Windows USB/DVD Download Tool – Boot Para Windows No Seu Pendrive

No presente artigo daremos continuidade à série de programas usados para criar um pendrive bootável sem a necessidade de formatar o sistema operacional ou dedicar uma partição à nova instalação. A ferramenta da vez é o Windows USB/DVD Download Tool.

O Windows USB/DVD Download Tool, diferente das demais ferramentas abordadas até aqui, é um software desenvolvido pela própria Microsoft — portanto ela é oficial do fabricante. A sua função é auxiliar na criação de cópias de imagens ISO do Windows para um dispositivo USB ou gravá-las em DVD.

Diferentemente das ferramentas que exploramos nessas publicações especiais, o Windows USB/DVD Download Tool é restrito aos sistemas da Microsoft, ou seja, não faremos um boot do Linux por meio deste software.

Contudo, para quem pretende rodar o Windows no pendrive em uma máquina que roda apenas o Linux, o programa é bastante conveniente. Afinal, tratando-se de Windows, nenhum outro é mais eficiente.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Agora que o Windows USB/DVD Download Tool foi apresentado, vamos conhecer mais detalhes sobre a ferramenta e como utilizá-la? Continue a leitura!

Windows USB/DVD Download Tool - Crie boot Para Windows No Seu Pendrive

Funcionalidades do Windows USB/DVD Download Tool

Quanto aos recursos e funcionalidades do Windows USB/DVD Download Tool, principalmente quando o colocamos ao lado de outros programas da categoria (YUMI, UNetbootin, Rufus, XBoot, RMPrepUSB etc.), claramente estamos falando de uma ferramenta que tem o propósito único de criar boot do Windows em pendrive ou DVD.

Isso porque o programa é compatível apenas com algumas versões do Windows (Windows 7 ou superior), não havendo maneira de adaptá-lo a uma ISO do Linux.

Leia também ...   XBoot: Conheça Esse Incrível Software Para Criar Boot Em Pendrive

Por outro lado, ela pode ser útil para quem não deseja ter o Windows ocupando espaço no disco rígido. Todavia, perante tais restrições, vamos conhecer algumas funcionalidades que o software oferece.

Suporte da Microsoft

Primeiramente, o Windows USB/DVD Download Tool oferece como vantagem o suporte da Microsoft, que desenvolveu a ferramenta justamente para isso, o que traz confiabilidade.

Confiabilidade

Devido ao rigoroso controle da companhia de Bill Gates para combater a pirataria, as imagens de formato ISO devem ser originais (ou seja, é necessário ter a chave do produto), o que valida a instalação como legitima.

Opções para USB e DVD

Este é um diferencial do Windows USB/DVD Download Tool em comparação aos demais. Enquanto as principais soluções se configuram um meio de criar pendrive bootável, a ferramenta Microsoft estende a funcionalidade para o DVD.

Mas o que leva um usuário a optar pelo DVD, sendo que os dispositivos USB oferecem mais vantagens? A verdade é que nem todos os computadores permitem o boot a partir das entradas USB.

Portanto o DVD, embora esteja em defasagem, é uma alternativa providencial para rodar o Windows em modo Live em computadores limitados — itens com que um técnico de hardware, por exemplo, se depara frequentemente.

Requisitos de sistema

Para rodar o Windows 7 USB/DVD Download Tool (a versão mais antiga) não é necessário ter um computador de ponta; muito pelo contrário. De acordo com a Microsoft, os requisitos mínimos são:

  • Windows XP SP2,
  • Windows Vista, ou Windows 7 (32-bit or 64-bit);
  • Microsoft .NET
  • Framework 2.0 (para usuários do XP);
  • Pentium de 233Mhz
  • como processador (o recomendado é pelo menos 300MHz);
  • 50MB de espaço
  • livre no disco rígido; e
  • DVD-R drive ou
  • dispositivo USB removível de 4GB.
Leia também ...   Universal USB Installer: Crie O Seu Pendrive Bootável Em Poucos Minutos

Logo, um computador mais antigo é capaz de rodar o programa tranquilamente — o que não significa que ele venha a rodar o Windows 10 com desempenho aceitável, mesmo com o boot via USB.

Agora que estamos cientes do que o Windows USB/DVD Download Tool tem a oferecer e de como ele pode ser utilizado, vejamos como fazer o download e a instalação do programa.

Download e instalação do Windows USB/DVD Download Tool

A ferramenta está disponível em diversos idiomas e é distribuída em duas versões. A primeira delas, mais antiga, é conhecida como Windows 7 USB/DVD Download Tool (disponível neste link), enquanto a versão vigente (clique aqui para baixá-la) é voltada para usuários do sistema Windows 7 / 8 / 8.1.

Enquanto a versão mais antiga é instalada convencionalmente, ou seja, duplo clique no instalador para abrir um assistente de instalação (apenas siga as instruções), a atual é portátil (portable, do inglês).

Na prática, o software portátil não requer instalação, basta abrir o executável para que a interface (e as respectivas funcionalidades) carregue na tela. Sempre vale ressaltar a agilidade que a portabilidade fornece, dispensando a necessidade de instalar o mesmo software em várias máquinas.

Criação de pendrive bootável do Windows

Antes de iniciar as atividades com o Windows USB/DVD Download Tool, tenha a certeza de que a sua ISO do Windows seja compatível e devidamente validada pela Microsoft. Além disso, o seu pendrive deve ser formatado em FAT32 ou NTFS — lembre-se de fazer o backup dos arquivos cruciais.

Para formatar um pendrive no Windows, navegue pelo Windows Explorer até o local “Este / Meu Computador” e identifique, em “dispositivos e unidades”, o ícone correspondente ao seu dispositivo USB.

Clique sobre o ícone com o botão direito e, em seguida, selecione a opção “Formatar…”. Aparecerá uma pequena janela contendo informações e opções (capacidade, sistema de arquivos, restauração, rótulo de volume etc.). Configure-as como preferir e clique em “Iniciar”.

Leia também ...   YUMI: Utilize Essa Poderosa Ferramenta Para Criar Pendrive Bootável

O seu pendrive já está formatado? Então abra a pasta em que se encontra a ISO do Windows e, se necessário, copie o arquivo para um diretório de fácil localização.

Abra o Windows USB/DVD Download Tool, clicar no botão “Browse” e selecionar a imagem ISO do sistema que deseja instalar. O segundo passo é escolher o tipo de dispositivo (no caso, USB) e prosseguir.

Na próxima tela surgirá a confirmação do pendrive (verifique as informações). Está tudo nos conformes? Então clique em “Begin copying” e aguarde até a finalização do processo. Finalizado? Agora o seu pendrive bootável está pronto para ser utilizado!

Concluindo, o Windows USB/DVD Download Tool é um programa específico para criar boot do Windows que tem como vantagens o suporte da gigante Microsoft e, também, a opção de criar um DVD do sistema operacional.

Com o HD inteiramente à disposição (e o Windows no pendrive), qual distribuição ou o tipo de Linux você pretende instalar?

Para aprender mais sobre a infinidade de possibilidades que o sistema Linux proporciona, acesse o site Profissionais Linux e comece a se aprofundar!

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Você vai aprender passo a passo como dominar o LINUX de uma vez por todas e descobrir os 4 pilares para ser um Profissional EXPERT.

chevron-down