RMPrepUSB: Como Utilizá-lo Para Criar Pendrive Bootável?

Nos posts do blog, temos acompanhado várias dicas de como criar um pendrive bootável Linux. Entre tantas ferramentas úteis que podem ser usadas para tal propósito, abordaremos uma das mais avançadas da lista: o RMPREPUSB.

Embora o próprio nome pareça confuso e de difícil pronúncia, podemos decifrá-lo como a ferramenta para preparação de drive USB da RM Education — companhia britânica especializada no fornecimento de tecnologias para o campo educacional.

Como função, o RMPrepUSB permite que os usuários do Windows criem múltiplas partições no dispositivo, tornando-o capaz de guardar vários sistemas operacionais ou programas que rodam no modo Live.

Entretanto, conforme veremos ao longo deste artigo, o RMPrepUSB oferece muito mais opções e funcionalidades em relação à maioria das outras ferramentas. Vamos conhecê-las melhor?

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

RMPrepUSB: Como Utilizá-lo Para Criar Pendrive Bootável?

Quais são as principais funcionalidades do RMPrepUSB?

Vejamos, brevemente, quais são as principais funcionalidades presentes no RMPrepUSB. Deste modo, você poderá comparar a ferramenta às outras mais conhecidas da categoria.

Função de teste

Essa funcionalidade é muito interessante e, até então, somente o RMPrepUSB fornece algo nessa linha. Digamos que você tenha acabado de criar o boot em seu pendrive e queira testá-lo.

Normalmente, você reiniciaria o computador e, então, o configuraria no modo BIOS para que a inicialização fosse realizada a partir da porta USB. Só após esse procedimento seria possível conferir os efeitos da instalação.

Como no RMPrepUSB existe o modo de teste, o usuário precisa somente clicar no botão “Test using QEMU Emulator”. Com isso, por meio da emulação do computador, o boot será executado dentro do ambiente do Windows.

Conversão de USB para arquivo e vice-versa

Outro recurso exclusivo do RMPrepUSB é a possibilidade de converter o boot do dispositivo USB para um arquivo e, também, o inverso — que é o próprio pendrive bootável.

Leia também ...   YUMI: Utilize Essa Poderosa Ferramenta Para Criar Pendrive Bootável

Com isso o usuário é capaz de selecionar uma partição e exportá-la para um arquivo que poderá ser convertido em ISO, por exemplo. Sem dúvidas, é uma ótima alternativa para backup.

Compatibilidade

O nível de compatibilidade do programa com os mais diversos sistemas é, também, um ponto forte. As opções de boot dão ainda mais flexibilidade para o usuário escolher o melhor meio de criar um pendrive inicializável com determinado sistema operacional.

Como fazer o download do RMPrepUSB?

A instalação do RMPrepUSB em sistemas Windows é descomplicada — sobretudo para quem está habituado aos guias de instalação —, porém é necessário prestar atenção quanto às versões do software que o site disponibiliza.

Primeiramente, acesse a página de downloads e navegue pela extensa lista de versões do RMPrepUSB. Repare que alguns links indicam para a versão Portable, bem como outros direcionam para o download das versões Full, Lite e USB_BOOT.

Versões do RMPrepUSB

Vamos começar pelo RMPrepUSB Portable: trata-se de uma versão que não requer instalação no computador. Isto é, basta fazer o download do arquivo e abri-lo para que sejam carregados os recursos e a interface.

Já o RMPrepUSB Lite é uma versão “leve” da ferramenta. O que isso significa na prática? A princípio, o usuário passa a instalar o RMPrepUSB sem suporte a todas as linguagens e, também, desprovido de recursos não essenciais. É o pacote ideal para quem deseja receber o básico.

A versão Full, como o próprio nome diz, é o instalador do RMPrepUSB que contém todas as funções e suporte aos idiomas que o software abrange. Ela é, logicamente, mais pesada em relação às outras, mas oferece recursos que fazem do RMPrepUSB uma das ferramentas mais completas da categoria.

Por sua vez, a versão USB_BOOT permite ao usuário criar um boot do programa a partir de um CD (regravável, de preferência) ou dispositivo USB, bastando inserir a mídia para carregar o RMPrepUSB.

Leia também ...   Etcher: Conheça A Ferramenta Para Criar O Seu Pendrive Bootável

Esta última é providencial nas situações em que as BIOS do sistema têm problemas para iniciar pela porta USB corretamente, pois é possível proceder usando um CD/DVD.

Instalação do programa

Ao transferir o instalador para a sua máquina, descompacte-o no diretório de sua preferência e, então, dê um clique duplo no arquivo executável (.exe).

Como de praxe no Windows, surgirá um assistente de instalação que o guiará até a conclusão do processo, fornecendo alternativas de preferência (linguagem, criação de atalhos, associação de arquivos etc.).

Assim que o assistente finalizar a instalação o RMPrepUSB estará pronto para ser usado. Vale frisar que a opção de desinstalação poderá ser acessada no menu inicial, localizando a pasta específica do programa.

Linux

Até o momento não existe uma versão do RMPrepUSB própria para sistemas baseados em Linux. Contudo, de acordo com os próprios desenvolvedores da ferramenta, é possível adaptar o instalador para o Linux usando o Wine (Wine Is Not a Emulator).

Basicamente, o Wine é um projeto desenvolvido pela comunidade cujo objetivo é possibilitar a execução de programas feitos para Windows em ambientes baseados em Linux.

Ou seja, programas como MS Office, Adobe Photoshop e Kaspersky, entre muitos outros, podem rodar na sua distro Linux; inclusive o próprio RMPrepUSB. Portanto o processo de download é o mesmo para ambas as plataformas.

Como criar um pendrive bootável com o RMPrepUSB?

O processo de criação de boot USB no RMPrepUSB tem um detalhe importante que merece destaque: as cores dos botões — exceto o botão Test Speed.

Quando um botão vermelho ou azul (dependerá da versão do programa) é acionado, o usuário deve estar ciente de que tal procedimento implicará remoção, alteração ou sobreposição dos arquivos presentes no dispositivo.

Portanto, é altamente recomendado que o pendrive esteja limpo e devidamente formatado; quaisquer arquivos importantes devem ser mantidos em local seguro ou passarem por backup.

Agora que você está ciente das precauções, vejamos, abaixo, como criar um pendrive bootável com o RMPrepUSB.

Leia também ...   Windows USB/DVD Download Tool - Boot Para Windows No Seu Pendrive

Criando o seu pendrive bootável

A criação do pendrive bootável no RMPrepUSB pode ser feito em seis etapas. Para facilitar o entendimento do processo, explicarei cada passo isoladamente.

1. Selecione o seu dispositivo USB assim que ele aparecer na lista “Drives” e, então, selecione o tamanho da partição que pretende criar (o valor MAX significa que haverá uma única partição no pendrive).

2. Para tornar o dispositivo mais fácil de identificar, modifique o campo “2 Volume Label” da maneira que bem entender.

3. Em “3 BOOT TYPE”, é preciso selecionar o tipo de boot de acordo com o sistema que deseja instalar. No caso do Linux, selecione o “SYSLINUX bootable”.

4. No campo “4 FILESYSTEM and OVERRIDES”, recomendo que selecione o campo FAT32 e, também, a caixa “Boot as HDD”). Se estiver instalando um boot do Windows 10, escolha o sistema de arquivos NFTS.

5. Opcionalmente, você pode copiar os conteúdos da instalação em uma pasta ou arquivo ZIP / ISO para uma outra partição. Basta marcar a caixa de opção e selecionar o local de destino.

6. Tudo pronto? Então clique em “6 Prepare Drive” para iniciar o processo e aguarde até a conclusão.

Seguindo à risca os procedimentos acima, o seu pendrive inicializável estará pronto para carregar múltiplos sistemas, o que é bem interessante para quem deseja conhecer as distribuições do Linux sem abrir mão do Windows. Falando nisso, você já sabe qual o tipo de Linux apropriado para seus objetivos?

Caso a sua ideia seja adquirir conhecimentos avançados em Linux o mais rápido possível, vale lembrar que a página do Profissionais Linux tem ajudado muitos estudantes a dominar de vez esse sistema. Acesse a página e faça parte desse seleto grupo de profissionais!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Você Precisa  { DOMINAR } O Sistema LINUX?