Servidor Proxy – Tudo Sobre A Solução Que Promete Resolver o Problema de Lentidão De Acesso

Dependendo do tempo de experiência que você tenha com o uso de Internet, certamente já ouviu falar em servidor proxy. A minha convicção não se dá por acaso; afinal o proxy é uma tecnologia intrínseca à web e amplamente utilizada em redes de computadores.

Um exemplo de uso de proxy recorrente é a criação de blacklist de sites potencialmente maliciosos ou, em muitos casos, inapropriados para os usuários. Tal recurso é bastante aplicado em ambientes de estudos (escolas e universidades) e, principalmente, corporativos.

Todavia, o proxy pode ser adotado para diversas outras funções, tais como: melhorias no desempenho da Internet; controle do consumo de banda larga; e configurações de privacidade.

servidor proxy o que e

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Ficou curioso para entender como um servidor proxy fornece tais possibilidades? Então este artigo foi feito para você! Nele, explicarei o que é servidor proxy, quais são as suas vantagens e as principais soluções para Linux. Pronto para começar?

O que é servidor proxy?

A função do servidor proxy, conforme sugere a etimologia do termo, substituir o servidor principal de uma determinada função — sendo esta a conexão entre os usuários e a Internet.

Mesmo pelo fato de ser um servidor, o proxy pode ser implantado a partir de uma infraestrutura física (servidor físico) ou, também, por meio de software. Em ambos os casos o servidor faz a intermediação entre a rede local e redes de larga escala.

O que é possível fazer com um servidor proxy? Evidentemente, as oportunidades variam conforme os recursos oferecidos pela solução instalada. Porém, em todos os casos, o administrador de sistemas ganha muito em opções de gerenciamento.

Como o proxy funciona?

Em uma rede convencional sem proxy, o servidor web recebe as solicitações do cliente (usuário de um computador da rede), as processa e, então, as executa.

Leia também ...   Proxy com Squid3 + SquidGuard no Ubuntu - Controle a sua internet com Linux

Ou seja, ao acessar um determinado site, o browser encaminha o pedido ao servidor que, por sua vez, se comunica com o servidor DNS para localizar a página e, assim, transfere o conteúdo para o navegador.

Quando existe um proxy server, em vez de enviar a solicitação diretamente ao servidor, a conexão passa, primeiramente, pelo proxy. Com isso, o servidor proxy poderá responder de duas maneiras.

1º cenário: caso o site seja localizado no banco de dados conectado ao proxy, ela será carregada a partir dele — sem requisitar à web.

2º cenário: do contrário, o proxy assumirá a função de cliente para baixar a página da Internet usando um IP específico. Isto é, o proxy faz a proteção do computador sempre que o acesso a uma rede ampla é feito.

Da perspectiva do usuário, sobretudo em termos de usabilidade, a navegação não sofre impacto significativo. Pelo contrário: o proxy tende a melhorar a velocidade do processo.

Vale enfatizar, contudo, que nem todos os servidores proxy são iguais. Há diferentes tipos de soluções de proxy adequados a determinados objetivos.

Como os servidores proxy são categorizados?

Não há segredo quanto às categorias / classificações de um servidor proxy; por isso, serei bem conciso na explicação deles. Confira, abaixo, as três categorias utilizadas.

Forward Proxy

O Forward Proxy, como o nome evidência, assume a linha de frente do servidor. Basicamente, ele é usado como intermediário entre um computador e redes mais amplas (como a Internet). A proteção aos computadores da rede é garantida pelo filtro de pacotes externos.

Reverse Proxy

Em contraste ao Forward, o Reverse Proxy funciona como intermediário entre a web e o grupo de servidores. Na prática, ele filtra os pacotes internos (gerados por clientes) antes de encaminhá-los ao servidor principal.

Open Proxy

Fechando a lista, o Open Proxy é um servidor proxy aberto a qualquer usuário conectado à Internet. Ele é tipicamente usado para armazenamento de dados e arquivos gerados na navegação dos clientes e, então, reduzir o consumo de banda larga da rede.

Leia também ...   Linux Mint: Conheça uma das distribuições Linux mais utilizadas do mundo

Quais são os benefícios do uso de proxy?

A essa altura do conteúdo, certamente você identificou que usar servidor proxy apresenta vantagens consideráveis, não é mesmo? Mas você sabe quais são as principais delas? A seguir, explicarei quatro benefícios relevantes.

Acesso a conteúdos bloqueados ou restritos

Em função de regulamentações de direitos autorais e restrições geográficas, há um limite incalculável de conteúdos que, normalmente, não conseguimos acessar — salientando, não me refiro à deep web.

Como o proxy resolve isso? Como ele utiliza um IP próprio (camuflando o cliente), a conexão fica imune a restrições ou bloqueios dessa natureza.

Proteção do endereço de IP

Além de conceder acesso a conteúdos online do mundo todo, a proteção de IP é essencial para a segurança da rede; afinal os computadores não ficam expostos a invasores. Logo, o servidor proxy impede que terceiros obtenham informações valiosas do usuário.

Filtro de sites indesejados / maliciosos

A onda de Ransomware que tanto assola as empresas é motivo mais que suficiente para blindagem do ambiente. A partir do proxy, é possível filtrar e bloquear acesso a sites maliciosos (principais disseminadores de malware), bem como a páginas que o usuário não tem autorização para explorar.

Aumento de velocidade de carregamento

Por meio da função de cache, o servidor proxy é capaz de armazenar o conteúdo de um determinado site para fornecer o carregamento em um futuro acesso. Isso traz ótimos benefícios para a economia de banda larga e blindagem do ambiente de trabalho aos perigos da Internet.

Que programas utilizar para criar uma rede proxy?

Agora que não resta dúvidas quanto aos benefícios do servidor proxy, que tal conhecermos alguns dos mais utilizados programas para criação e gerenciamento da rede? Confira a lista formada por softwares usados para criar servidor proxy e aprimorar o funcionamento.

Leia também ...   Como instalar 10 editores de texto no Linux

Squid

O Squid é um software open source que oferece uma solução completa para a criação de um servidor proxy. Trata-se de uma excelente alternativa para cache de sites, controle de acesso e, também, controle de banda larga.

Polipo

Apesar de compacto, o Polipo é uma das soluções open source mais rápidas para a função de caching. O software suporta os protocolos DNS e HTTP, sendo, inclusive, bastante utilizado para filtrar anúncios e aumentar o nível de privacidade de navegação.

Nginx

Embora seja mais conhecido por ser um servidor web, o Nginx pode desempenhar a função de Reverse Proxy, além de outras que otimizam o desempenho do servidor proxy (HTTP cache, load balancer etc.).

Gate.js

Caracterizado por ser escrito na linguagem JavaScript a partir do Node.js, o Gate.js foi criado com intuito de concorrer com os consolidados Squid e Nginx na função de proxy. Devido a este fato, o Gate.js oferece alto desempenho e escalabilidade para fazer cache de conteúdos.

Varnish

Também conhecido como Varnish Cache, o programa serve para acelerar aplicações web, ou seja, todas as requisições em HTTP ficam substancialmente mais rápidas. Para isso, o Varnish otimiza o caching e a compressão de sites.

Unindo a implementação adequada do servidor proxy aos programas usados para aprimorá-la, é certo que o uso de banda larga será melhor aproveitado e o ambiente, protegido. Percebeu como o domínio da tecnologia tem a agregar na sua carreira profissional?

Vale ressaltar que aprender sobre proxy e outras implementações feitas em distribuições Linux ficou mais fácil. Quer saber mais? Acesse a página do Profissionais Linux!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"