Squid Proxy Server – Descubra as vantagens de utilizar um proxy

JUNTE-SE A MAIS DE 110.000 PESSOAS QUE JÁ TEM UMA CÓPIA

Ubuntu: Iniciando com Linux de maneira prática e rápida

squid proxy servidor proxy linux

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Criado por um grupo de desenvolvedores em meados dos anos 90, o Squid Proxy (ou Squid, simplesmente) é um servidor de proxy open source amplamente utilizado no Linux. Uma de suas principais características é a função de armazenamento em cache o conteúdo da Web acessado pelos usuários.

Mas o que é cache? Nessa área em especial, o cache diz respeito ao depósito de objetos da Internet, como arquivos e páginas completas. Por que isso é necessário? Simples: facilitar o acesso aos conteúdos e entregá-los de forma segura ao solicitante.

Supondo que o Squid Proxy tenha armazenado uma série de sites frequentemente acessados pelo grupo. Sempre que houver solicitações para acesso das páginas, em vez de usar a conexão direta com a Internet, o proxy as fornece para download (como numa intranet).

Essa funcionalidade é bem legal, não é mesmo? Porém a tecnologia é vai muito além, ainda mais considerando as vantagens que o Proxy Squid oferece. Para nos aprofundarmos no assunto, abordaremos, neste artigo:

  • o que é proxy;
  • as vantagens de usar o Squid Proxy; e
  • como o Squid pode ser utilizado.

Vamos começar?

O que é proxy?

Proxy é um tipo de servidor usado para intermediar conexões entre um dispositivo e o servidor que fornece o serviço (acesso à Internet, por exemplo).

squid proxy servidor proxy linux

Para isso, o servidor de proxy é composto de um computador dedicado ou um sistema de software. Neste último caso, o programa é executado em uma máquina que fará a intermediação — pode ser a mesma utilizada para gerenciar o firewall.

O uso de proxy traz ótimas vantagens às empresas, enquanto o desuso representa problemas em vários sentidos — sobretudo em finanças e segurança de dados.

Isso porque a falta de controle de Internet propicia insegurança à navegação, como acesso a sites maliciosos (o principal meio de disseminação do Ransomware).

Leia também:  10 distribuições Linux muito utilizadas que devemos conhecer

Além disso, a improdutividade é estimulada pela navegação a sites para uso pessoal dos funcionários, como as redes sociais e lojas virtuais. Tais eventos resultam em perda de dinheiro por parte da empresa.

Por meio do proxy server, é possível restringir acesso a esses sites, ou liberá-los somente a quem os utiliza como ferramenta de trabalho. Inclusive, é possível identificar as interações do usuário a partir dos registros que o próprio servidor gera.

Agora que já temos uma noção do que o proxy proporciona a um ambiente de trabalho, vejamos as vantagens oferecidas pelo Squid Proxy, especificamente.

Quais as vantagens de usar o Squid Proxy?

Embora a gama de recursos que compõe um servidor de proxy indicam várias vantagens da tecnologia, vale destacar algumas delas (confira, abaixo).

squid-proxy

Segurança do Squid Proxy

Os benefícios no quesito segurança são muitos. Primeiramente, é possível criar uma lista negra de sites potencialmente maliciosos, evitando os mais variados tipos de ciberataques.

Há, também, a possibilidade de implementar diferentes tipos de controle que reduzam drasticamente a interação dos usuários da rede com a Internet. Com isso, a exposição do ambiente é remota — o que aumenta a privacidade.

Experiência do usuário

Por meio do controle de banda larga e armazenamento de conteúdo em cache ­— recursos que abordarei mais adiante —, o Squid Proxy aprimora a performance de navegação com a Web. Isto é, os usuários da rede acessam conteúdos com mais velocidade.

De acordo com o próprio site do Squid, um servidor proxy bem ajustado pode melhorar a velocidade de navegação sem armazenamento em cache. Para isso, a ferramenta otimiza os fluxos TCP para lidar com a variedade de latências da Internet.

Leia também:  Yum: Tudo Sobre O Gerenciador De Pacotes Das Distribuições Linux Baseadas Em RedHat E CentOS

Investimento para implantar um squid Proxy

Quanto vale a proteção de um ambiente corporativo no qual o banco de dados armazena informações sigilosas a todo o momento? Independentemente de qual seja a sua resposta, o Squid Proxy atende a tais necessidades gratuita e livremente.

O software é distribuído sob a licença GPL (General Public License). Em outras palavras, o Squid não é comercializado; e o seu código fonte pode ser modificado para que a solução seja customizada por um programador qualificado.

Como o Squid Proxy pode ser utilizado?

Gostou das vantagens do Squid Proxy? Ótimo! Agora passaremos a entender como elas podem ser aplicadas em uma rede de computadores.

Cache de sites

Embora já tenha mencionado esta funcionalidade, vale reiterar que a sua aplicabilidade resulta em melhor desempenho em:

  • velocidade, visto que o proxy armazena o conteúdo proximamente ao solicitante;
  • segurança, garantindo que nenhuma página maliciosa seja permitida; e
  • economia, pois o cache de sites reduz o uso de banda larga.

Nesse quesito, o Squid Proxy é um software de excelência. Não é por acaso que é o software mais utilizado para agilizar downloads e reduzir latência nos serviços de streaming de vídeo.

Controle de acesso com Squid Proxy

Estabelecer o controle de acesso é, também, um modo de usar o Squid Proxy para garantir alguns dos benefícios elencados acima. Isso porque a restrição de sites acessíveis aos usuários previne que malwares sejam recebidos da Web.

Outro ponto importante é a produtividade, pois a Internet passa a ser utilizada apenas para atividades de negócios. Sem distrações o ambiente passa a fornecer mais desempenho e, consequentemente, mais satisfação por parte do cliente.

Logo, implantar o proxy server no ambiente corporativo é essencial para o administrador de sistemas. É uma maneira da qual o profissional Linux pode agregar valores à empresa que ele representa.

Leia também:  Comando Linux dpkg - Como Instalar, Atualizar e Remover pacotes .deb

Controle de banda larga

Outro tipo de controle extremamente útil é o de banda larga. Dependendo do tamanho da rede, o acesso desenfreado aos recursos online congestiona a navegação, causando quedas de rendimento em todos os departamentos.

Para evitar que tamanho desastre aconteça, o administrador de sistemas pode usar o Squid Proxy para filtrar o acesso por meio do Delay Pool. Na prática, a função estabelece uma fila para controlar a rede adotando critérios específicos.

Ou seja, é possível distribuir quantidades de banda a usuários de determinado grupo, usando como referência o IP, e reservar mais velocidade onde ela é crucial.

Como Implantar um servidor Proxy com Squid Usando o Linux?

Percebe-se que esses três modos de uso do Squid Proxy já podem trazer melhorias significativas a uma rede. Entretanto, diversos outros mecanismos estão disponíveis na ferramenta para aprimorar o uso da Internet.

Resumindo, o Squid Proxy permite ao usuário realizar diversos tipos de controles e estabelecer restrições aos demais computadores da rede. Para entender como tais configurações são implantadas no Ubuntu, recomendo a leitura deste artigo no qual ensino a fazer o controle da sua Internet.

Por outro lado, se você quiser uma abordagem completa do Squid Proxy, baixe este ebook especial sobre o tema!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos Recentes

Descubra o passo a passo para fazer a implantação de um servidor WEB rodando Apache 2 no LINUX. 

100% ONLINE E GRATUITO