Acessar a internet se tornou a principal função dos computadores pessoais em todo o mundo. Geralmente, a primeira ação do usuário ao sentar-se em frente do desktop ou notebook é abrir o browser e acessar e-mails, redes sociais, ver vídeos ou fazer pesquisas.
Então, nada melhor do que aprender alguns procedimentos simples que podem melhorar ainda mais a conexão da internet do seu Linux Ubuntu.
Com apenas alguns comandos, recursos e aplicações, será possível otimizar sua experiência de navegação no sistema. Acompanhe as nossas dicas!
1) Analise a qualidade do sinal
O primeiro passo é fazer um diagnóstico da conexão, analisando o sinal WiFi do seu dispositivo. É claro que a intensidade do sinal vai depender de alguns fatores que estão além do sistema, como a distância da fonte e os obstáculos até chegar à sua máquina. No entanto, vamos nos concentrar em aspectos referentes ao computador.
O Ubuntu já possui na barra de sistema, na parte superior da tela, um ícone que indica a força do sinal de WiFi. Mas, se você quiser informações mais detalhadas, pode baixar aplicativos como o LinSSID ou iwscanner, que possuem uma interface de fácil operação.
Para instalar o LinSSID, abra o terminal (Ctrl+Alt+T), copie e cole os comandos abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:wseverin/ppa
E depois:
sudo apt-get install linssid
Após a instalação ou atualização, você vai poder abrir a aplicação digitando linssid no terminal. Na janela que se abrir, clique no símbolo de Iniciar. O gráfico indicará então o status e a força do sinal WiFi.
2) Desative o padrão 802.11n
Para otimizar a conexão WiFi do seu Linux Ubuntu, pode ser muito útil desativar o suporte ao padrão 802.11n, em especial se o roteador for antigo ou se o driver utilizado for o iwlwifi. Para obter essa informação, abra o terminal e digite:
sudo lshw -C network
Surgirão na tela várias informações técnicas sobre a rede e o dispositivo, incluindo o nome lógico dele. Sob a seção “descrição: Interface sem fio”, localize o driver, como no exemplo abaixo:
descrição: Interface sem fio produto: Centrino Wireless-N 100 fabricante: Intel Corporation ID físico: 0 informações do barramento: pci@0000:01:00.0 nome lógico: wlp1s0 versão: 00 serial: 78:92:4c:ac:d9:17 largura: 64 bits clock: 33MHz capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless configuração: broadcast=yes driver=iwlwifi driverversion=4.4.0-34-generic firmware=39.31.5.1 build 32895 ip=190.170.1.109 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11bgn
Para desativar o padrão 802.11n, acesse o root, digitando sudo su. Então use o comando abaixo e, onde está escrito DRIVER, insira o nome do driver que foi identificado no procedimento anterior. Nesse caso, foi o iwlwifi. Dessa forma,
echo “options DRIVER 11n_disable=1? >> /etc/modprobe.d/DRIVER.conf
Ficaria assim:
echo “options iwlwifi 11n_disable=1? >> /etc/modprobe.d/iwlwifi.conf
Após isso, reinicie o computador.
3) Desligue a gestão de energia
Quando o recurso de economia de energia está ativado, algumas placas de rede podem diminuir o desempenho para gastar menos recursos. Com isso, cai também a qualidade da conexão. No entanto, é possível desligar esse suporte que a placa oferece.
O procedimento é simples. Digite o comando abaixo no terminal, substituindo o wlp1s0 pelo nome lógico informado no comando sudo lshw -C network, destacado na seção anterior.
iwconfig wlp1s0 power off
Sempre que reiniciar o sistema, insira esse comando no terminal para desligar o recurso.
4) Resolva possíveis problemas de conexão
Primeiro, é necessário definir se o problema está na internet em si ou no seu adaptador WiFi. Para isso, conecte o cabo Ethernet e verifique se consegue acessar a internet. Dificilmente o Linux precisará de um driver adicional para a conexão ser realizada via cabo. Se houver conexão, ótimo! O problema estará, provavelmente, no adaptador de rede sem fio do computador. Então avance para o próximo passo.
Instale drivers proprietários
Pode ser necessário baixar um driver do proprietário para seu dispositivo. Existem duas formas para isso.
- Se seu Linux Ubuntu foi instalado a partir de um drive USB ou DVD, você poderá conectá-lo novamente ao seu computador para instalar os drivers adicionais.
- Uma segunda forma seria acessar a internet via cabo Ethernet e usar o recurso “Drivers adicionais”.
Aperte o botão Iniciar, procure a aplicação “Drivers adicionais” e abra-a. Após uma busca automática, será exibida uma lista com as opções de drivers proprietários disponíveis. Selecione o driver e aplique as alterações. Talvez seja necessário reiniciar o sistema.
Caso não haja opções disponíveis no recurso “Drivers adicionais”, você poderá fazer uma busca na internet por similares, usando o nome específico do seu chipset ou dispositivo. Para descobrir isso, abra o terminal e digite:
lspci | grep -i wireless
O resultado será um registro como este:
01:00.0 Network controller: Intel Corporation Centrino Wireless-N 100
5) Mantenha segura a rede do seu Linux Ubuntu
É certo que manter o sistema e a rede seguros vai garantir que você tenha uma boa experiência na hora de navegar na internet. Fique atento a alguns procedimentos básicos de segurança no Linux Ubuntu.
Atualize o sistema
Certifique-se de que não só o sistema operacional esteja atualizado, mas também o browser e outros programas. Para isso, abra o aplicativo Atualizações. Ele fará a verificação e baixará o que for necessário após sua autorização.
Também é possível realizar essa tarefa via terminal, usando o seguinte comando:
sudo apt-get update
E depois:
sudo apt-get upgrade
Configure o firewall
O firewall é uma ferramenta de segurança que protege o sistema contra invasores. O Linux Ubuntu já vem com esse recurso instalado, mas é necessário ativá-lo. Você poderá fazer isso pelo aplicativo – em uma interface gráfica – ou pelo terminal. Para instalar a interface gráfica, digite o seguinte comando:
sudo apt-get install gufw
Após isso, abra o aplicativo e ative o firewall. Pelo terminal, também é bem simples. Basta inserir o comando:
sudo ufw enable
Agora o firewall está ativado e sua navegação, mais segura.
6) Configure o BSSID
O BSSID (Basic Service Set Identifier) refere-se ao endereço MAC de um adaptador wireless. Ele permite que o sistema identifique um ponto de acesso específico para que a transmissão seja realizada.
O que ocorre é que o Linux vasculha esses pontos de acesso a todo momento, o que pode prejudicar a qualidade da sua conexão com a internet. No entanto, se você usa uma rede doméstica ou particular, não há necessidade desse desperdício de recursos, porque apenas uma rede fixa é usada. Para evitar esse processo, proceda da seguinte forma:
- Abra o aplicativo Ligações de Rede;
- Selecione a rede a que está conectado e clique em Editar;
- Abra a aba WiFi e localize o menu BSSID;
- Escolha o endereço MAC do seu roteador (se não estiver disponível, veja o procedimento mais adiante);
- Agora é só salvar clicando no botão Guardar.
Caso o endereço MAC não esteja disponível, abra o terminal e digite iwconfig. Ele informará os detalhes do seu dispositivo wireless, como no modelo abaixo. Access Point é o endereço MAC.
Mode:Managed Frequency: 2.427 GHz Access Point: D9:4D:4G:AF:7D:09
Copie o endereço, cole no menu BSSID e salve.
Certamente, após aplicar esses procedimentos no seu Linux Ubuntu, você vai otimizar sua navegação na internet, tornando-a mais rápida e segura.
Gostou das sugestões e quer mais dicas sobre o uso do sistema Linux? Então baixe gratuitamente o e-book Ubuntu Linux e aprimore suas habilidades