que é capaz de trabalhar conforme certas metodologias ou de acordo com as normas de uso de certas ferramentas. Elas devem ser obtidas em órgãos apropriados e renovadas sempre.

aprendizado de sistemas de código aberto também é uma boa ideia. Sistemas baseados no Linux, como o Debian, Ubuntu Server e o CentOS, são as principais escolhas de empresas que têm servidores e aplicações complexas. Nesse sentido, os profissionais de TI que sabem gerenciar tais soluções sempre abrem portas para novas oportunidades de trabalho.

Existem muitos passos para ter uma carreira de sucesso como profissional de TI. Eles devem ser bem planejados e executados sempre da melhor maneira possível. Dessa forma, você conseguirá alcançar bons cargos e os seus objetivos facilmente.

Para aprender a trabalhar com Linux, uma boa escolha é a execução de cursos online

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.

chevron-down