Teamspeak – Como Criar Um Servidor VoIP Para Gamers No Linux

Você é um fã de games e está descobrindo os benefícios do Linux? Então é o momento de saber que este poderoso sistema fornece soluções de alto nível em comunicação para incrementar a experiência — entre elas, destaca-se o Teamspeak.

Sem dúvidas, o Teamspeak pode ser considerada uma solução de alto desempenho, a ponto de abranger não somente a games digitais, mas a companhias gigantes que necessitam da tecnologia.

De acordo com o site oficial dos desenvolvedores, nomes como NASA e Boeing fazem parte da lista de clientes notáveis. Já que falei em “clientes”, vale destacar que, embora o Teamspeak ofereça licenças pagas, é possível implementá-lo gratuitamente em muitos casos.

Quer saber mais sobre essa incrível solução? Neste tópico, explicarei o que é, de fato, o Teamspeak, quais são os benefícios, versões disponíveis e como criar um servidor. Vamos ao conteúdo!

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

TeamSpeak comunicação voip gamers linux

O que é o Teamspeak?

Já adiantei que o Teamspeak serve para estabelecer a comunicação entre pessoas no ambiente digital, seja em jogos, seja em aeronaves, seja em qualquer outra situação onde os usuários interagem online e por voz. Mas você imagina como a conexão é feita?

A tecnologia usada pelo software é bastante conhecida: o VoIP (Voice over Internet Protocol). No acervo do blog é possível encontrar este artigo sobre servidor VoIP — recomendo a leitura caso ainda não saiba do que se trata ou como funciona.

Não posso deixar de lembrar você, que o asterisk é uma solução VOIP amplamente utilizada no ambiente corporativo também.

Em termos práticos, o Teamspeak é um servidor que concentra as conexões ao criar um grupo de bate-papo (ou chat, se preferir). O usuário que gerencia o servidor (o host) pode cadastrar outros usuários e a eles fornecer login e senha, de modo que só entre no grupo quem tiver as credenciais.

Leia também ...   UBUNTU: 8 Passos que você deve seguir depois de instalar essa distribuição LINUX pela primeira vez

Provavelmente há quem pergunte se não é melhor utilizar uma solução que permita videoconferências, como o Skype. O objetivo do Teamspeak é, simplesmente, garantir a comunicação de maneira eficiente e leve — sem consumir muito da memória RAM e da banda larga.

Por que utilizar o Teamspeak?

Além de ser a solução ideal justamente por fornecer apenas o necessário, o Teamspeak tem larga vantagem se comparado a outros programas da categoria.

Neste comparativo, inclusive, percebe-se que a vasta gama de funções especificamente desenvolvidas para gamers faz do Teamspeak uma ferramenta completa.

Para melhor entendermos o que as vantagens representam na prática, elenquei seis qualidades que pesam bastante na hora de escolher uma solução VoIP para esse tipo de interação.

Segurança

O Teamspeak é a única solução do segmento que oferece por padrão o recurso de criptografia de nível militar, o Integrated Military-Grade Security. O administrador da rede pode aplicá-lo a todo o servidor ou, se preferir, em canais específicos.

Descentralização

A privacidade é uma garantia do Teamspeak, visto que o servidor é instalado em plena autonomia, ou seja, em momento algum o servidor passa por outra infraestrutura que não seja a sua — isso não ocorre no Skype, por exemplo.

Captura de voz

Há diferentes recursos de captura de voz no Teamspeak, o que garante ao usuário adaptar a comunicação de acordo com suas preferências ou necessidades. Por exemplo, pode-se utilizar o sensor de voz (para capturar o áudio automaticamente) ou a função push-to-talk (para ativar a captação ao pressionar uma tecla previamente configurada).

Plugins e codecs

Com os plugins e codecs disponíveis para o software, você pode aprimorar as funcionalidades e, assim, tornar a comunicação ainda melhor.

Função text chat

É a opção ideal para momentos em que digitar é mais cômodo do que falar. Ao passar instruções, por exemplo, o texto é a melhor alternativa.

Leia também ...   Como Instalar e Configurar o Tor Browser no Linux - Navegue na internet no total anonimato

Arquitetura escalável

O Teamspeak permite que se faça um chat em grupos pequenos e, ao mesmo tempo, conectar-se a uma rede com milhares de pessoas. Em outras palavras, a arquitetura é flexível às necessidades do usuário.

Quais são as versões disponíveis?

Ao visitar a página de download do Teamspeak, o usuário se depara com diferentes versões do programa: Client; Server; e Client & Server Integration (SDK).

Evidentemente, a versão Client destina-se a usuários que se conectarão ao servidor, bem como a versão Server foi feita para ser instalada no servidor e, então, receber as conexões.

Já a versão SDK é constituída pelas bibliotecas das duas versões. Isso permite que o usuário tenha pleno controle da infraestrutura de rede, acesse configurações exclusivas e, também, conte com codecs avançados para aprimorar a experiência.

No mais, vale destacar que o Teamspeak é multiplataforma e está disponível até para dispositivos móveis — Android e iOS.

Como criar um servidor com Teamspeak?

Independente do motivo pelo qual você queira instalar o Teamspeak, nunca é demais pensar em segurança e estabilidade, certo? Optar por distribuições Linux já representa grande vantagem em relação a isso.

Entretanto, tendo em vista a criação de um servidor ainda mais estável, ensinarei a criá-lo no Debian. Vamos lá?

Pré-requisitos

Antes de iniciar a instalação, é necessário que se tenha instalado um cliente SSH (Secure Shell). Você pode instalar o PuTTY (conforme este artigo) para isso. Um servidor virtual privado (Virtual Private Server – VPS) também é um requisito.

Outra questão importante é o banco de dados que será usado para armazenar todos os dados de usuários, configurações, arquivos etc. Você pode optar pelo MySQL, PostgreSQL, MariaDB, entre outros que ofereçam bom desempenho.

Instalação do TeamSpeak

Com o ambiente devidamente pronto, o primeiro passo é conectar-se ao VPS, abrir o terminal e criar um usuário com diretório próprio em /opt/. Em seguida, digite a linha de comando:

useradd -d /opt/teamspeak3-server -m teamspeak3-user
mkdir /opt/teamspeak
chown teamspeak:teamspeak /opt/teamspeak/
chmod 0770 /opt/teamspeak/

Acesse o diretório temporário onde o arquivo será descompactado:

cd /tmp

Na próxima etapa é necessário obter o link de download atualizado, disponível na página oficial (copie o link do instalador da versão Server para o sistema Linux). Feito o download, use o comando tar para extrair os arquivos compactados.

wget http://dl.4players.de/ts/releases/3.5.0/teamspeak3-server_linux_amd64-3.5.0.tar.bz2
tar -vxjf teamspeak3-server_linux_amd64-3.5.0.tar.bz2

O próximo passo será mover os arquivos ao diretório /opt/ e, adiante, alterar as permissões dos arquivos do Teamspeak Server e remover os que foram baixados.

mv teamspeak3-server_linux_amd64/* /opt/teamspeak3-server/
chown teamspeak3-user:teamspeak3-user /opt/teamspeak3-server -R
rm -rf teamspeak3-server_linux_amd64-3.0.13.8.tar.bz2 teamspeak3-server_linux_amd64/

Agora, usaremos o comando abaixo para gerar algumas chaves que devem ser salvas em um arquivo no computador, conforme recomendações da equipe do Teamspeak.

/opt/teamspeak/ts3server_startscript.sh start

Reinicie a máquina ( ou o seu VPS) e use a sequência de comandos para gerenciar o servidor Teamspeak com o usuário criado no início do processo.

sudo systemctl start teamspeak3server

sudo systemctl stop teamspeak3server

sudo systemctl restart teamspeak3server

sudo systemctl status teamspeak3server

Após fazer todos os procedimentos, o seu servidor do Teamspeak estará pronto para receber conexões.

Leia também ...   MySQL: Conhecendo e instalando esse poderoso sistema de banco de dados

Ao longo do artigo, vimos que o Teamspeak é uma solução de VoIP apropriada para quaisquer necessidades que envolvam a comunicação em tempo real. Apesar de sua popularidade na área de jogos digitais, aprender a implementar servidores com este software é uma boa para determinados ambientes de trabalho.

Se você quer aprender a dominar tanto esse quanto outras ferramentas que fazem parte do universo Linux, não deixe de acessar uma aula de dentro do Profissionais Linux!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"