Na hora de definir o tipo de suporte para servidores Linux, o gestor responsável pela tomada de decisão pode ter algumas dúvidas. Uma das principais questões é se vale ou não a pena optar por uma solução paga.
Essa decisão impacta diretamente na estratégia de negócio, afetando o nível de investimento em TI e o retorno que ele trará no futuro. Portanto, para ajudar a compreender as diferenças e os aspectos de cada opção e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade e às necessidades da sua empresa, continue a leitura deste artigo!
As características e os diferenciais das soluções que cobram por suporte
Muitas empresas especializadas oferecem suas distribuições Linux mediante contratos de manutenção, que garantem:
- suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- atualizações regulares;
- instalações de patches de correção.
Distribuições como Suse Linux, Red Hat Enterprise Linux e Oracle Linux são exemplos de produtos veiculados por meio de contratos de manutenção.
Opção de solução com suporte pago: Red Hat Enterprise Linux
Uma das mais conhecidas é a Red Hat, com sua distribuição comercial voltada para servidores, conhecida com RHEL (Red Hat Enterprise Linux).
A Red Hat deu origem à versão gratuita chamada Fedora Linux, mantida pela Comunidade de Software Livre. A partir daí, a empresa passou a investir na sua solução paga como carro-chefe de negócio na comercialização dos seus serviços, agregando o suporte ao produto por intermédio de contrato comercial.
Veja mais detalhes aqui nesse conteúdo: RED HAT: O QUE TODO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS LINUX DEVE SABER.
E também conheça a solução completa do CentOS no artigo: CENTOS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESTA DISTRIBUIÇÃO LINUX.
O contexto ideal para optar por soluções que cobram por suporte
Soluções pagas geralmente fazem sentido quando o nível de criticidade é alto, como por exemplo, servidores de bancos de dados que crescem rapidamente à velocidade de alguns terabytes — como o Oracle, por exemplo — ou servidores de aplicação web que atendem a centenas ou milhares de conexões simultâneas.
Nessas situações, o suporte a servidores Linux comerciais é de grande valia devido à dimensão do parque de TI e à quantidade de servidores envolvidos.
No caso da Red Hat, a empresa também oferece sua solução para aplicações Java — o Jboss Enterprise Application — como middleware comercial.
O conjunto formado pelo trio RHEL – banco de dados – Servidor de aplicação é a grande aposta comercial da Red Hat, oferecendo uma solução completa e, assim, atraindo o cliente pela confiabilidade, compatibilidade e pelo suporte prometido.
Não esqueça também, que algumas soluções LINUX tem sua própria certificação, como é o caso da Red Hat e Suse, veja nos links abaixo:
- CERTIFICAÇÃO LINUX – TOP 12 OPÇÕES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER AINDA HOJE [ E COMO INICIAR EM CADA UMA DELAS ]
-
RED HAT: O QUE TODO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS LINUX DEVE SABER
As características e os diferenciais da solução gratuita
Já na escolha pelo software livre, ou melhor, por distribuições que são 100% gratuitas, não se pode sempre contar com uma estrutura de suporte por parte do fornecedor. Isso porque, na maioria dos casos, a comunidade é quem fornece suporte por meio de fóruns, blogs e trabalho de voluntários.
Ainda assim, distribuições livres também fornecem patches e atualizações, tal como acontece com as versões comerciais. No entanto, o gestor do negócio fica encarregado de, ele mesmo, estruturar ou contratar uma solução de TI que garanta disponibilidade e suporte à sua infraestrutura e aos usuários.
Existem grandes distribuições conhecidas pela maturidade e segurança, como o Fedora, falado anteriormente, o CentoOS — derivado do Red Hat —, Slackware, e a Debian Linux, a preferida da comunidade de software livre, conhecida pela estabilidade e segurança.
Opções de soluções gratuitas: Debian Linux e Ubuntu Linux
O Debian Linux pode ser baixado gratuitamente do website oficial, sendo possível fazer atualizações de pacotes on-line usando a ferramenta apt-get.
Veja também alguns artigos que podem ajudar:
- PROXY COM SQUID3 + SQUIDGUARD NO UBUNTU – CONTROLE A SUA INTERNET COM LINUX
-
6 PASSOS PARA CRIAR UM SERVIDOR DE GATEWAY DE EMAIL COM POSTFIX
-
APRENDA COMO INSTALAR UM SERVIDOR WEB NO UBUNTU PARA HOSPEDAR VÁRIOS SITES
-
SINCRONIZAÇÃO DE ARQUIVOS NO LINUX – 10 FORMAS DE USAR O RSYNC
-
4 PASSOS SIMPLES PARA CRIAR UM SERVIDOR WEB PODEROSO COM LINUX UTILIZANDO NGINX E HHVM
Do Debian, nasce o Ubuntu Linux, que tem conquistado uma parcela significativa do mercado. O Ubuntu tem caído no gosto de muitos usuários pela facilidade de uso, aliada à segurança herdada do Debian. Essa realidade vem gerando muitas oportunidades profissionais, aumentando o uso dessa distro no mercado, inclusive de desktops.
Obs: Ubuntu também tem hoje em dia suporte corporativo, veja aqui.
A escolha certa para cada empresa: Linux com suporte pago ou gratuito
Na hora de definir a solução a ser adotada, o gestor deve levar em conta alguns pontos, pesando sua relevância no contexto particular de sua empresa, como por exemplo:
- adotar uma versão paga permite garantir o suporte para a estrutura de TI, suporte aos usuários e garantia de atualizações e correções de falhas;
- adotar uma versão gratuita é possível, mas exige buscar, no mercado, opções que ofereçam profissionais capacitados para fornecer o suporte necessário à continuidade do negócio;
- conhecer os detalhes dos contratos permite entender os direitos e deveres, a abrangência do suporte aos servidores Linux, e a certeza de que todo o ambiente estará coberto pelo acordo;
- liberdade para instalar o software quantas vezes for necessário livrar a empresa de problemas relacionados a quantidades de licenças e outras limitações.
Como vimos, a decisão envolve fatores que vão desde as questões de licenças e coberturas até questões técnicas como atualizações e compatibilidade com o software que a empresa usa — seja um ERP, CRM ou outro.
Tudo isso deve ser levado em conta, embora o peso maior para a decisão seja, possivelmente, o modelo de suporte oferecido, pois essa questão impacta diretamente na escolha do software a ser adotado.
As oportunidades para profissionais especialistas em Linux
As demandas de suporte para distribuições livres têm apontado para uma grande abertura de mercado para empresas de TI e profissionais liberais que estão galgando carreira como especialistas em sistemas Linux.
Como solução de sistema operacional de servidores mais usada no mercado, o Linux abre grandes oportunidades profissionais para quem deseja oferecer um serviço de suporte diferenciado.
São muitas as soluções que o Linux oferece, que demandam especialistas plenamente capacitados, como por exemplo;
- servidor de banco de dados
- servidor de e-mail;
- servidor de arquivos Samba;
- servidor de rede com serviços de DNS e DHCP;
- servidor de Aplicações Java;
- firewall;
- servidores de Virtualização;
- sistema operacional para desktop;
- proxy e muitos outros.
Um curso de formação de Especialista Linux é um grande diferencial, tanto para uma empresa de TI — na qual os profissionais são preparados e certificados para oferecerem o melhor serviço de suporte — como para especialistas que prestam serviços e procuram se capacitar cada vez mais, de forma a oferecer um serviço diferenciado para seus clientes.
A instalação, a configuração e a utilização dos principais comandos e serviços oferecidos pelo Linux fazem parte da formação do técnico, que dará suporte aos servidores que usam esse poderoso sistema operacional. Ter essas habilidades não só é positivo profissionalmente como também contribui para difundir o uso do Linux nas empresas.
Conseguiu entender como oferecer um bom suporte para servidores Linux? Quer conhecer mais sobre formação de profissionais aptos a prestar suporte em servidores Linux? Então conheça nossa série gratuita de vídeos e aprenda, passo a passo, como dominar o Linux de uma vez por todas e se tornar um profissional expert!