Curioso para conhecer o Linux? 5 maneiras de experimentar o Linux sem colocar o seu Windows em risco


Quer dar uma olhada no Linux, mas  ainda tem medo de destruir a instalação do Windows em seu computador? Existem muitas maneiras de experimentar o Linux sem colocar a instalação do seu Windows sem risco, a partir de um live-cd , com um Pendrive USB, com uma máquina virtual e muito mais, eu irei falar um pouco sobre cada uma delas nesse artigo.

Se você está pensando em largar o seu Windows ou simplesmente está procurando conhecer outras tecnologias, vale muito a pena conhecer o Linux existem centenas de distribuições, você terá acesso a dezenas de milhares de programas de código aberto. Melhor ainda: tudo é executado em um sistema seguro que está livre de pragas virtuais, ou deveria estar. Se você se considera um geek, você deve pelo menos experimentá-lo. Eu recomendo começar com o Ubuntu , na minha opinião é o Linux mais amigável e fácil, embora muitas pessoas gostem mais do Linux Mint. O melhor de tudo, é que você pode experimentar os dois e é tudo grátis.

Com  Live-CD

Tente isto primeiro. Quase todas as distribuições do Linux funcionam com um Live-CD, ou seja, você pode iniciar e experimentar o sistema operacional inteiro sem precisar instalar nada. Desta forma, você pode conhecer a  área de trabalho, experimentar algumas aplicações, será uma ótima experiência.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Basta baixar o arquivo ISO da distro escolhida (lembrando que eu recomendo Ubuntu ) e gravar a imagem para o disco. No Windows Vista/7/8 é muito simples:

Leia também ...   Como instalar o Kaspersky Anti-Virus for Linux Mail Server integrado com postfix e amavis

Clique com o botão direito do mouse na ISO e escolha “Gravar imagem”.

Inicie o seu computador pelo CD e prepare-se que o show vai começar.

Um Live CD é uma versão completa de qualquer distro Linux, rodando a partir de um CD. Não terá o mesmo desempenho, ( isso é fato )  mas não existe nenhuma chance que isso afete seu sistema (a menos que você abra o software de edição de partição e comece a brincar com o seu disco rígido).

É uma ótima maneira de experimentar praticamente qualquer distro Linux, por isso não deixe de dar uma olhada na distro que voce acha interessante. Ah, live-cd não são apenas para os curiosos: Eu acho que cada usuário do Windows deveria ter um Ubuntu Live CD para solução de problemas, eu já resolvi muitos problemas do Windows assim.

Com Pendrive USB

Ok! Eu sei que muitos computadores não têm unidades de CD. Mas uma coisa que com certeza o seu notebook tem é uma porta USB, assim podemos criar um pendrive USB com uma distro Linux dentro dele, e pronto é só iniciar o Linux. Existem ferramentas do Windows para criar esse pendrive. A melhor  ferramenta para usuários do Windows é a Linux Live USB Creator. É um aplicativo gratuito para instalar no seu Windows que vai resolver o seu problema na hora de  criar um drive USB inicializável com Linux. O software irá fazer tudo, vai baixar a sua distro formatar seu Pendrive e tudo mais. Existem outros programas que fazem o mesmo trabalho, mas esse vai resolver o nosso problema. Depois de criar o Pendrive USB com a sua distro, basta iniciar o computador e dar um boot através a USB.

Leia também ...   Download dos Wallpapers do novo Ubuntu 10.10

Com Windows Installer Wubi

Quer realmente instalar o Linux, mas não quer lidar com o particionamento? Sim, existe uma forma. O software chamado Wubi pode instalar o Ubuntu dentro do Windows – ou seja, você pode desinstalá-lo mais tarde a partir do Painel de Controle. Não será uma máquina virtual: é um sistema totalmente inicializável – e será preciso mexer com particionamento. Embora esse método não funcione com computadores mais novos com o Windows 8 já instalado, mesmo assim muitos usuários o Windows 7/xp/vista podem ainda utilizar.

Com uma máquina virtual

Ok, uma máquina virtual pode dar um certo trabalho se comparado com qualquer um dos métodos acima. e sim o desempenho não vai ser grande coisa, mesmo assim eu acho que é a melhor maneira de testar o Linux, sem a necessidade de reiniciar o computador. Além disso, uma máquina virtual nunca irá afetar o seu disco principal, é risco zero mesmo. Você pode até baixar e testar quase qualquer sistema operacional Linux já pré-instalado usando o Virtualbox. Os arquivos não são pequenos, mas funcionam muito bem. Claro, você também pode criar sua própria máquina virtual com Linux, fazendo todo o processo de instalação do zero.

Como testar o Linux o online

Você poderá ir pelo caminho mais simples e testar Ubuntu online. Sim você leu corretamente, existe uma demonstração on-line do Ubuntu que você poderá executar em um navegador. Você verá uma tela de inicialização, e depois o Desktop do Ubuntu. A maioria dos aplicativos não poderão ser executados, mas ainda assim é uma forma legal para que você possa ter uma idéia de como funciona o desktop do Ubuntu. É mais indicado para quem pretende conhecer a “cara” do sistema, pois a performance não poderá ser testada.

Leia também ...   30 ferramentas para hackers que podem ser usadas no Kali Linux (PARTE 2)

Conclusão
Pronto agora você já conhece cinco maneiras de experimentar o Linux e não colocar o seu Windows em risco. Mas se você está se sentindo um pouco mais corajoso, você deve e tentar um dual-boot. Um dual-boot pode sim colocar seus dados em risco, por isso você deve fazer backup de seus dados antes, vai necessitar fazer um particionamento do disco rígido, mas não é tão assustador quanto parece, com certeza terá um desempenho muito melhor do que qualquer um desses métodos. Porém, eu quero saber qual destes métodos você já usou para experimentar o Linux. Pode deixar um comentário abaixo ?

Até a próxima.

Pedro Delfino

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"