Universal USB Installer: Crie O Seu Pendrive Bootável Em Poucos Minutos

Um dos mais conhecidos programas para criação de boot de sistemas operacionais em dispositivos USB, o Universal USB Installer (UUI) é uma solução fornecida no projeto PendriveLinux, o mesmo que disponibiliza o YUMI.

Em relação ao software YUMI, o Universal USB Installer pode ser considerado uma versão alternativa que acompanha somente as funcionalidades básicas. Sendo assim, o primeiro é mais indicado para quem busca mais recursos.

O Universal USB Installer tem como principal ponto forte a facilidade de uso. Mesmo que o usuário tenha um conhecimento superficial das distribuições do Linux, ele será capaz de selecionar a distro que deseja experimentar e torná-la inicializável no pendrive.

Neste conteúdo complementar ao artigo sobre como criar um pendrive bootável, conheceremos mais a fundo as funcionalidades do UUI, bem como o processo de download e utilização. Acompanhe!

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Universal USB Installer: Crie O Seu Pendrive Bootável Em Poucos Minutos

As principais funcionalidades do Universal USB Installer

Em relação às funcionalidades, o Universal USB Installer não oferece novidades quando o comparamos a outras soluções populares, como o YUMI, o UNetbootin e o Rufus. Na verdade, os recursos do UII são mais limitados.

Se ele tem menos a oferecer, por que utilizá-lo? Essa é uma questão pertinente, mas a resposta vem à tona quando pensamos nos objetivos do usuário.

Supondo que a sua necessidade seja apenas a criação de um boot do Linux Mint no pendrive. O Universal USB Installer o possibilita fazê-lo rapidamente e sem as eventuais dificuldades que teria ao escolher uma ferramenta robusta, como o RMPrepUSB.

Além disso, o fato de ser voltado à utilização básica não é sinônimo de pobreza de recursos. Conforme veremos a seguir, o UII conta com funcionalidades bastante atrativas.

Leia também ...   UNetbootin - Como Criar Pendrive Bootável Sem Complicação

Persistência

O conceito de persistência nesse meio surgiu em função de um problema presente em sistemas operacionais executados em modo Live, ou seja, a partir de dispositivos USB ou CD / DVD.

Tal problema era a impossibilidade de gravar dados na mídia em questão. Os discos graváveis, por exemplo, após queimados não permitem a inserção de dados, enquanto os regraváveis (CD-RW) requerem a remoção dos arquivos existentes.

No caso dos dispositivos removíveis USB, a limitação acontece quando há somente uma partição e esta é usada para o sistema operacional. Em meio a isso, eis que surge a persistência.

Ela permite que um espaço em disco do dispositivo inicializável seja reservado para a gravação de arquivos. É um meio similar à criação de uma partição dedicada a dados no computador.

No Universal USB Installer, tal função pode ser feita com um simples arrastar do cursor; se o pendrive tem 8GB de capacidade, por exemplo, você tem a opção de reservar cerca de 5GB para salvar os dados gerados.

Interface amigável

A interface gráfica é um elemento crucial para a experiência do usuário. Nesse sentido, o Universal USB Installer segue o mesmo exemplo do YUMI: todo o processo é feito em uma única interface e acionando poucos botões.

Conforme veremos mais adiante (no último tópico), a criação do pendrive bootável é concluída em apenas quatro etapas, podendo o processo durar menos de cinco minutos em um PC comum — contanto que a ISO já tenha sido baixada.

Compatibilidade

Não há como não se surpreender com o tamanho da lista de sistemas operacionais e programas do Universal USB Installer. Dificilmente você não encontrará a distro que deseja utilizar; para se ter ideia, até distribuições voltadas para crianças (como o DouDou Linux) estão disponíveis.

Leia também ...   Rufus: Conheça Essa Incrível Ferramenta Para Criar Boot USB

Download do Universal USB Installer

Assim como a maioria das ferramentas com o mesmo propósito, o Universal USB Installer é distribuído (exclusivamente) na versão portable. Mas o que isso significa em termos práticos?

Um software portable (ou portátil, do português) se caracteriza por não requerer instalação no sistema operacional, embora o arquivo tenha de ser compatível com ele. Isto é, as funcionalidades e a interface do programa são carregadas assim que o executável é aberto.

A vantagem de utilizar um programa portátil é a agilidade. Afinal, se o usuário precisa instalar um sistema ou disco de recuperação em vários computadores, ele se livra de fazer a instalação do mesmo programa em cada máquina.

Por outro lado, diferentemente do instalador convencional, o portable não salva as configurações do usuário, o que é mais conveniente para quem visa utilizar o programa em computadores domésticos.

Sendo assim, como o Universal USB Installer é portátil, basta fazer o download por meio deste link (versão 1.8.9.6) e dar um duplo clique no arquivo.

Criação de pendrive bootável com o Universal USB Installer

O processo é extremamente simples — mais ainda que no YUMI, devido às opções reduzidas. Ao abrir o executável do Universal USB Installer, selecione, no primeiro campo, um dos sistemas operacionais / programas presentes na extensa lista e clique na caixa “Download link”.

Após o redirecionamento para a página oficial de download do item selecionado, baixe o arquivo de imagem (ISO) e salve-o em alguma pasta fácil de localizar. Depois, clique em “Browse” para localizar a ISO e, em seguida, o drive USB que receberá a instalação.

Salientando que as opções de sistema de arquivos surgirão ao lado, permitindo que o pendrive seja formatado em FAT32 ou NTFS; dependendo do tamanho da ISO, ela não será suportada em FAT32 — há um limite de 4GB que impede a leitura do arquivo.

Leia também ...   Etcher: Conheça A Ferramenta Para Criar O Seu Pendrive Bootável

Em seguida, o usuário tem a possibilidade de determinar uma quantidade de espaço em disco a ser utilizado para salvar dados, ou seja, dedicado à persistência que o programa oferece.

O próximo (e último) passo é clicar em “Create” e aguardar a conclusão do processo. Muito fácil, não é mesmo?

Ao longo do conteúdo, conhecemos um pouco mais sobre o Universal USB Installer, sobretudo o fato de que estamos falando de uma solução básica para a criação de pendrive bootável. Se você seguiu o breve tutorial acima, certamente o seu dispositivo já está pronto para rodar o Linux em modo Live; o que achou da experiência?

Caso tenha gostado ou até mesmo achado difícil se adaptar ao Linux, mas conhece a importância de atuar profissionalmente com esse sistema, recomendo que visite o página do Profissionais Linux — clique e receba dicas incríveis para dominar o Linux rapidamente!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.

chevron-down