Cansado do Windows 8 ? Vamos criar um dual boot com Windows 8 e Ubuntu

Se você descobrir que o Windows 8 não é tudo aquilo que estava imaginando e já está pensando em fazer um possível downgrade, pode ser uma boa idéia instalar um dual boot com Linux para ter um sistema operacional alternativo. Usar o Ubuntu é uma excelente escolha por causa de sua popularidade, e a qualidade de software, suporte a hardware e facilidade de uso conta muito a favor do Ubuntu se comparar com qualquer outra distribuição. No entanto, se você quiser dual-boot, vai precisar realizar alguns procedimentos antes de desfrutar de uma instalação do Linux no mesmo computador onde já está rodando o Windows 8.

Algumas informações importantes: Este artigo demonstra um procedimento de uma instalação do Ubuntu depois do Windows 8, ou seja para quem já tem o Windows 8 rodando no computador. Instalar qualquer versão do Windows após instalar o Ubuntu vai exigir um processo totalmente diferente, que não serão abordados aqui. Além disso, as instruções podem ser aplicadas a qualquer outro tipo de distribuição baseado em Ubuntu sem qualquer modificação.

Baixar o Ubuntu,  Gravar o CD e Instalar o Sistema

Se você não tiver, vá em frente e baixe uma cópia da última versão do Ubuntu ( 13.04 é a versão disponível hoje), não esqueça de verificar se você está baixando a versão de 64 bits, pois ela tem o suporte a EFI. Depois de baixado, precisamos “queimar”  o arquivo ISO em um DVD ou Pendrive.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...
Leia também ...   ISO do Ubuntu 9.10 Karmic Koala (beta) está disponível para download

Existem duas maneiras diferentes para você instalar o Ubuntu, uma forma simples, automatizado que cuida de tudo para você, ou um processo manual que vai dar mais trabalho porém te dará mais controle.

Veja alguns artigos que eu recomendo que você leia também:

A Maneira simples

Inicie o computador dando boot pela mídia de instalação do Ubuntu ( DVD ou Pendrive). Depois do instalador terminar de carregar ele vai perguntar se você deseja instalar o Ubuntu. Escolha o seu idioma português do Brasil e clique em INSTALAR. Agora você deve escolher “Instalar Ubuntu”, isso vai fazer todas as mudanças necessárias em seu computador para que o Ubuntu seja instalado corretamente, traduzindo tudo isso, o instalador vai mexer no seu HD, ou seja irá criar um novo particionamento para instalar o Ubuntu.

Antes de confirmar as alterações do seu disco, o instalador vai perguntar se você gostaria de dividir o seu disco rígido entre os dois sistemas operacionais.

A Forma Manual

A primeira coisa que você vai precisar é abrir espaço no seu disco rígido para a instalação do Ubuntu. Lembrando que esse procedimento pode ser mais difícil para usuários iniciantes.

Há duas maneiras que você pode fazer isso:

  1. Usando as ferramentas de gerenciamento de disco do Windows: Clique com o botão direito em “Computador” no Menu Iniciar e escolha Gerenciar.
  2. Usando uma ferramenta de particionamento, como o GParted no ambiente Live Ubuntu.( quando você inicia o Ubuntu a partir do DVD )

Geralmente você vai encontrar duas ou três partições em seu disco rígido, são relacionadas com a instalação do Windows. Escolha a maior partição, não modifique as outras partições pois elas pertencem ao processo de inicialização do Windows e não deve ser alterada de forma alguma. Depois de ter reduzido a partição, você não precisa criar uma nova, vamos criar as partições necessárias no instalador do Ubuntu.

Leia também ...   Como mudar o tamanho da barra do Unity no Ubuntu 11.04 (Natty)

De um Boot no computador com a mídia de instalação do Ubuntu e escolha  a opção para instalar o sistema operacional. Quando o instalador perguntar se você precisa alocar o espaço, escolha mais, isto irá abrir uma tela com o editor de partições onde você pode criar suas partições. Vamos precisar criar duas partições, dependendo do seu sistema e suas preferências.

O PARTICIONAMENTO DO DISCO PARA INSTALAR O UBUNTU

Dentro do espaço alocado, você pode criar uma partição Linux (de preferência ext4) e definir seu ponto de montagem para a raiz (“/”). Se você deseja ter uma partição swap (que atua como um lugar para os dados armazenados na memória RAM), você pode deixar espaço suficiente para criar uma. A boa regra é que para a uma partição swap devemos ter o dobro da quantidade de memória RAM instalada. ( Se você tiver 16 Gb de Ram, é melhor repensar essa regra )

Também não se esqueça que você vai acabar tendo mais de quatro partições, primeiro você precisa fazer uma partição estendida, que se estende por todo o espaço não alocado no seu disco rígido antes de criar a partição de swap do Linux. Uma vez que você tiver feito isso, continue com o resto da instalação.

Ubuntu irá instalar o GRUB na MBR, ele é o gerenciador de boot que permite escolher entre Ubuntu e Windows durante cada inicialização do seu computador

Conclusão

Essas dicas devem te ajudar a instalar um dual boot no Windows 8 com Ubuntu. A chance de acontecer algum problema é muito baixa, mas fique à vontade para comentar sobre o artigo com quaisquer perguntas que você possa ter.

O MAIS IMPORTANTE, É FAZER BACKUP DE TUDO ANTES DE INICIAR QUALQUER PROCEDIMENTO.

Leia também ...   Quero mudar para Linux! Dicas para você substituir o seu Windows por Ubuntu ainda hoje

Se você é novo no Ubuntu, confira o Curso Linux Ubuntu.

Até a próxima.

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"