Pendrive bootável Linux – Conheça 9 programas para criar o seu (o #7 é o meu preferido)

JUNTE-SE A MAIS DE 110.000 PESSOAS QUE JÁ TEM UMA CÓPIA

Ubuntu: Iniciando com Linux de maneira prática e rápida

pendrive bootável linux

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Utilizar um pendrive bootável Linux é um recurso que facilita a vida de quem planeja instalar o sistema no computador, sendo ele mais rápido, confiável e vantajoso do que usar um CD / DVD, pois o pendrive possibilita a gravação de dados e instalação de programas.

pendrive bootável linux

O pendrive iniciável é, também, extremamente útil para quem deseja testar versões e distros do Linux sem se preocupar em formatar o PC, ou substituir o sistema operacional por outro que ainda desconheça ou não atenda às necessidades — o que também pode ser feito no Virtualbox.

Além disso, executar um sistema operacional a partir de um dispositivo móvel, como pendrive e cartão SSD, proporciona excelente desempenho em termos de velocidade e, de quebra, mantém liberado todo o espaço do HD para manter dados e programas.

Sabendo disso, certamente você quer entender como fazer um pendrive bootável Linux, não é mesmo? Neste artigo, apresentarei nove programas que você pode utilizar para isso. Vamos a eles?

1.Pendrive bootável Linux com LinuxLive USB Creator

Encabeçando a lista, o LinuxLive USB Creator — também conhecido como LiLi — é um software livre e de código aberto pensada em usuários que desejam experimentar alguma versão do Linux diretamente do pendrive bootável.

Veja também o artigo completo sobre o LinuxLive USB Creator:

O programa oferece suporte à maioria das distribuições Linux existente e uma série de recursos interessantes, como:

  • Smart Clean & Smart Download, usados para desinstalar ou baixar o Linux em apenas dois cliques;
  • verificador de integridade de arquivo, que emite alerta se a ISO estiver corrompida;
  • atualizações automáticas da distribuição instalada.

Sem dúvidas, esse é um dos melhores programas para criar o seu drive bootável Linux!

Acessar o site oficial: http://www.linuxliveusb.com/

2. RMPrepUSB

O RMPrepUSB é uma ferramenta que reúne várias funções numa única interface, o que, de certa forma, o torna complexo e confuso— principalmente para quem ainda é iniciante no assunto.

Contudo, o programa oferece funcionalidades que podem ser muito interessantes para quem busca ter vários sistemas em um único dispositivo. Isso porque a especialidade do RMPrepUSB é criar múltiplas partições no mesmo drive USB.

Leia também:  Aprender Linux: Guia Passo a Passo Para Um Iniciante Entrar no Mundo LINUX De Uma Vez Por Todas

Por exemplo, dependendo da capacidade de armazenamento do pendrive, você consegue instalar uma distro do Linux e do Windows, ambas bootáveis e com partição específica para guardar arquivos.

Não esqueça de conferir o nosso artigo completo sobre o RMPrepUSB:

Acessar o site oficial: https://www.rmprepusb.com/

3. YUMI

Também conhecida como Your Universal Multi-Boot Instaler, a ferramenta YUMI é livre, open source, e grava não apenas múltiplos sistemas operacionais bootáveis, mas outros tipos de programas executáveis em qualquer computador, como antivírus e firewall, todos predefinidos — ou seja, prontos para download.

No link abaixo, você irá encontrar um artigo completo sobre o YUMI:

Um diferencial do YUMI em relação aos demais programas para instalação de sistemas bootáveis é a possibilidade de instalar boots do Android, de modo que o sistema exclusivo dos dispositivos móveis seja utilizado no desktop.

Acessar o site oficial: https://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/

4. Criar pendrive bootável linux no windows o Microsoft Windows USB/DVD Download Tool

Embora o foco do assunto seja a criação de pendrive bootável Linux, a ferramenta fornecida pela Microsoft merece o seu destaque, visto que é a solução mais indicada para quem quer instalar boots de versões do Windows em dispositivos de armazenamento.

Se precisar saber mais sobre o Windows USB/DVD Download Tool visite o nosso artigo completo, no link abaixo: 

As principais características do programa são a facilidade de uso — em apenas quatro cliques o usuário cria o seu pendrive bootável — e o suporte para gravação dos sistemas Windows em mídia de CD / DVD.

Acessar o site oficial: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=56485

5. Rufus

Entre todos os programas da lista, o Rufus é o mais indicado para usuários que buscam agilidade e baixo consumo dos recursos de hardware. Além disso, o Rufus traz benefícios no quesito praticidade, visto que não requer instalação.

Leia também:  LinuxLive USB Creator: Tudo Sobre A Poderosa Ferramenta Para Criar Pendrive Bootável

Para saber mais sobre o Rufus, como utilizar cada configuração, acesse o link abaixo: 

Vale destacar, também, a compatibilidade com todas as versões e distribuições do Linux e do Windows, possibilitando ao usuário escolher entre diversos sistemas operacionais para bootar a partir do pendrive.

Acessar o site oficial: https://rufus.akeo.ie/

6. XBoot

O XBoot é um dos programas mais leves que você encontrará para criar um pendrive bootável Linux, chegando a competir com o Rufus nesse quesito. Entretanto, a quantidade de funcionalidades é mais extensa, contendo recursos oferecidos por poucas ferramentas da categoria.

Você também poderá aprender mais como utilizar o Xboot no artigo abaixo:

Com o XBoot é possível criar discos de recuperação, iniciar aplicações antivírus e instalar múltiplos sistemas operacionais no mesmo dispositivo, aspectos que fazem desse programa um dos mais equilibrados em termos de recursos e desempenho.

Acessar o site oficial: https://sites.google.com/site/shamurxboot/

7. Criar pendrive bootável LINUX no Mac OS ou Windows com o UNetbootin

Os desenvolvedores do UNetbootin colocaram em prática a ideia de disponibilizar, no próprio programa, uma série de sistemas operacionais no banco de dados para o usuário baixar, conforme acontece no YUMI e Universal USB Installer — mais adiante falarei sobre ele.

Claro que você também poderá acessar um artigo completo sobre o UNetbootin no link abaixo:

A diferença, no entanto, é que eles conseguiram compactar os instaladores de modo que as imagens sejam mais leves e os downloads, consequentemente, mais rápidos. O mais legal desse recurso é que o usuário não precisa se preocupar com a compatibilidade, pois o próprio UNetbootin disponibiliza a distro.

Por fim, vale frisar que o UNEtbootin é livre de instalações e é multiplataforma, podendo ser executado em sistemas Linux, Windows e Mac, contanto que a versão do arquivo corresponda ao sistema utilizado.

Acessar o site oficial: http://unetbootin.github.io/

8. Universal USB Installer

Assim como o YUMI, o Universal USB Installer é fornecido pela equipe do site Pendrivelinux.com, possuindo, inclusive, interfaces semelhantes. A diferença mais notável entre eles se limita a poucos recursos, como a opção de criar um disco de recuperação e trabalhar com outros formatos fora o ISO.

Leia também:  Como Particionar o HD? Conheça 6 Ferramentas Poderosas Para Facilitar O Processo No Linux

Veja o artigo completo sobre o Universal USB Installer no link abaixo:

As vantagens do YUMI quanto à interface amigável, facilidade de instalação, instalação de múltiplos sistemas operacionais, também estão presentes no Universal USB Installer — esse pode ser considerado uma versão menos robusta.

Acessar site ofical: https://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

9. Etcher

Fechando a lista, o Etcher é um programa multiplataforma cuja versão para Linux conta com a funcionalidade AppImage, que dispensa a necessidade de instalação, fazendo com que o Linux seja executado como uma aplicação portátil.

O relativamente baixo arsenal de funcionalidades presentes no Etcher é o que faz da ferramenta providencial para quem procura simplicidade que, nesse caso, é incrementada pela interface bonita e amigável. Em suma, ele não promete muito, mas cumpre o que promete.

Acesse também o nosso artigo completo sobre o Etcher, e conheça cada detalhe dessa ferramenta, no link abaixo:

Acessar site oficial: https://etcher.io/

Concluindo:

Criar um pendrive bootável Linux é uma tarefa mais simples do que parece, visto que existe uma série de ferramentas específicas, como as que foram listadas até aqui, capazes de simplificar todo o processo. Então, qual delas você pretende usar para criar o seu boot?

Pretende instalar uma distro Linux para aprender a mexer no sistema? Aproveite para experimentar o Ubuntu seguindo as dicas que disponibilizei no ebook do curso Linux Ubuntu.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos Recentes

ebook completo e Gratuito

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas