LINUX, TI E MUITO MAIS!
Cadastre-se agora e receba gratuitamente o ebook do Curso Linux Ubuntu, dicas imperdíveis para ter sucesso com Linux
Insira seu email no campo ao lado para receber AGORA o Ebook!

11 aplicações Linux que sua empresa precisa, tudo grátis

2 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 2 Flares ×

Apesar da enorme quantidade de aplicativos livres por aí, muitos proprietários de pequenas empresas continuam gastando muito dinheiro na compra de software. Existem muitas opções para softwares proprietários e líder de mercado, e a boa notícia é que são livres e de código aberto aberto, alternativas para praticamente todos os pacotes que uma pequena empresa possa precisar, e a maioria deles são excelentes.

Apesar do título deste post, 11 aplicações Linux que sua empresa precisa, tudo grátis, a maioria destes softwares rodam Linux, Windows ou Mac.

Antes, lembrando do que já foi digo

Estes posts podem ajudar a sua empresa.

1. Pacote Office: OpenOffice

OpenOffice.org 3 que aqui no Brasil é conhecido como BrOffice, é uma fantástica alternativa ao Microsoft Office. Seu pacote inclui programas para processamento de texto, planilhas, apresentações, gráficos, bancos de dados e mais, está disponível em vários idiomas e funciona em todos os sistemas operacionais, incluindo Linux, Mac e Windows. Todos os dados fica armazenado em um formato padrão internacional aberto, e o software pode ler e gravar arquivos de Office também. Talvez o melhor de tudo seja a interface, é tão familiar e intuitivo que qualquer usuário do Ms Office poderia se adaptar, talvez você não perceba que você está usando algo novo. Baixe já e comece a usar o OpenOffice gratuitamente.

Para instalar o OpenOffice no Linux (Ubuntu ou Debian Like) execute:
sudo apt-get install openoffice.org

2. Contabilidade: GnuCash

GnuCash é um pequeno software de contabilidade que também está disponível para Linux, Mac OS X e Windows. Poderoso e flexível, o GnuCash permite-lhe controlar contas bancárias, ações, renda e despesas. Tão rápido e intuitivo de usar como um cadastro de cheques, baseia-se em princípios da contabilidade com livros e relatórios exatos. Entre as principais funcionalidades do GnuCash, está a contabilidade de de dupla entrada, contabilidade para pequenas, e muito mais. Os dados podem ser importados de programas como o Microsoft Money e Quicken, e também podem ser exportados para planilhas, como o Microsoft Excel. Se você já usou programas de contabilidade, antes, não terá problemas para usar o GnuCash.

Para instalar o GnuCash no Linux (Ubuntu ou Debian Like) execute:
sudo apt-get install gnucash

3. Editoração eletrônica: Scribus

Scribus é um programa gratuito que oferece recursos profissional para editoração de layout de página e roda em Linux, Mac OSX e Windows. Scribus suporta características profissionais de publicação incluindo as separações de cores CMYK, para saída de imprensa e de criação de PDF. É um software pode fazer praticamente qualquer coisa que um pacote pago podem oferecer. O Scribus é comparável com InDesign ou Publisher, por exemplo.

Para instalar o Scribus no Linux (Ubuntu ou Debian Like) execute:
sudo apt-get install scribus

4. E-mail: Zimbra Desktop

Zimbra Desktop é uma opção gratuito para cliente de email, softeware de calendário que funciona em qualquer plataforma Linux, Mac ou computador Windows. A ferramenta oferece e-mail, contatos, calendário e capacidades de todos os documentos em um aplicativo, e permite que os usuários leiam e-mail a partir de qualquer POP ou IMAP conta de correio eletrônico, incluindo Gmail, Hotmail etc. Zimbra funciona tanto online quanto offline, e não há limite para o tamanho de seu armazenamento de e-mail. Como um bônus adicional, também é disponível em 20 idiomas.

5. Edição da página Web: KompoZer

Muito parecido com o antigo FrontPage Microsoft, o KompoZer é uma ferramenta para quem já trabalha com uma página da web. Download gratuito e compatível com Linux, bem como a outras alternativas de costume, o KompoZer é um editor WYSIWYG (What You See Is What You Get) , o que significa que você pode editar páginas da Web visualmente, bem como por trabalhar com o código HTML puro. O software livre é extremamente fácil de usar, tornando-o ideal para usuários de computador iniciantes em html, css, php etc.

Para instalar o KompoZer no Linux (Ubuntu ou Debian Like) execute:
sudo apt-get install kompozer

6. Gráficos: GIMP

GIMP, que significa “GNU Image Manipulation Program,” é uma alternativa de código livre e aberto para o produto da Adobe PhotoShop caro. Com uma interface muito semelhante ao Photoshop, GIMP oferece capacidades, incluindo retoques de fotografias, composição de imagem e criação de imagem. Acredito GIMP vai satisfazer todos, mas o mais alto fim designers gráficos profissionais. É perfeito para fazer gráficos da Web, retoque de fotos do produto e criar materiais de marketing e todas as imagens criadas podem ser salvas em uma variedade de formatos comuns, incluindo o PSD do Photoshop.

Para instalar o Gimp no Linux (Ubuntu ou Debian Like) execute:
sudo apt-get install gimp

7. Backup: Amanda

Amanda é uma solução de backup que permite que você configure em servidor de backup para fazer backup de vários computadores para uma única fita de grande capacidade, ou unidade de disco. O software pode fazer backup de um grande número de estações de trabalho rodando em várias versões de Linux, Mac OS ou Windows. Atualmente, ele é usado para proteger mais de meio milhão de servidores e desktops em todo o mundo. Eu já usei o Amanda muitas vezes, é muito versátil mas a configuração não é das mais simples.

Para instalar o Amanda no Linux (Ubuntu ou Debian Like) execute:
sudo apt-get install amanda-server

8. Gestão de RH: OrangeHRM

OrangeHRM é um pacote gratuito para gestão de recursos humanos. Com módulos para gerenciamento pessoal de informações, benefícios, recrutamento, licença, tempo e frequência, o software também oferece serviços opcionais pagos, incluindo treinamento, suporte e customização. Agora customização é uma coisa que provavelmente sua empresa vai precisar, lembrando que o código fonte do OrangeHRM é aberto.

9. Campanhas de E-mail marketing: phpList

Se a sua empresa executa campanhas de e-mail, phpList pode ser uma grande ferramenta. O software feito em php é livre para fazer o download, instalar e usar é fácil, a integração com qualquer website também é muito fácil. Ideal para newsletters, listas de publicidade, notificações e muitos outros usos, phpList é projetado para gerenciar listas de discussão com até centenas de milhares de assinantes. A interface Web permite-lhe escrever e enviar mensagens e gerenciar o phpList através da internet. A equipe de marketing vai gostar, tenho certeza.

10. Gestão de projetos: OpenProj

OpenProj é um pacote de gerenciamento de projetos livres que substitui muito bem para o Microsoft Project mas trabalha com Linux e Mac, assim como Windows. Com mais de um milhão de usuários. Pemite gerar gráficos de Gantt, gráficos PERT e todos os outros recursos oferecidos pelo software da Microsoft estão em OpenProj também, e os arquivos existentes de projeto pode ser facilmente importado.

11. Antivirus: ClamAV

Mesmo se você estiver usando Linux, ainda é uma boa ideia usar algum tipo de software antivírus. Originalmente projetado para Unix, ClamAV é um pacote que está agora disponível para Linux, bem como para Windows e uma série de outras plataformas. A ferramenta oferece suporte embutido para quase todos os formatos de arquivo de correio, bem como formatos de documento populares, incluindo Microsoft Office, HTML, RTF e PDF. Com um banco de dados de vírus que é atualizado várias vezes por dia. ClamAV é claro, também gratuito.

Para instalar o ClamAV no Linux (Ubuntu ou Debian Like) execute:
sudo apt-get install clamav

E voce, o que pode me dizer ? Você usa algum outro software livre que não esta nesta lista ? Então deixe um comentário

Até a próxima.

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 2 Filament.io Made with Flare More Info'> 2 Flares ×
Sobre pedrodelfino

Trabalha com tecnologia da informação, usando Linux a mais de 13 anos. Autor do Ebook Curso Linux Ubuntu.

Comentários

  1. Eu adicionaria alguns até… Inkscape (vetorial), Thunderbird, Egroupware, bá tem muita coisa boa…

  2. Não gostei. Achei péssimo, na verdade. Devia ter deixado bem claro que são opensource, não “grátis”. A ênfase foi toda no “tudo grátis”, que passa a ideia de “se sua empresa não tem dinheiro, use esses”.

    E dizer que “mesmo usando Linux, é bom ter antivírus”, é ridículo. O Clam serve para detectar vírus de Windows.

    Eu indico Firefox, Pidgin, Inkscape, Chrome.

    • @Otto, Acalme-se!
      O Post é informativo, ele citou soluções para uma empresa utilizar, mas claro que existem outras…

      Alguns fatos:
      - O pessoal mais purista sempre vai tentar casar softwares do mesmo ambiente gráfico (Gnome ou KDE) Logo se estão usando Gnome, vão preferir programas desenvolvidos em GTK+.

      - Clientes de email tem o Thunderbird, nunca tinha ouvido falar do Zimbra, mas vou usar antes de falar!

      - É bom ter antivirus em máquinas que vão gerenciar redes, pois nada impede em uma empresa termos PCs com outros sistemas operativos.

      Até mais,

    • Valeu @Otto, pelo comentário, eu não tenho antivirus no meu linux, mas … quando vc pegar um pendrive que alguém que utiliza windows é sempre por ter algo !!!

  3. Eu não escreveria debian-like (tem gente que não entende esse anglicismo). Obrigado pelo artigo.

  4. E eu indicaria também o GLPI!

  5. Eu ainda adicionaria mais um: o Alfresco, que é open source e uma excelente alternativa ao SharePoint da Micro$oft.

  6. Carlos Martins diz:

    creio ser fundamental o Inkscape.
    O Gimp é muito bom para uma imagem, mas compor uma página, um catálogo, um panfleto, um cartaz com o Inkscape, usando várias imagens e caixas de textos é de uma facilidade incrível.

  7. uso e recomendo.

  8. Gostei do tópico, Obrigado

  9. Uma alternativa para gerências de projeto é o Calligra Plan. O programa anda mesmo muito bom e bastante superior ao open project, que está defasado.
    Detalhe: ele tem uma interface diferente do MS project (diferente do OP, que tenta imitar).

  10. LibrOffice.org no lugar do OpenOffice.org

    e

    ProjectLibre é a continuação do OpenProjet

    Stoq Gestão ERP CRM

Deixe o seu comentário

*